Ex-jogador de areia da Chapecoense, Hazragtul Baran, atleta, treinador da seleção e presidente da federação do Afeganistão, está no Rio de Janeiro acompanhando a modalidade. Intenção é adquirir conhecimento e desenvolver o esporte em seu país
Hazragtul Baran é um apaixonado por beach soccer. Apaixonado e militante. Afegão, Baran está no Rio de Janeiro, viagem longa que fez movido pela admiração que tem pelo beach soccer brasileiro e pela possibilidade de adquirir conhecimento. Uma espécie de intercâmbio que tem preenchido suas manhãs e tardes na cidade entre os treinamentos do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira, nas areias do Leme (zona Sul do Rio).
-Gosto muito do beach soccer brasileiro e, embora não tenhamos a mesma qualidade com a bola, tentamos jogar de uma maneira parecida. É importante esse contato, esse conhecimento, estou aqui acompanhando treinos, conversando com profissionais e vou dividir essas informações com os praticantes do meu país. Agradeço muito ao Gilberto Costa pela oportunidade e a todos que me receberam muito bem – disse Baran, em bom português, garantindo ser um especialista em bicicletas.
Baran já esteve no Brasil antes: foi jogador de beach soccer da Chapecoense. Para Gilberto Costa, técnico da Seleção Brasileira, oportunidade para troca de experiências.
– É muito bom receber o Baran, alguém que é apaixonado pela modalidade, que está buscando conhecimento e dividindo muitas coisas com a gente também. O Brasil é uma das principais seleções do mundo, estamos também aprendendo a cada dia, e esse tipo de troca de experiências, de intercâmbio, é saudável para os dois lados – afirmou o treinador, invicto nas 51 partidas que dirigiu o Brasil desde janeiro de 2016, e campeão da Copa do Mundo FIFA 2017.
A Seleção Brasileira segue treinando no Rio de Janeiro e embarca na próxima quarta-feira, dia 28, para a disputa da Copa América, em Asia District, cidade próxima de Lima (Peru). O Brasil é cabeça de chave do Grupo B e estreia dia 3 contra a Colômbia.