O beach soccer viveu um momento histórico nesta sexta-feira (27/9). Pela primeira vez em 27 anos de história, o Brasil, maior vencedor mundial da modalidade, entre os homens, passou a ter uma seleção feminina. O técnico Fabrício Santos convocou 10 atletas para defenderem o Brasil nos Jogos Mundiais de Praia (ANOC World Beach Games), que acontecerão em Doha, no Catar, de 11 a 16 de outubro.
“A Seleção Brasileira feminina é a realização de um trabalho feito a longo prazo, desde que a CBSB foi formada e passou a gerir o esporte no território nacional. Desde 2015, quando assumimos o esporte, promovemos diversas competições femininas e incentivamos as federações estaduais a criarem campeonatos também. Todo esse trabalho em conjunto resultou no momento que vivemos hoje. Atletas de alto nível, que já atuam nos principais campeonatos europeus, além dos nacionais, e já figuram entre as melhores do mundo”, disse o presidente da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), Rodrigo Royo.
Os treinos começam na próxima quinta-feira (3/10), no CT do Vasco da Gama, na praia de Copacabana (em frente à Rua Princesa Isabel), e vão até o dia 6/10 (domingo). Entre as convocadas, os destaques são a capitã Jasna Nagel, uma das mais experientes do time, e que já teve passagem pela Seleção Brasileira de campo; a defensora Bárbara Colodetti, que já foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-20 de campo e, recentemente, fez história no beach soccer por ter sido a primeira estrangeira a atuar no Campeonato Russo, um dos mais fortes do mundo – e ainda foi campeã!; e a atacante Adriele, da cidade de Tutóia, no interior do Maranhão, eleita a terceira melhor do mundo em 2018.
“Teremos muito trabalho pela frente. Nosso material humano é muito bom, mas elas nunca atuaram como uma equipe. O lado bom, pelo menos, é que elas se conhecem há muito tempo e estão acostumadas a se enfrentarem em competições. Isso pode ajudar a acelerar o entrosamento. Porém, somente o tempo, com treinos e campeonatos frequentes é que formaremos um time mais competitivo. Agora temos que aproveitar que a motivação é enorme para darmos o nosso máximo e conseguirmos fazer uma grande exibição diante de fortes equipes como Espanha, que está no nosso grupo, e Grã Bretanha e Rússia, caso passemos de fase”, avaliou o treinador Fabrício Santos, que tem quase duas décadas dedicadas ao beach soccer feminino.
A estreia do Brasil no Grupo A será no dia 11/10 contra Cabo Verde. Depois, no dia 13/10, será contra o México e, fechando a fase classificatória, no dia 14/10 contra a Espanha. No Grupo B estão Grã Bretanha, Rússia, EUA e Paraguai. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais, que serão disputadas no dia 15/10. A grande decisão acontece no dia 16/10.
Confira a lista completa das convocadas:
GOLEIRAS
Natalie (Flamengo-RJ)
Lelê Lopes (Rio Branco-ES)
DEFENSORAS
Jasna (Flamengo-RJ)
Dani Barboza (Flamengo-RJ)
Bárbara Colodetti (Rio Branco-ES)
Noele (Rio Branco-ES)
ATACANTES
Adriele (Sampaio Corrêa-MA)
Lelê Villar (Rio Branco-ES)
Lorena (Boavista-RJ)
Nayara (UDA-AL)
Sobre os Jogos Mundiais de Praia – ANOC World Beach Games
Está será a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia. O evento multiesportivo é organizado pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) e contam com 17 modalidades, sendo seis na praia (handebol, caratê, futebol, tênis, vôlei e wrestiling), seis na água (kite surfe, natação, longsurfe, shortsurfe, wakeboard e esqui aquático) e cinco de ação (aquatlon, basquete 3×3, boulder, BMX freestyle e skate).
Veja a tabela completa da Seleção Brasileira feminina na competição
Grupo A: Espanha, Brasil, Cabo Verde e México
Sexta, 11/10 – 1ª rod
– 12h (hora BRA)/18h (hora QAT) – Brasil x Cabo Verde
Sábado, 12/10
folga geral
Domingo, 13/10 – 2ª rod
– 9h (BRA)/15h (QAT) – Brasil x Mexico
Segunda, 14/10 – 3ª e última rodada da fase de grupos
– 12h (BRA)/18h (QAT) – Espanha x Brasil
Terça, 15/10 – Semifinal
– 10h (BRA)/16h (QAT) – jogo 1 – 1º grupo B x 2º grupo A
– 13h (BRA)/19h (QAT) – jogo 2 – 1º grupo A x 2º grupo B
Quarta, 16/10 – Ouro e Bronze
– 10h (BRA)/16h (QAT) – perdedor jogo 1 x perdedor jogo 2 – disputa do bronze
– 13h (BRA)/19h (QAT) – vencedor jogo 1 x vencedor jogo 2 – disputa do ouro