A Federação Maranhense de Beach Soccer lançou nesta sexta-feira (14), em São Luís, a 6ª edição do Circuito Maranhense de Beach Soccer, que será disputada entre os meses de fevereiro e julho deste ano.
A divulgação da programação contou com a presença do presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer, Eurico Pacífico, e representantes dos 11 municípios onde acontecerão as etapas femininas e masculinas.
A competição, que não acontecia desde 2019 devido a Pandemia da Covid-19, conta com o apoio do governo do estado do Maranhão através da Secretaria de Esporte e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao esporte e com o apoio da Potiguar, HotBel Distribuidora e Grupo Mirante.
Ao longo dos últimos anos, diversos atletas foram revelados dentro da competição, como o caso do craque Datinha, camisa 10 da seleção brasileira na última Copa do Mundo, destaque na etapa municipal de Tutóia em uma das primeiras edições do torneio.
Em cada uma das 11 cidades sedes, serão realizados os campeonatos masculino e feminino, sendo 12 times entre os homens e 6 entre as mulheres. São esperados um total de 1.440 atletas inscritos no masculino e 720 no feminino.
O modo de disputa será igual em ambas as modalidades. No feminino, as 6 equipes serão dividas em dois grupos de 3, com todos jogando entre si dentro do grupo. As duas melhores avançam às semifinais. Entre os homens, serão quatro grupos de três times, onde apenas o primeiro de cada chave passa para as semi.
Eurico Pacífico acredita que o beach soccer terá uma grande oportunidade de descobrir novos talentos:
“Além do desenvolvimento da modalidade, o que ocorre em nosso Estado há vários anos, a ideia é ainda estimular a prática de um esporte cujo valor social e de entretenimento é enorme. Temos certeza de que realizaremos um grande evento”, disse o presidente da Federação Maranhense.
O dirigente ainda falou sobre as preocupações que serão tomadas diante da Covid-19. Antes de cada evento, a realidade epidemológica da cidade será analisada.
“A cada evento, vamos analisar a situação da doença e, dependendo da orientação das autoridades sanitárias, realizar ou não o circuito”, afirmou Eurico.
Confira as datas das etapas do Circuito:
1- Cidade: Paço do Lumiar
Data do Congresso Técnico: 12 de fevereiro
Período dos jogos: 13 a 20 de fevereiro
2- Cidade: Humberto de Campos
Data do Congresso Técnico: 5 de março
Período dos jogos: 6 a 13 de março
3- Cidade: Santo Amaro
Data do Congresso Técnico: 19 de março
Período dos jogos: 20 a 27 de março
4- Cidade: Barreirinhas
Data do Congresso Técnico: 3 de abril
Período dos jogos: 3 a 10 de abril
5- Cidade: Paulino Neves
Data do Congresso Técnico: 16 de abril
Período dos jogos: 17 a 24 de abril
6- Cidade: Tutóia
Data do Congresso Técnico: 30 de abril
Período dos jogos: 1 a 8 de maio
7- Cidade: Araioses
Data do Congresso Técnico: 14 de maio
Período dos jogos: 15 a 22 de maio
8- Cidade: Colinas
Data do Congresso Técnico: 21 de maio
Período dos jogos: 22 a 29 de maio
9- Cidade: Imperatriz
Data do Congresso Técnico: 28 de maio
Período dos jogos: 29 de maio a 5 de junho
10- Cidade: Carutapera
Data do Congresso Técnico: 11 de junho
Período dos jogos: 12 a 19 de junho
11- Cidade: São Luís
Data do Congresso Técnico: 25 de junho
Período dos jogos: 26 de junho a 3 de julho