Para a tristeza dos brasileiros que foram até o estádio Los Pynandi, em Assunção, a seleção deu adeus à Copa do Mundo FIFA – Paraguai 2019. O Brasil perdeu para a Rússia por 4 a 3 nas quartas de final e foi eliminado da competição. Rodrigo, duas vezes, e o goleiro Mão colocaram uma vantagem de 3 a 1 no placar, mas os russos tiveram a frieza necessária para buscarem seus gols e chegarem à vitória. A única notícia boa do dia foi o ídolo Mão ter chegado à partida de número 50 em Copas do Mundo FIFA. O jogador foi homenageado nas redes sociais da FIFA.
O jogo começou de uma maneira muito boa para o Brasil, com Rodrigo marcando logo aos 46 segundos. O gol de Semskov um minuto depois não diminuiu o ritmo brasileiro. Nosso capitão Bruno Xavier marcou 2 a 1 antes do apito final. Na segunda etapa, o atacante Rodrigo fez 3 a 1 logo aos 10 segundos e deixou a equipe comandada pelo técnico Gilberto Costa com uma boa vantagem no placar. Mas os russos não deixaram barato. Shishin e Romanov deixaram tudo igual, levando a decisão para o terceiro e último período.
Assim como foi nos dois primeiros tempos, o jogo seguiu equilibrado, com chances sendo criadas para os dois lados. Mas quem aproveitou melhor foi a Rússia. Romanov aproveitou um chute rasteiro na direção do gol para aparecer por trás dos defensores e antes do goleiro Rafa Padilha, para dar um leve desvio de letra e botar a bola para dentro. Foi a virada russa, restando apenas quatro minutos para o fim. O Brasil seguiu pressionando, mas parou sempre no goleiro Chuzhkov, que mostrou que mereceu o prêmio de melhor goleiro do mundo, em eleição realizada no início de novembro.
A vitória colocou a Rússia à frente do Brasil no histórico dos confrontos. No total, agora são oito vitórias europeias contra sete brasileiras. Em Copas do Mundo, está três 3 a 2 a favor dos russos.
“Saímos de campo hoje muito tristes, porém com a certeza que demos tudo o que tínhamos lá dentro. Pedimos desculpas para a torcida brasileira e parabenizamos o time da Rússia. Nós sabemos da força do nosso time, sabemos que somos vencedores, e não é um resultado negativo que mudará isso. Vamos levantar a cabeça e seguir fortes em frente”, analisou o camisa 8 Bruno Xavier, capitão da seleção durante a Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
Brasil 3 x 4 Rússia
Quinta, 28 de novembro de 2019
Copa do Mundo FIFA – Paraguai 2019
Quartas de final
Estádio Los Pinandy, em Assunção-PAR (no complexo do Comitê Olímpico Paraguaio)
Gols Brasil: Rodrigo (2), Mão
Gols Rússia: Romanov (2), Zemskov e Shishin
PARA SABER TODOS OS DETALHES DO JOGO, CLIQUE AQUI!
ASSISTA AOS GOLS DE BRASIL 3 x 4 RÚSSIA CLICANDO AQUI!
O BRASIL NA COPA DO MUNDO FIFA – PARAGUAI 2019
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO D (1ª fase)
1º) Brasil – 9 pontos / 3 jogos / 3 vitórias / 29 GP / 11 GC / 18 SG
2º) Portugal – 6 pontos / 3 jogos / 2 vitórias / 1 derrota / 20 GP / 11 GC / 9 SG
3º) Omã – 3 pontos / 3 jogos / 1 vitória / 2 derrota / 9 GP / 16 GC / -7 SG
4º) Nigéria – 0 ponto / 3 jogos / 3 derrotas / 8 GP / 28 GC / -20 SG
FASE DE GRUPOS
Sexta, 22/11 – 1ª rodada: Brasil 8 x 2 Omã – gols de Mauricinho (3), Bokinha (2), Filipe (2) e Catarino
Domingo, 24/11 – 2ª rodada: Brasil 9 x 7 Portugal – gols de Bokinha (2), Mauricinho, Filipe, Catarino, Rodrigo, Datinha, Burno Xavier e um gol contra
Terça, 26/11 – 3ª rodada: Nigéria 2 x 12 Brasil – gols de Rodrigo (3), Bokinha (2), Lucão (2), Filipe, Catarino, Bruno Xavier, Mauricinho e Rafina Amorim
QUARTAS DE FINAL
Quinta, 28/11 – Brasil 3 x 4 Rússia – gols de Rodrigo (2) e Mão
ARTILHEIROS
1º) Bokinha e Rodrigo – 6 gols
2º) Mauricinho – 5 gols
2º) Filipe – 4 gols
3º) Catarino – 3 gols
4º) Bruno Xavier e Lucão – 2 gols
5º) Datinha e Rafinha Amorim – 1 gol
* 1 gol contra a favor do Brasil
Confira as fotos do jogo (crédito: Getty Images/FIFA.com)