Por Breno Bandeira (estagiário)
O duelo mais esperado de toda fase de grupos colocou frente a frente as duas seleções sul-americanas mais bem ranqueadas mundialmente: Brasil, atualmente 2º colocado, contra o Paraguai, 9º. Além de toda rivalidade, a partida definiu o primeiro colocado do grupo A.
Na escalação inicial, o técnico Gilberto Costa optou por Alisson no lugar do artilheiro Edson Hulk. Essa escolha surtiu efeito logo com um minuto de jogo, quando o camisa 6, de bicicleta, fez 1 a 0 Brasil. Visando espantar logo qualquer poder de reação paraguaio, a seleção ampliou com o capitão Catarino, que aproveitou corte errado da zaga e acertou um chute no ângulo.
Os visitantes ameaçaram uma reação e diminuíram no começo da segunda etapa, com Carballo cobrando pênalti. O restante do período mostrou uma encaixada marcação paraguaia que forçava o Brasil a arriscar de longa distância, porém sem eficiência.
Os 12 minutos finais foram com chuva de gols. Zé Lucas cobrando falta aumentou a vantagem brasileira. O capitão Catarino fez mais três e assumiu a artilharia das Eliminatórias com oito gols. Outro defensor, Antonio, fez mais dois. Os paraguaios ainda marcaram com Carballo e Medina, mas já era tarde: Brasil 8 a 3.
A competição tem folga geral nesta sexta-feira (2/7) e, por isso, a seleção volta a campo agora somente no sábado (3/7), para encarar a Colômbia, em uma das semifinais. O vencedor carimba sua vaga na Copa do Mundo da Rússia.
Gols do jogo Brasil 8 x 3 Paraguai:
Brasil: Alisson (1 min – 1ºT); Catarino (4 min – 1ºT); Zé Lucas (1 min – 3ºT); Catarino (5 min – 3ºT); Antônio (5 min – 3ºT); Catarino (8 min – 3ºT); Catarino (9 min – 3ºT) – Antônio (11 min – 3ºT)
Paraguai: Carballo (2 min – 2ºT); Carballo (5 min – 3ºT); Medina (10 min – 3ºT)
CRÉDITO DAS FOTOS: THIEGO MATTOS / NB PHOTOPRESS