Se vencerem, Pedro Canário e Anchieta se classificam para semifinal da competição, que terá jogos neste domingo, dia 10, na Praça dos Namorados, na capital capixaba
Vitória (ES) – A estreia de Vitória é a grande atração da segunda rodada do 17º Campeonato Estadual de Beach Soccer que será realizada domingo (10), no Centro Municipal de Beach Soccer, na Praça dos Namorados, nesta cidade. Mas a seleção da capital, maior detentora de títulos, com seis conquistas (2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2010), não terá tarefa das mais fáceis.
O seu adversário será o bicampeão Anchieta (2013 e 2014), de Bruno Xavier, Melhor do Mundo FIFA em 2013 e 2014, e Juninho Bebê, dois dos principais destaques da equipe na goleada por 4 a 2 sobre Guarapari, na primeira rodada.
A primeira partida da rodada reunirá Marechal Floriano e Viana, às 9 horas. Depois se enfrentam Serra e Pedro Canário, às 10 horas..E Vitória x Anchieta, no último jogo do dia, às 11 horas. Quem folga nesta rodada é Guarapari.
As chaves estão divididas da seguinte forma: Grupo A: Pedro Canário, Viana, Marechal Floriano e Serra. Grupo B: Vitória, Guarapari e Anchieta
Viana e Marechal: quem perder pode dar adeus à disputa
A partida que abre a rodada entre Marechal e Viana, às 9 horas, está cercada de expectativas, afinal, quem perder estará praticamente eliminado da competição.
O defensor Leandro, de Viana, está otimista. “Acreditamos sim na classificação. O time foi bem na estreia. A meu ver fomos melhores em boa parte do jogo contra Serra. Tivemos chance de matar o jogo e não fizemos. Infelizmente a bola pune. Tivemos alguns lances de desatenção no jogo, o que foi crucial. Trabalhamos forte essa semana para neste domingo sairmos com a vitória”, disse.
O goleiro Wellington, de Marechal Floriano, destacou que a equipe intensificou os trabalhos visando a aprimorar a forma física e, certamente, apresentará melhor padrão de jogo na segunda rodada.
“Uma vitória nos colocará novamente na luta pela semifinal. Acreditamos sim na classificação para a próxima fase”, disse.
Pedro Canário garante vaga na semifinal se vencer Serra
Como venceu Viana na cobrança de penalidades, Serra somou somente um ponto. Desta forma, o triunfo sobre Pedro Canário, primeiro colocado da chave com três pontos, se tornou muito importante..
Leandrão, um dos destaques da seleção da Serra na primeira rodada, disse que espera jogo bem “pegado e disputado” porque estará valendo a liderança do grupo.
“Pedro Canário tem ótima equipe, bem organizada tanto na marcação como no ataque, mas nossa equipe é capaz de surpreender. Formamos uma equipe com diversas caras novas no beach soccer e temos tudo para sair com a vitória, se Deus permitir”, disse Leandrão.
“Temos que acertar nosso setor de marcação que é nosso ponto forte. Os gols que tomamos de Viana foram provenientes de falhas individuais, não querendo tirar o mérito do nosso adversário. Acertando nossa marcação tenho a certeza que podemos sair com os três pontos”, destacou o defensor.
Pedro Canário está mais tranquilo, mas sabe que não pode relaxar na competição, principalmente porque foi uma das seleções que mais investiram em contratações de outros Estados.
O baiano Danilo Buiu, um dos principais nomes do título de 2015 e que defende a seleção do extremo Norte do Estado há várias temporadas, destacou que a boa estreia motivou ainda mais o grupo.
“Jogamos contra a forte equipe de Marechal Floriano e é sempre bom começar ganhando. Estamos aprimorando a nossa marcação e trabalhando o entrosamento da equipe. Respeitamos o nosso adversário, mas vamos brigar por esta vaga na semifinal. Será um jogo difícil porque eles também estarão de olho na vaga”, destacou o defensor de Pedro Canário.
Anchieta também estará na semifinal se ganhar clássico
Vitória e Anchieta disputam o último jogo do dia, às 11 horas. Se Anchieta vencer garantira vaga na semifinal, com seis pontos.
Bruno Xavier, que esteve durante a semana no Rio de Janeiro, integrando a seleção brasileira nos treinos para a disputa da primeira edição da Liga Sul-Americana, competição organizada pela Conmebol, que será realizada entre os dias 12 e 17, em Lima (Peru), disse que estará presente na partida contra Vitória neste domingo.
“Estou muito motivado. Gosto de jogos assim. Será uma semifinal antecipada. Vitória tem um grande time, com ótimo elenco, mas Anchieta se sente também muito bem preparada”, disse.
Vitória terá a base do Rio Branco Beach Soccer. Dodô, um dos destaques do Estadual de 2015, levando Vila Velha ao segundo lugar, não esconde que está bastante ansioso por ser o primeiro jogo e por enfrentar uma equipe forte como Anchieta.
“Eles tem as armas deles e nós temos as nossas. Espero que nossa juventude, misturada com os jogadores mais experientes, possa sair do jogo com os três pontos. Vitória vem com toda força, sempre pensando em vencer. Sabemos que concentrados na disputa podemos chegar ao nosso objetivo que é sermos campeões”, disse o defensor.
Serviço
Evento – Segunda rodada do 17º Estadual de Beach Soccer.
Local – Centro Municipal de Beach Soccer, na Praça dos Namorados, em Vitória.
Jogos do dia – Às 9 horas: Marechal Floriano x Viana; às 10 horas: Serra x Pedro Canário; às 11 horas: Vitória x Anchieta.
Resultados da primeira rodada: Serra 2 x 1 Viana nas penalidades após 4 a 4 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação; Marechal 1 x 3 Pedro Canário e Anchieta 4 x 2 Guarapari.
O que diz o regulamento – O 17º Estadual será disputado aos domingos (dias 3, 10, 17 e 24 de setembro e 01 de outubro) com três jogos por dia, a partir das 8 horas. As sete seleções jogarão dentro de suas chaves e os dois primeiros de cada chave se classificam para a semifinal.
Nesta fase será realizado o “cruzamento olímpico” com o primeiro da Chave A jogando contra o segundo da Chave B. E o primeiro da Chave B contra o segundo da Chave A. Os dois vencedores disputam a grande final; e os perdedores, a terceira colocação.
O Campeonato Estadual de Beach Soccer, que teve sua primeira edição em 2000, não foi realizado em 2016 devido à falta de patrocinadores.
Vitória é a maior campeã com seis títulos: 2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2010. Na última edição, a de 2015, quem venceu foi Pedro Canário, que havia ganhado também em 2009.
Fonte: Pauta Livre