A primeira Seleção Brasileira Feminina de Beach Soccer foi apresentada oficialmente na manhã desta segunda-feira (7/10), em um grande evento no Brisa Barra Hotel, da rede Riale Hoteis, na Barra da Tijuca.
A equipe dirigida pelo técnico Fabrício Santos disputará os Jogos Mundiais de Praia (World Beach Games), em Doha, no Catar, de 11 a 16 de outubro.
O evento contou com a presença de Diogo Netto, gerente de responsabilidade social e sustentabilidade da CBF, do subsecretário de esporte e lazer do município do Rio de Janeiro, Gustavo Freue, da ex-jogadora da seleção de campo, Pretinha, do ex-jogador Grafite, do presidente da FEBSERJ – Federação de Beach Soccer do Rio de Janeiro -, Rafael Tiago, e outras figuras importantes para o esporte.
O diretor executivo da CBSB – Confederação de Beach Soccer do Brasil, Eurico Pacífico -, falou em nome da diretoria e reforçou a intenção da instituição em desenvolver cada vez mais a modalidade.
“É importante que essas atletas entendam que elas estão fazendo história. E deixarão um legado para gerações que ainda virão pela frente. A CBSB tem o compromisso de buscar sempre desenvolver o esporte, como sempre fez com o masculino e o próprio feminino, afinal, esta seleção é fruto de um trabalho que começou há cinco anos, desde que assumimos a direção em 2015”, afirmou.
Marcelo Mendes, diretor de futebol feminino da CBSB, profissional multicampeão nas areias como treinador de grandes equipes e seleções estrangeiras, comentou sobre a projeção de um calendário.
“Esse é um marco na história do esporte brasileiro. Pessoalmente, digo que é a realização de um sonho de muitas pessoas que sempre levantaram a bandeira do beach soccer feminino, assim como eu. Agradeço à diretoria da CBSB por ter confiado em mim e todos que estão do meu lado, suando a camisa para fazer isso acontecer. Agora é pensar para frente, trabalhar muito duro para que tenhamos patrocinadores fortes e, acima de tudo, engajados com o projeto, para que tenhamos um calendário de competições forte em 2020, tanto de clubes, quando de seleção”, concluiu.
Homenageada pela CBSB, a ex-jogadora Pretinha subiu ao palco para incentivar as meninas da seleção, que disputarão sua primeira competição.
“Ver nascer a primeira seleção brasileira de beach soccer é muito legal. Ainda mais para quem luta por mais espaço das mulheres no futebol como a minha geração sempre fez. Desejo muita sorte para elas e que vistam a camisa amarelinha com muita garra e amor”, disse.
Depois foi a vez da capitã Jasna falar em nome de todo o elenco.
“O que estamos vivendo hoje é um sonho que vem desde a década de 90 com as mulheres que abriram o caminho para gente. É emocionante ver algumas representantes daquela época sentadas entre os convidados se emocionando. Nós temos muito a agradecer a essa geração passada. Isso só nos motiva a entrar em campo e deixar tudo o que podemos lá dentro”.
Antes do evento chegar ao fim, as jogadoras tiveram uma surpresa. As craques da nossa seleção de campo, Marta e Andressa Alves, gravaram depoimentos, direto da Europa, onde o Brasil disputa amistosos internacionais, que emocionaram a todos os presentes.
“Desejo toda a sorte do mundo nessa nova etapa na vida de vocês. A primeira seleção feminina de beach soccer. Isso é fantástico! Tenho certeza que será um sucesso. Que Deus abençoe vocês nesse projeto novo”, falou a ídola Marta.
“Queria dar os parabéns a vocês. É muito importante representar a seleção, e vocês são as primeiras no beach soccer. Que tenham muito sucesso nessa caminhada e podem contar sempre com a nossa torcida”, elogiou Andressa Alves.
Toda a delegação embarca para o Catar nesta noite, chegando em Doha na terça-feira (8/10). O primeiro jogo será no dia 12/10, contra Cabo Verde, às 12h (hora Brasília) / 18h (hora Catar).
FOTOS
Crédito: Felipe Duest / NB Photopress