O Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife, será o palco onde as maiores atletas de beach soccer do Brasil se apresentarão a partir desta quarta-feira (15), até domingo (19). O Brasileirão Feminino 2021 reunirá jogadoras da seleção brasileira campeã da Copa Intercontinental 2021, que aconteceu na Rússia, em agosto, além de diversas outras promessas da modalidade. Será o encerramento das competições nacionais neste ano.
O torneio será disputado por oito equipes, de sete Estados diferentes, mostrando a pluralidade do beach soccer nacional e, principalmente, como as equipes femininas vêm se desenvolvendo. Três delas disputaram a última edição do campeonato brasileiro, realizada em 2018: UDA-AL, que foi a grande campeã naquele ano – portanto, entra no Brasileirão Feminino 2021 para defender o título –, que terá em seu elenco duas atletas de seleção brasileira, Nayara e Adriele; São Pedro-ES, atual campeã estadual, que tem nomes como Jasna, Jéssica Mendonça, Silvana, e Milene, todas de seleção brasileira; e Ceilândia-DF, que contará com o craque da seleção masculina Luis Henrique como treinador.
As demais equipes estreiam na competição. Entre elas se destacam o Boavista/Zico10-RJ, que ficou com o vice-campeonato carioca, em final disputada na última segunda-feira (13); Geração 4, atual campeã da Copa Pernambuco, e que tem em Lindy, da seleção, sua grande referência; e Marisol-PB, com um time de craques da seleção brasileira: as goleiras Ana Bê e Lelê Lopes, e as jogadoras Noele, Bárbara Colodetti, Lorena e Lelê Villar, além da portuguesa Luisa Meza, da seleção de Portugal.
Fechando as oito equipes, o tradicional Club Sportivo Sergipe fez uma parceria com o projeto Real Meninas de Ouro (RMO) e vai para Recife com uma equipe jovem, mas bastante aguerrida; assim como as pernambucanas do Vila Show, que realizará apenas sua segunda competição de beach soccer, porém, na primeira, terminou como vice-campeã da Copa Pernambuco, mostrando sua força na modalidade.
Quem estará observando tudo de perto é o técnico da seleção brasileira, Fabrício Santos. Ele estará em Recife para acompanhar a competição, já pensando no ano de 2022.
“Tenho certeza que será uma das competições mais equilibradas de todos os tempos. São muitas jogadoras de alto nível e equipes que vêm mantendo uma base muito boa de jogadoras. O mais importante é elas terem essa oportunidade de jogarem um torneio de âmbito nacional, podendo aprimorar ainda mais seu futebol. Quem ganha é a seleção brasileira, pois vai ampliando a qualificação de seu elenco”, analisou Fabrício.
Programação dos jogos
A fase de grupos do Brasileirão Feminino 2021 acontece entre quarta (15) e sexta-feira (17), com jogos a partir das 17h. A grande final será no domingo (19) às 10h. Confira a tabela completa:
1ª rodada
– 17h: UDA-AL x Ceilândia-DF
– 18h10: Boavista/Zico10-RJ x Sergipe/RMO-SE
– 19h20: Vila Show-PE x São Pedro-ES
– 20h30: Marisol-PB x Geração 4-PE
2ª rodada
– 17h: Sergipe/RMO-SE x Marisol-PB
– 18h10: São Pedro-ES x UDA-AL
– 19h20: Ceilândia-DF x Vila Show-PE
– 20h30: Geração 4-PE x Boavista/Zico10-RJ
3ª rodada
– 17h: Ceilândia-DF x São Pedro-ES
– 18h10: UDA-AL x Vila Show-PE
– 19h20: Geração 4-PE x Sergipe/RMO-SE
– 20h30: Boavista/Zico10-RJ x Marisol-PB
Semifinais
– 15h: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
– 16h20: 1º do Grupo B x 2º do Grupo A
FINAIS
– 8h30: Perdedor semi 1 x Perdedor semi 2 (Disputa 3º lugar)
– 10h: Vencedor semi 1 x Vencedor semi 2 (FINAL)
CRÉDITO DAS FOTOS: BSWW/Divulgação
LEGENDA DAS FOTOS:
1- Seleção posada com Fabrício Santos na comissão técnica (segundo da esqueda para direita) e jogadoras que estarão no Brasileirão: Ana Bê (12), Nayara (9), Bárbara Colodetti (7), Lelê Villar (8), Adriele (ao lado de Lelê Villar), Milene (6), Lindy (4), Noele (3) e Jasna (5).
2- Bárbara Colodetti recebendo prêmio de MVP da Copa Intercontinental
3- Fabrício Santos orientando equipe no treino
4, 5 e 6- Seleção comemorando o título da Copa Intercontinenal