Duas goleadas nos dois primeiros duelos contra a Colômbia deixam o Brasil em primeiro lugar após a 1ª rodada
Com 14 gols marcados e apenas 2 sofridos, o Brasil começou a todo vapor a disputa do grupo Zona Norte da Conmebol Liga Evolución 2024, que acontece em Lima, capital do Peru. Os mais jovens da seleção sub-20 derrotaram a Colômbia por 3 a 1, enquanto a seleção principal aplicou uma goleada por 11 a 1, com destaque para o pivô Edson Hulk, autor de 3 gols.
Os primeiros a entrarem em campo foram os jovens da sub-20, comandados pelo eterno ídolo do beach soccer brasileiro, Juninho. Apesar do nervosismo da estreia, com uma seleção cheia de novos jogadores, a equipe soube manter o equilíbrio ao longo dos três períodos e construiu o placar na parte final da partida. Os gols foram marcados por Gin, pelo estreante Warlison e pelo goleiro João Cláudio, que acertou um belo chute de longe.
“É normal na estreia a gente ter a equipe um pouco mais ansiosa pra definir o jogo rápido. No beach soccer não é assim. São três tempos, temos que ter paciência. Procurei conversar com os atletas durante os intervalos e as coisas foram sendo ajustadas até que encontramos o jeito certo de jogar. No fim, deu tudo certo e conseguimos a vitórias”, disse o técnico Juninho.
Em seguida, foi a vez da equipe principal entrar em campo. Aí foi gol atrás de gol. Edson Hulk fez três, Breno Xavier marcou dois golaços de bicicleta, e Benjamin Jr., Antonio, Neto, Caíque, Perone e o goleiro Giovane decretaram o placar de 11 a 1 para os brasileiros.
“Nossa equipe jogou com a seriedade que desejo para esta competição. O placar elástico mostrou isso, mas o que mais gostei foi o comprometimento tático do início até o fim da partida. Iniciamos muito bem o torneio e agora é seguir com esse foco durante todo o torneio”, disse o treinador Marco Octavio.
Entenda como é a disputa da CONMEBOL Liga Evolución
A Conmebol criou a Liga Evolución para o futsal e o beach soccer, em 2017, com a finalidade de desenvolver as modalidades em todo o continente sul-americano. Nessa competição, as seleções sub-20 e adulta viajam, se hospedam e vivenciam juntas o torneio. Dentro de campo, ambas enfrentam os mesmo adversários em todas as rodadas.
No beach soccer, o torneio engloba as 10 principais seleções do continente em dois grupos de 5, sendo um denominado Zona Sul e o outro Zona Norte. A seleções jogam entre si dentro de cada grupo e o campeão é o país que somar o maior número de pontos ao final do torneio, somando os jogos das duas categorias. O campeão de uma zona enfrenta o vencedor da outra na grande final.
Esta será a sexta edição da CONMEBOL Liga Evolción. O Brasil foi campeão em 2017, 2018, 2019 e 2022 (título dividido com o Paraguai), e o Paraguai foi o campeão da última edição, em 2024.
Assista a todos os jogos no Youtube Oficial da Conmebol: www.youtube.com/conmebol
Veja a tabela completa das seleções brasileiras na competição (horários de Brasília):
1ª rodada – Quarta-feira, 16/10
Sub-20: 11h – Brasil 3 x 1 Colômbia
Principal: 13h – Brasil 11 x 1 Colômbia
2ª rodada – Quinta-feira, 17/10
Brasil x Equador
Sub-20: 11h
Principal: 13h
3ª rodada – Sexta-feira, 18/10
Venezuela x Brasil
Sub-20: 15h
Principal: 17h
4ª rodada – Sábado, 19/10
Brasil folga
5ª rodada – Domingo, 20/10
Peru x Brasil
Sub-20: 15h
Principal: 17h