O ano de 2019 chega ao fim como um marco importante para a história da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB). A instituição completa seu quinto ano de existência com o maior número de competições já realizadas em uma mesma temporada.
Alguns eventos foram marcantes neste ano. Começando em janeiro com a despedida de Jorginho, uma das lendas do esporte em nível mundial, em dois duelos internacionais. Um contra o Japão, no Rio de Janeiro, com direito à presença ilustre do craque Ronaldinho Gaúcho, e outro contra o Uruguai, em Santa Catarina.
A seleção brasileira ficou mais de um mês treinando para três competições seguidas: os duelos contra os uruguaios em Santa Catarina, a final da Liga Sul-Americana 2018, em Encarnación, no Paraguai, e os Jogos Sul-Americanos de Praia, na Argentina. O Brasil saiu campeão em todos os desafios!
Ainda no primeiro semestre, aconteceu o Campeonato Brasileiro, no Guarujá, em São Paulo, com grande cobertura do Sportv, e as principais equipes do país. A final colocou frente a frente rivais cariocas: Vasco da Gama e Flamengo. O título ficou com a equipe cruzmaltina, que garantiu sua vaga na Libertadores, onde se sagrou campeão pela terceira vez.
Os eventos em parceria com as federações filiadas também marcaram o ano de 2019. Junto com a Federação Alagoana de Beach Soccer (FALABS) com a Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro (FEBSERJ), por exemplo, a CBSB realizou as etapas Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste da Copa do Brasil Sub-20, respectivamente. Também em conjunto com a FEBSERJ, realizamos a primeira Copa de Seleções de Beach Soccer Feminino, com a presença de Rio de Janeiro (campeão), Manaus (vice), Espírito Santos (terceiro) e Distrito Federal (quarto). Essa competição foi a última antes da convocação da primeira seleção feminina da história!
Nossas meninas mostraram sua força ao conquistarem a medalha de bronze na sua primeira competição, os Jogos Mundiais de Praia, em Doha, no Catar. O torneio organizado pelo Comitê Olímpico Internacional aproximou a CBSB do Comitê Olímpico Brasileiro, uma relação cada vez mais fortalecida e coroada com a medalha de ouro da equipe masculina, em uma vitória espetacular sobre Rússia na final.
O trabalho feito pelo departamento de futebol feminino, capitaneado pelo experiente treinador, e agora coordenador técnico, Marcelo Mendes, com total apoio da diretoria da CBSB, gerou mais frutos. Em sua segunda competição, a seleção feminina levou a medalha de prata, no Sul-Americano realizado no Paraguai.
Já na reta final do ano, participamos da Copa do Mundo FIFA no Paraguai, onde paramos nas quartas de final ao perdemos para a Rússia. Portugal foi o grande campeão. Também no belo estádio Los Pynandi, em Assunção, foi realizado o Sul-Americano Sub-20. Nossa equipe ficou com o vice-campeonato, ao perder para a Argentina na final.
Antes de 2019 chegar ao fim, a CBSB apoiou a organização de mais uma competição importante para a modalidade: a Copa Luz do Mundo, em Anchieta, uma espetacular iniciativa do craque Bruno Xavier e da Prefeitura de Anchieta. O torneio colocou frente a frente as principais equipes de Rio de Janeiro e Espírito Santo. E os visitantes levaram a melhor, com o Flamengo sendo o grande campeão.
O presidente Rodrigo Royo fez uma análise da temporada.
“O ano de 2019 foi bem desafiador para a CBSB. Ano de Copa do Mundo exige sempre muita dedicação de todos, nós da diretoria, federações filiadas e atletas. Priorizamos torneios adultos masculinos por conta disso, mas não deixamos de pensar no futuro do esporte, com competições importantes do sub-20 e feminino, além da criação da nossa seleção feminina. Conseguimos programar um calendário diversificado e com uma constância que não ocorreu em anos anteriores. Sabemos que ainda precisamos melhorar em diversos aspectos, mas terminamos o ano satisfeitos pela evolução que tivemos. Aproveito para agradecer também todo o apoio e parceria da CBF e da Conmebol, relações cada vez mais fortalecidas. E a projeção para 2020 ainda é melhor. Em janeiro vamos comunicar nosso calendário para o ano”, disse.
Confira abaixo todas as competições de 2019:
– 26 e 27 de janeiro: Desafio Brasil x Japão (despedida Jorginho) – Rio de Janeiro-RJ
– 30 de janeiro a 3 de fevereiro: Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – Santos-SP
– 9 e 10 de março: Desafio Brasil x Uruguai (despedida Jorginho) – Penha-SC
– 14 a 16 de março: Final da Liga Sul-Americana 2018 – Encarnación-PAR
– 20 a 23 de março: Jogos Sul-Americanos de Praia – Rosário-ARG
– 28 de abril a 5 de maio: Eliminatórias para a Copa do Mundo 2019 – Rio de Janeiro-RJ
– 26 de junho: Eliminatória brasileira do Sul-Americano de Goleiros – Rio de Janeiro-RJ
– 18 a 21 de julho: Eliminatórias do Nordeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Feminino – Maceió-AL
– 19 a 21 de julho: Etapa Norte/Nordeste da Copa do Brasil Sub-20 Masculino – Maceió-AL
– 21 a 25 de agosto: Etapa Sul/Sudeste/Centro-Oeste da Copa do Brasil Sub-20 Masculino – Rio de Janeiro-RJ
– 23 a 25 de agosto: 1ª Copa Feminina de Seleções de Beach Soccer – Rio de Janeiro-RJ
– 4 a 8 de setembro: Grupo Zona Sul da Liga Sul-Americana 2019 – Rosário-ARG
– 14 a 21 de setembro: Libertadores – Assunción-PAR
– 11 a 16 de outubro: World Beach Games – Doha-CAT
– 1 a 3 de novembro: Copa Lagos – Lagos-NIG
– 1 a 3 de novembro: Sul-Americano Feminino – Assunción-PAR
– 15 de novembro: Amistoso oficial contra a Bielorrússia – Rio de Janeiro-RJ
– 21 de novembro a 1 de dezembro: Copa do Mundo FIFA – Assunción-PAR
– 8 a 15 de novembro: Sul-Americano Sub-20 Masculino – Assunción-PAR
– 18 a 22 de dezembro: Copa Luz do Mundo – desafio Rio e Espírito Santo – Anchieta-ES