Evento se destacou pelo contato entre o esporte de base e o profissional. Atletas campeões do mundo como Fernando DDI e Filipe marcaram presença na arena
Jaboatão dos Guararapes (PE) – Com uma competição que contou com atletas da Seleção Brasileira, o beach soccer encerrou as atividades do Desafio Espetacular de Futevôlei e Beach Soccer na praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no último domingo. Foram quase duas semanas de evento, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), além dos confrontos entre os profissionais nos campeonatos das duas modalidades, proporcionou a integração de jogadores e grandes nomes do beach soccer e do futevôlei junto a crianças e adolescentes de projetos sociais.
Durante dez dias, o evento trouxe à arena multiuso em Candeias, atividades sociais, educativas, recreativas e de alto rendimento esportivo. “Nossa programação contemplou vários segmentos e nosso principal objetivo era fazer essa ponte entre o esporte de base, através do contato com os jovens, e a atividade profissional, por meio dos nossos craques do beach soccer e do futevôlei. Ficamos muito satisfeitos com a repercussão, as clínicas e a presença de um público de mais de quatro mil pessoas no local durante esses dias”, pontuou o diretor-presidente do IDS, Celso José.
CLÍNICAS ESPORTIVAS CONTEMPLAM MAIS DE 480 JOVENS
Por meio das clínicas esportivas, oferecidas gratuitamente, 480 crianças e adolescentes de sete projetos sociais da Região Metropolitana do Recife (RMR) tiveram a oportunidade de ter um contato maior com as duas modalidades e conhecer estrelas desses esportes que ganham cada vez mais visibilidade no país. Além das aulas, os “pequenos jogadores” puderam desfrutar de atividades recreativas gratuitas.
Fernando DDI, campeão mundial pela Seleção Brasileira de Beach Soccer, esteve presente na clínica e reforçou a importância do contato promovido entre os profissionais das modalidades e os atletas de base. “É em lugares assim onde tudo começa. Eu mesmo já participei de muitas clínicas e eventos como este na minha infância. Esse contato, da gente, que é profissional, com esses futuros jogadores, é o que os incentiva também a seguir nessa caminhada. O Desafio Espetacular está de parabéns por promover essa oportunidade”, ressaltou. Já Dico, pernambucano e campeão mundial de futevôlei, destacou a importância de incentivar a prática esportiva entre as crianças. “Mostrar o que um esporte tem a oferecer para eles, para além de se tornar um jogador, é extremamente importante. O esporte ajuda nas relações sociais, nos ajuda a respeitar o próximo. É sempre relevante promover eventos como esse”, endossou.
COMPETIÇÕES
Após participarem de aulas, a criançada e o público que compareceu à Praia de Candeias tiveram a oportunidade de presenciar competições de alto nível, tanto no futevôlei quanto no beach soccer.
No Beach Soccer, Fernando DDI, Filipe Silva e o goleiro da Seleção Brasileira sub-20, Matheus Teleco, entraram em quadra para defender a camisa do projeto social desenvolvido por DDI na RMR. Vestindo o padrão do time do Instituto Geração 4, eles garantiram o título do Desafio Espetacular ao vencer o Sport, do atacante da Seleção sub-20, Lucas Xavier. O torneio contou com a participação de 12 times, sendo oito masculinos e quatro femininos. Na disputa entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com a equipe do Mogi Mirim e o vice-campeonato com o Jaguar.
Fonte: AsCom SecTur Recife