Seleções sub-20 e adulta derrotam o Peru e começam bem a busca pelo bicampeonato
Nesta quarta-feira (17/10), o Brasil iniciou sua trajetória na 2ª edição da Liga Sul-Americana Conmebol de Beach Soccer. Tanto a equipe sub-20 quanto a adulta derrotaram o Peru em suas partidas. Isso deixou o atual campeão com 6 pontos no total. Vale ressaltar que, neste modelo de disputa, os pontos de cada categoria são computados a favor do país. A competição é realizada na praia do Hotel Tamacas Beach Resort, na cidade de Santa Marta, na Colômbia e recebe os país da chave Zona Norte: Brasil, Equador, Peru, Venezuela e as donas da casa, Colômbia.
O primeiro jogo do Brasil foi com os meninos da sub-20. Vitória por 5 a 3 sobre os peruanos, com gols de Paulinho, Alejandro, Sávio, Thales e Iandley. O técnico Fábio Costa aprovou o desempenho de sua equipe.
“Toda estreia é difícil, ainda mais quando a categoria é de base. Além disso, estava um calor muito forte e tivemos muito pouco tempo de descanso entre a nossa chegada ao local do evento ontem (16/10) e a nossa partida hoje. Mas começamos bem, abrindo 3 a 0, mas tivemos a expulsão do Paulinho faltando ainda quatro minutos para o final do 1º tempo. Isso torno o jogo mais difícil e a seleção peruana cresceu na partida. Na segunda etapa ampliamos o placar e o Peru fez seus gols em cobranças de falta. Mas os atletas souberam ter tranquilidade e seguraram o ímpeto adversário. Foi importante sairmos com a vitória na primeira rodada”, analisou.
À tarde foi a vez do nosso esquadrão pentacampeão mundial entrar em campo. Comandados pelo capitão Bruno Xavier, a equipe mostrou sua força e saiu vitoriosa por 8 a 1. Os artilheiros da partida foram Zé Lucas (3), Rodrigo (2), Bruno Xavier e Luquinhas. O Peru marcou um gol contra. Mas quem vê o placar elástico não imagina que não foi fácil construí-lo.
“A partida foi difícil no início. A seleção peruana vem crescendo de produtividade sob o comando do Chicão. Além disso, a areia muito batida também dificultou a nossa maneira de atuar. Os atletas tiveram que se adaptar. No 1º tempo fizemos 3 a 1, mas todos os gols de falta. Na etapa seguinte, fizemos apenas um gol. Só fomos conseguir ter um domínio mais amplo da partida no 3º tempo, quando marcamos quatro vezes e decretamos o placar final. Agora é pensar no Equador”, explicou Gilberto Costa, técnico do Brasil.
A rodada desta quinta-feira (18) não contará com a participação do Brasil, que folgará. Nossas seleções só retornam a campo na sexta (19), quando enfrentam os equatorianos. No sábado (20), o desafio é contra a Venezuela. Já no domingo, no encerramento da competição, teremos pela frente os donos da casa, com promessa de arquibancadas lotadas.
O campeão do grupo Zona Norte vai enfrentar o vencedor do grupo Zona Sul, que conta com Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia.
Tabela de classificação após a 1ª rodada do grupo Zona Norte da Liga Sul-Americana Conmebol de Beach Soccer 2018:
1º: Brasil – 6 pontos
2º: Equador – 3 pts
3º: Colômbia – 1 pt
4º: Peru – 0 pt
5º: Venezuela – 0 pt (folgou nesta rodada)