Por Breno Bandeira (estagiário)
A rodada de estreia do Brasileirão 2021 foi de muita chuva e frio na arena montada dentro da Vila Olímpica Adélia Marchezi Petri, mas dentro das quatro linhas o clima esquentou com jogos de alto nível e emoção até o final. No Grupo A, Boavista e Capixaba dividem a liderança após vencerem São José e Joinville respectivamente. Já no Grupo B, o show ficou por conta dos donos da casa, o Anchieta, que goleou rival local River, e o Rio Branco, do Paraná, saiu com a vitória na prorrogação contra o ARUC-DF.
Rio Branco estreia com vitória na prorrogação
Abrindo o Grupo B e a competição, paranaenses e brasilienses realizaram um confronto muito equilibrado, com seis dos sete gols saindo de jogadas de bolas paradas. Pelo Rio Branco, o destaque foi Corona, que marcou duas vezes, e foi muito incisivo durante os três períodos e o tempo extra. No ARUC, o capitão e grande destaque do time Luís Henrique, que defendeu o Brasil na última Copa do Mundo, até tentou e marcou uma vez, mas não conseguiu impedir a derrota de seu time. Na segunda rodada, o Rio Branco enfrenta o Anchieta, enquanto que o ARUC encara o River.
ARUC-DF 3 X 4 Rio Branco-PR
Gols ARUC: Anderson (12 min – 1ºT); Luiz Henrique (5 min – 2ºT); Fabricio (12 min – 2ºT)
Gols Rio Branco: Ruivo (10 min – 1º T) Corona (5 min – 2ºT) Corona (10 min- 2ºT); William (2 min – ET)
Boavista sofre, mas vence São José na estreia
O jogo de estreia do Grupo A contou com um duelo de gerações. De um lado, a lenda Mão, um dos jogadores mais vitoriosos da história do beach soccer, que ainda tem como companheiros de time os irmãos argentinos Maxi e Lucas Ponzetti, e o boliviano Zapata, todos atletas de suas seleções locais. Do outro, o defensor Gabriel Mattos, um dos destaques da nova geração do esporte, que agitou o beach soccer gaúcho ao ser convocado para a seleção brasileira neste ano. Esses atletas foram protagonistas de um bom jogo.
Os cariocas, em grande parte da partida, comandaram as ações, mas somente no último período tomaram a frente do placar. Nos minutos finais, ainda contaram com Mão para salvar o empate do São José. Vitória carioca garantida e cabeça voltada para a segunda rodada, quando o Boavista enfrenta o Capixaba. O São José vai encarar o Joinville.
Boavista-RJ 4 X 3 São José-RS
Gols Boavista: Lucas Ponzetti (8 min – 2ºT); Max Ponzetti (3 min – 3ºT); Lucas Ponzetti (7 min – 3ºT); Lucão 10 min – 3ºT)
Gols São José: Ramon (5 min – 1ºT); Ramon (6 min – 3ºT); Gabriel Mattos (10 min – 3ºT)
Capixaba surpreende e goleia Joinville na estreia
A partida era esperada com muita expectativa pelos torcedores, que queriam ver o forte time montado pelo Joinville em campo. Mas o Capixaba mostrou a força do Espírito Santo e se impôs no jogo. Após um primeiro período zerado, o segundo foi eletrizante. O Capixaba abriu o placar e ampliou logo em seguida. Depois disso, o time catarinense perdeu seu grande destaque, o craque Lucão, que foi expulso com dois cartões amarelos. Alisson, que esteve com Lucão na Copa do Mundo da Rússia, chamou a responsabilidade e diminuiu o marcador. No terceiro período, a equipe da casa aumentou a vantagem com muita intensidade e cabeça fria a todo momento, mostrando que veio forte para a disputa do Brasileirão.
Joinville-SC 2 X 5 Capixaba-ES
Gols Joinville: Alisson (4 min – 2ºT); Luquinhas (1 min – 3ºT)
Gols Capixaba: Lincoln (2 min – 2ºT) – Erick Lyrio (2 min – 2ºT) – Juninho Bebê (2 min – 3ºT) – Mascote (6 min – 3ºT) – Wilker (9 min – 3ºT)
Anchieta prova sua força, mas vê Buru se machucar cedo
O duelo capixaba era sem dúvidas a partida mais esperada da noite. Todos atentos ao elenco recheado de estrelas do Anchieta, principalmente à volta da lenda Buru. No entanto, o começo foi um balde de água fria para os torcedores que estiveram presentes na arena montada na Vila Olímpica Adélia Marchezi Petri. Além do craque Buru ter lesionado o joelho com poucos minutos de jogo, o Alvirrubro viu o River abrir o placar logo cedo. O resultado alternou diversas vezes na etapa inicial, que teve até pênalti perdido pelo Anchieta, o que manteve a igualdade em 3 a 3. Na segunda etapa foi diferente. Comandados pelo craque da seleção brasileira Filipe, os anfitriões provaram a superioridade e ampliaram para de 7 a 3. No último período, o Anchieta seguiu criando chances e gols, com destaque para Filipe e Brendo que ao todo fizeram sete dos dez gols da equipe. Assim, a rodada inicial terminou com uma goleada de 10 a 3.
Anchieta-ES 10 X 3 River-ES
Gols Anchieta: Brendo (8 min – 1ºT) Filipe (11 min – 1ºT); Brendo (12 min – 1ºT); Nelito (6 min – 2ºT); Filipe (7 min – 2ºT); Filipe (8 min – 2ºT); Brendo (12 min – 2ºT); Filipe (2 min – 3ºT); Rafael Silva (5 min- 3ºT); Breno (8 min – 3ºT)
Gols River: Estevão (5 min – 1ºT); Rodrigo Rossi (9 min – 1ºT); Brenno (10 min – 1ºT)