Competição começa nesta próxima sexta-feira, no Tancredão, à partir das 20h, trazendo 5 equipes para esta disputa: Guarapari BS, Rio Branco BS, BS Geração/Doctum, River Santo Antônio e Bom de Bola/Aracruz.
Que o Espírito Santo é um celeiro de talentos para o Beach Soccer mundial todos sabem! Não por menos, o goleiro Mão e o defensor Bruno Xavier, ambos capixabas, estiveram na seleção do ano na modalidade eleita pela Beach Soccer World Wide, no último sábado (4), estando invictos com a seleção há quase 50 jogos. Mas quem também engrossou a lista de selecionáveis este ano foram outras duas pratas da casa: os defensores Henrique Oliveira (Geração/Doctum) e Digão (Rio Branco Beach Soccer), que estiveram na conquista da primeira competição Sulamericana Sub 20 de seleções na categoria, fechando o torneio com o título máximo, e que defenderão seus clubes de origem na Terceira Etapa do Vitória Cup.
Para Henrique Oliveira, do Geração/Doctum, esta é mais uma oportunidade na carreira. “Minha vida esportiva começou no Geração. E eu devo muito à todos que sempre confiaram em mim nesse tempo todo. Estamos prestes a ter uma nova convocação para a seleção sub 20, e pra nós é muito bom poder esta disputando jogos aqui. Sempre venci com o Geração e quero continuar vencendo na categoria principal”, diz.
Com este aperitivo, o Vitória Beach Soccer Cup começa nesta próxima sexta-feira, no Tancredão, à partir das 20 horas, trazendo 5 equipes para esta disputa: Guarapari BS, Rio Branco BS, BS Geração/Doctum, River Santo Antônio e Bom de Bola/Aracruz. Mas não é só isto! É que para esta terceira etapa, que dará vaga para a Super Etapa, onde se decidirá o título máximo do ano, as equipes se reforçaram bastante. Para isto, grandes nomes do esporte capixaba estarão em ação, como é o caso do atacante Carlos Vitor, que esteve em disputa pelo Vitória na Copa ES, e que defenderá o River Santo Antônio nesta terceira etapa do Vitória BS Cup. Quem também vem do campo, para a disputa na areia, são os laterais Ayrton e Luan, que também defenderam o Vitória nesta temporada, mas que atuarão pelo Brancão nas areias. Para estes atletas, a visibilidade da competição e a possibilidade de se manterem em atividade nesta intertemporada do campo no Estado são os principais atrativos.
Para Carlos Henrique, um dos idealizadores da competição, o momento é de agregar valor ao produto, para poder profissionalizar a modalidade e capitalizar num futuro breve. “O Beach Soccer é um esporte muito jovem, com cerca de 24 anos de existência. E nós estamos buscando um caminho diferente, que traga o que mais precisamos, que é a regularidade. Em dois anos esta será a sétima competição realizada, com mais a Super Etapa pra acontecer. A vinda dos jogadores do campo mostra que encontramos um caminho de visibilidade, que já é um avanço tremendo. Mas queremos explorar ainda mais o produto, criando a Liga Rio-Espírito Santo e trazendo para a areia a disputa do Campeonato Estadual de Clubes e a Copa ES. Temos um longo caminho pela frente, mas que parece realmente promissor”, avalia.
Confira como estarão as equipes nesta Terceira Etapa!
Rio Branco Beach Soccer
O Rio Branco Beach Soccer vem com a sua base formada com o tetracampeão Bruno Malias, o goleiro Marquinhos e o tripé da ala mais jovem, que também defendeu a seleção de Vitória no Estadual de seleções municipais, formado com Léo Brasserose, Estevão e Cedriani. O fixo Digão, campeão da Liga Sulamericana com a seleção brasileira sub 20 também estará em ação pela equipe, além dos reforços vindo do campo: Ayrton e Luan (Vitória FC).
Geração/Doctum
A equipe trouxe alguns nomes conhecidos das areias capixabas e que estiveram em ação no último Estadual de Seleções Municipais. Leandrão e Peterson (Serra), Dyego (Marechal) e Juninho Mascote (que volta a atuar na equipe depois de lesão). Quem também chega são reforços do sub 20: o atacante Iandley e o goleiro Gean, de Anchieta, que já defenderam a equipe na Copa Sul/Sudeste/Centro Oeste da categoria, sendo Gean o melhor goleiro da competição e também melhor goleiro do último estadual adulto, pela equipe de Anchieta, campeã da competição. A base da equipe está mantida com o goleiro Dudu, João Vitor, Alezyr e Henrique Oliveira.
Guarapari BS
A equipe é a atual campeã da segunda etapa e vem disposta a manter o título em casa. A base está mantida com o goleiro Marcelão, Juninho Bebe, Mário e Maguinho. A novidade fica por conta da chegada do pivô Raphael, que esteve em disputa no Brasileiro Sub 20 pelo Geração/Doctum, no Rio, e que despertou a atenção da comissão técnica da seleção brasileira pelo seu grande potencial de jogo com bola aérea.
River Santo Antônio
A equipe que fez sua estreia na segunda etapa, ficando com o segundo lugar na competição, se reforçou bastante para esta etapa, querendo deixar o título na capital. O Estadual de Seleções municipais também serviu de vitrine e o River trouxe alguns nomes como Leandro Pereira (Viana), Kanal (Viana), Ramon (Marechal), além de Carlos Vitor (Vitória FC). A base está mantida com Jonathan Gomes, Maguinho, Edilecyr, Dieguinho e o goleiro Kleiton.
Bom de Bola/Aracruz
A equipe do interior do Estado, que tem feito parte ativa deste processo de clubes da areia, promete vir reforçada com alguns dos melhores nomes do município, brigando forte pela vaga na Super Etapa da competição anual.
Fórmula de Disputa
As equipes se enfrentam em chave única, todas contra todas. As duas melhores classificadas fazem a final em jogo único.
Tabela
1ª Rodada – Sexta-feira – 10 de novembro – Tancredão
Guarapari x River Santo Antônio – 20h
Rio Branco BS x Bom de Bola/Aracruz – 21h
Folga: Geração/Doctum
2ª Rodada – Domingo – 12 de novembro – Tancredão
Geração/Doctum x River Santo Antônio – 9h
Rio Branco BS x Guarapari – 10h
Folga: Bom de Bola/Aracruz
3ª Rodada – Sexta-feira – 17 de novembro – Tancredão
Rio Branco BS x Geração/Doctum – 20h
Bom de Bola/Aracruz x Guarapari – 21h
Folga: River Santo Antônio
4ª Rodada – Domingo – 19 de novembro – Tancredão
Geração/Doctum x Bom de Bola/Aracruz – 9h
Rio Branco BS x River Santo Antônio – 10h
Folga: Guarapari BS
5ª Rodada – Sexta-feira – 24 de novembro – Tancredão
Geração/Doctum x Guarapari – 20h
River Santo Antônio x Bom de Bola/Aracruz – 21h
Folga: Rio Branco BS
Decisão – Domingo – 26 de novembro – Tancredão
Primeiro colocado x Segundo colocado – 10h
Fonte: Geração Sports