Na caminhada rumo ao hexa, seleção brasileira tem ampla vantagem sobre o rival; clássico das areias será às 14h (de Brasília)
A Seleção Brasileira de Beach Soccer tem pela frente o maior clássico da história da modalidade. Pelo grupo D, Brasil e Portugal se enfrentam neste domingo (18), às 14h (horário de Brasília), pela segunda rodada da Copa do Mundo. A partida será exibida pelas diversas plataformas do Grupo Globo, Cazé TV e FIFA+.
Na sexta-feira (16), a Seleção estreou com vitória no Mundial. O time venceu Omã por 5 a 3.
O Brasil tem uma grande vantagem no histórico de confrontos com 43 vitórias e apenas 8 derrotas em 51 confrontos em toda a história. Os portugueses sempre fazem um jogo muito difícil.
Em Copas do Mundo, o primeiro encontro foi traumático para o Brasil. Em Copacabana, em 2005, Portugal venceu nos pênaltis, na semifinal, a seleção de Romário, Neném e Júnior Negão após a partida terminar empatada em 6 a 6. A revanche foi no mundial seguinte. Em 2006, também em Copacabana, o Brasil venceu Portugal por 7 a 4 na mesma semifinal, e abriu caminho para o primeiro título mundial FIFA da sua história, ao vencer o Uruguai na final.
O último confronto entre as seleções em Copas do Mundo foi em 2019, quando o Brasil venceu por 9 a 7, também na 2ª rodada da fase de grupos. Naquele ano, Portugal acabou como campeão mundial e o Brasil caiu nas quartas, ao perder para a Rússia.
O último duelo entre as duas seleções aconteceu em março de 2020 (um mês antes da pandemia), em Santos, no Desafio Espetacular, que reuniu os dois últimos campeões mundiais (Brasil em 2017 e Portugal em 2019) na Praia do Gonzaga. Em dois jogos, um no sábado e outro no domingo, o Brasil venceu as duas partidas, para delírio da torcida que lotou a arena.
Números de Brasil x Portugal em Copas do Mundo FIFA
Jogos: 8
Vitórias do Brasil: 7
Vitórias de Portugal: 1
Gols pró Brasil: 53
Gols contra Brasil: 34
Maior goleador brasileiro desse confronto: Buru (7 gols) – No elenco atual: Datinha (3 gols), Catarino e Rodrigo (2 gols) e Mauricinho, Bruno Xavier e Filipe Silva (1 gol).