Por Breno Bandeira (estagiário)
O Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, é palco da Etapa Final do Brasileirão de beach soccer 2021, que teve início nesta quarta-feira (1) com muitos gols. Desde o jogo de abertura já foi possível ver destaques como Bruno Xavier, Datinha e Alisson brilhando. Anchieta e Joinville/Juventus venceram no Grupo A, enquanto Sampaio Corrêa e ARUC saíram na frente no Grupo B.
Anchieta desperta no fim e sai com vitória na estreia
Anchieta e Real Sergipe abriram a 1ª rodada da Etapa Final do Brasileirão. Mantendo o início em ritmo mais lento, o alvirrubro teve dificuldade para impor seu jogo ao longo dos períodos.
A primeira etapa foi de equilíbrio. Comandados por Bruno Xavier o alvirrubro abriu o placar, mas a valente equipe do Real Sergipe buscou o resultado de todas as formas e foi recompensada. Caique aproveitou contra ataque e igualou o marcador.
A sequência da partida reservou uma leve superioridade de Anchieta. Fred Cabral aproveitou boa jogada de Filipe Silva para fazer o segundo, mas ainda assim os sergipanos igualaram com Tomas, antes de Bruno Xavier fechar a etapa complementar com 3 a 2.
O período final demonstrou um certo nervosismo do Real Sergipe, o que acabou transformando o placar em goleada. Eudin foi o responsável por tranquilizar a equipe do Espírito Santo, primeiro aproveitando erro de Negueba e depois em belo chute cruzado. Com a vitória o Anchieta largou na liderança do grupo A.
Anchieta-ES 5 x 2 Real Sergipe-SE
Gols Anchieta: Bruno Xavier (3 min – 1ºT); Fred Cabral (6 min – 2ºT); Bruno Xavier (9 min – 2ºT); Eudin (5 min – 3ºT); Eudin (6 min – 3ºT)
Gols Real Sergipe: Caíque (12 min – 1ºT); Tomas (8 min – 2ºT)
Campeão do Nordeste estreia com goleada
Abrindo o Grupo B, Sampaio Corrêa e Capixaba duelaram no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
O começo do jogo foi morno, somente aos quatro minutos que Gerlan aproveitou rebote para abrir o placar. Mesmo melhor na partida, a Bolívia Querida não conseguiu ampliar no período inicial.
A segunda etapa demonstrou toda a força do campeão da Etapa Norte/Nordeste. Mesmo sofrendo o empate no começo, o Sampaio se organizou e garantiu o resultado. Datinha e Igor se destacaram com a velocidade nas jogadas individuais. O segundo tempo finalizou com 4 a 1 para os maranhenses.
No período final, Igor, campeão pelo Brasil das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia, se consolidou como destaque do jogo. O atacante fez o quinto da Bolívia Querida, que com a goleada se colocou na liderança do Grupo B.
Sampaio Corrêa-MA 5 x 1 Capixaba-ES
Gols Sampaio Corrêa: Gerlan (4 min – 1ºT); Datinha (2 min – 2ºT); Tony (4 min – 2ºT); Igor (9 min – 2ºT); Igor (5 min – 3ºT)
Gols Capixaba: Juninho Bebê (1 min – 2ºT)
ARUC consegue parar o artilheiro Edson Hulk e vence Coríntians
No duelo entre os selecionáveis e capitães de suas equipes, Luís Henrique e Edson Hulk, o brasiliense saiu com a melhor.
O início do jogo entre ARUC e Coríntians foi de alta pressão do alvinegro, mas sem resultar em gol. O ARUC, que perdeu seu capitão por lesão, foi eficiente quando chegou ao ataque e marcou com Rodrigo Souto no fim do período.
No segundo período brilhou de vez a estrela do goleiro do time do Distrito Federal. Fabricio segurou todas as investidas do adversário. Com uma forte consistência defensiva, os brasilienses mantiveram a letalidade no ataque, desta vez com Anderson, e ampliaram o placar em 2 a 0.
Os minutos finais reservaram um Coríntians mais apático com o resultado. Assim, o ARUC aproveitou erros individuais do oponente e um dia iluminado de Rodrigo Souto, que marcou mais duas vezes, ampliando para 4 a 0. O ARUC foi a única equipe que parou Edson Hulk desde o início do Brasileirão. Na Etapa Norte/Nordeste, o camisa 7 terminou como artilheiro, com 15 gols em apenas 4 jogos.
ARUC-DF 4 x 0 Coríntians-RN
Gols ARUC: Rodrigo Souto (10 min – 1ºT); Anderson (10 min – 2ºT); Lucas Calmon (4 min – 3ºT); Rodrigo Souto (4 min – 3ºT)
Gols Coríntians: sem gols
Mesmo sem o craque Lucão, Joinville/Juventus consegue importante vitória
ABC e Joinville/Juventus fecharam a rodada inicial da Etapa Final do Brasileirão, no Rio de Janeiro. Mesmo com a ausência de seu camisa 10 Lucão, o time catarinense fez bonito e garantiu os três pontos.
O começo foi intenso, com um gol logo aos 15 segundos marcado por Alisson. O restante do período reservou o já esperado equilíbrio, visto que se tratava de dois fortes candidatos ao título se enfrentando.
O ABC, que passou a pressionar e crescer na partida, deixou tudo igual no segundo tempo, com uma bela bicicleta do capitão Zé Lucas. Após o empate, o jogo voltou a ter a alternância de boas chances para ambos os lados.
A etapa decisiva ficou marcada por um jogo mais físico, com muitas faltas e paralisações. Dentre tanta vontade pelo resultado, o nome decisivo foi Netinho, que veio do banco e, aproveitando o contra-ataque, deu a vantagem ao Joinville/Juventus. No fim do jogo, Luquinhas ainda deu números finais garantindo de vez a vitória catarinense por 3 a 1.
ABC-RN 1 x 3 Joinville/Juventus-SC
Gols ABC: Zé Lucas (7 min – 2ºT);
Gols Joinville / Juventus: Alisson (1 min – 1ºT); Netinho (3 min – 3ºT); Luquinhas (10 min – 3ºT)
CONFIRA AS FOTOS DA COMPETIÇÃO NO FLICKR OFICIAL DA CBSB: https://www.flickr.com/photos/cbsboficial/albums