Treinador da Seleção Brasileira de Beach Soccer recebeu de surpresa uma placa comemorativa ao título da Copa do Mundo de Dubai durante encontro para personalidades do futebol sul-americano
Hexacampeão com a Seleção Brasileira de Beach Soccer, o treinador Marco Octavio recebeu uma homenagem surpresa no Encontro de Futebol Sul-Americano, realizado nesta quarta-feira (06) pela Conmebol, no centro de convenções da sede, em Luque, no Paraguai. O evento reunirá treinadores e personalidades do futebol, futsal e beach soccer da América do Sul entre hoje e amanhã (07).
Marco Octavio conta com orgulho como foi o momento em que recebeu a homenagem de Rodrigo Pérez, gerente de desenvolvimento de Futsal e Beach Soccer da Conmebol e Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol.
“Foi uma surpresa quando me chamaram no palco. O Rodrigo Perez me entregou uma placa e uma medalha de campeão do mundo da FIFA. Como gesto de gratidão ofereci a medalha ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Quando você recebe uma surpresa dessa, sem esperar, toca o coração da gente, faz reviver as emoções que tive durante a Copa do Mundo dez dias atrás. Estou muito honrado e muito feliz.” comemorou Marco.
O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, também foi convidado para os dois dias do evento e participou da mesa de debate “Formação de Jogadores para serem Campeões”. Para Marco Octavio, um momento muito importante para todos que participaram.
“Esse encontro da Conmebol tem sido espetacular em todos os níveis de aprendizado, de troca de conhecimento, de ‘networking’. Muito importante estarmos reunidos. Muita gratidão por estar aqui e por essa homenagem da Conmebol”, disse.
Trajetória do treinador hexacampeão
No Mundial em Dubai, Marco Octavio conquistou com a Seleção Brasileira o hexacampeonato de forma invicta. Além de vencer os seis jogos, a seleção encerrou o mundial com a liderança em gols marcados (29), chutes no gol (119), assistências (23) e em passes certos (1.408), segundo números da FIFA.
Marco Octavio foi anunciado como treinador da Amarelinha em 24 de abril de 2022. Ao todo, são 50 jogos, com 48 vitórias e 351 gols marcados, média de sete por partida. Perto de completar dois anos no cargo, ele soma um currículo de sucesso com a equipe: dos 12 torneios disputados, chegou a todas as finais, com dez títulos: Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA; Desafio Internacional – Brasil x Paraguai 2024; Maranhão Cup 2024; grupo Zona Norte da Liga Evolución 2023; Neom Cup 2023; Mundialito 2023; Jogos Sul-Americanos de Praia 2023; Copa América 2023; NEOM Cup 2022; e Bicampeão da Conmebol Liga Evolución Fútbol Playa 2019.
Sua trajetória vitoriosa pela Seleção Brasileira teve início no fim da década de 90, como auxiliar técnico, com cinco conquistas consecutivas da Copa do Mundo (1996 a 2000), quando a competição era organizada pela Beach Soccer Worlwide. A FIFA se tornou a responsável em 2005.
Em sua bagagem como treinador de seleções, ele comandou a equipe de Portugal em 2001 e esteve à frente do time iraniano tricampeão da Copa Intercontinental em 2007, 2013 e 2015.
O carioca de 67 anos, sendo 27 deles dedicados ao beach soccer, possui a Licença Pro da CBF, que concluiu ao lado de nomes como Dorival Júnior, Fernando Diniz e Rogério Ceni.