A relação entre CONMEBOL e beach soccer nunca esteve tão forte na América do Sul. A maior instituição de gestão do futebol no continente abraçou a modalidade e a cada ano reforça o incentivo à sua prática com um calendário bem definido. E a CBSB – Confederação de Beach Soccer do Brasil se orgulha de fazer parte deste processo.
Desde que a nova confederação foi criada, em 2015, sob a chancela da CBF, a relação com a CONMEBOL foi estreitada. A partir do ano seguinte, a CONMEBOL passou a realizar quatro importantes competições: Copa América, Libertadores de Clubes, Liga Sul-Americana e Sul-Americano Sub-20.
Esse momento de virada do esporte a nível continental teve início em janeiro de 2016, quando a CBSB organizou um torneio sul-americano adulto com Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, em Vitória-ES, que marcou, além do início deste novo momento do esporte, a despedida do ídolo e um dos maiores nomes da modalidade no mundo, Buru.
A partir dali, a CONMEBOL enxergou a importância de promover o desenvolvimento do esporte pelo continente de forma mais sólida, pois, até então, o único torneio organizando diretamente por ela era as Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA, uma obrigação imposta pela entidade máxima do futebol.
“Ficamos extremamente felizes em ter participado dessa construção do desenvolvimento do beach soccer na América do Sul. Importante ressaltar a figura do presidente da CBF, Rogério Caboclo, que sempre foi um grande entusiasta do beach soccer. Inclusive confirmando a construção de uma arena para o desenvolvimento da modalidade na CBF Academy. Ressalto também o grande apoio do vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, uma mola propulsora nessa conquista, ao ser um elo importante junto a CONMEBOL, mostrando que o nosso esporte poderia impactar a vida de milhares de atletas e suas famílias”, disse o presidente da CBSB, Rodrigo Royo.
De 2016 a 2019, foram realizadas 2 Copas Américas (2016 e 2018, pois é de 2 em 2 anos), 4 Taça Libertadores (2016, 2017, 2018 e 2019), 3 Ligas Sul-Americanas (2017, 2018 e 2019) e 1 Torneio Sul-Americano Sub-20. Todas as competições foram vencidas por equipes brasileiras, seja com seleções adulta e de base ou de clubes.