Marco Octavio e Juninho seguem com as seleções principal e sub-20 para Lima, no Peru, na manhã desta terça-feira (15)
O período de preparação das seleções brasileiras masculinas sub-20 e principal na praia de Copacabana chegou ao fim nesta segunda-feira (14). Ambas as seleções estavam trabalhando em dois períodos para a disputa do grupo Zona Norte da Conmebol Liga Evolución 2024 desde o dia 8. Os técnicos Marco Octavio (principal) e Juninho (sub-20) puderam trabalhar com todos os atletas e passar a sua forma de jogo para os elencos cheios de caras novas.
Na principal, Marco Octavio optou por chamar um grupo novo em relação ao que disputou a final da Conmebol Liga Evolución 2023, contra o Paraguai, em São Luis-MA, em abril deste ano, última competição realizada pela seleção. O único remanescente daquele elenco é o goleiro Bobô, que levará a braçadeira de capitão no torneio no Peru.
“Feliz em poder defender mais uma vez a camisa do Brasil. É sempre uma honra viver esse momento. Fizemos um período de treinos muito bom no Rio de Janeiro para chegar em Lima confiantes para buscar o título do grupo e levar o Brasil em mais uma final da Liga Evolución”, afirmou o melhor goleiro da última Copa do Mundo FIFA, em fevereiro deste ano, quando o Brasil conquistou o hexacampeonato.
Juninho também optou por renovar a seleção sub-20, dando oportunidade a novos atletas de vestirem a pesada camisa amarelinha. No entanto, conta com a experiência de jogadores como o pivô Perone, campeão mundial universitário neste ano, e o fixo Carlos, que já está em sua quarta convocação e, por isso, é um dos capitães da equipe.
“Agradeço ao professor Juninho pela confiança no meu trabalho. Estou muito focado em desempenhar o meu melhor mais uma vez com a camisa do Brasil. Nosso grupo está bem preparado para jogar a Liga Evolución após esse período de treinos. Vamos para Lima com muita confiança”, disse o jovem de 19 anos.
A delegação brasileira com as duas seleções embarca para Lima no início da manhã desta terça-feira (15). A estreia do Brasil na competição será contra a Colômbia, com a seleção sub-20 entrando em campo às 11h (horário de Brasília). Na sequência, será a vez da seleção principal encarar o mesmo adversário.
Entenda como é a disputa da CONMEBOL Liga Evolución
A Conmebol criou a Liga Evolución para o futsal e o beach soccer, em 2017, com a finalidade de desenvolver as modalidades em todo o continente sul-americano. Nessa competição, as seleções sub-20 e adulta viajam, se hospedam e vivenciam juntas o torneio. Dentro de campo, ambas enfrentam os mesmo adversários em todas as rodadas.
No beach soccer, o torneio engloba as 10 principais seleções do continente em dois grupos de 5, sendo um denominado Zona Sul e o outro Zona Norte. A seleções jogam entre si dentro de cada grupo e o campeão é o país que somar o maior número de pontos ao final do torneio, somando os jogos das duas categorias. O campeão de uma zona enfrenta o vencedor da outra na grande final.
Esta será a sexta edição da CONMEBOL Liga Evolción. O Brasil foi campeão em 2017, 2018, 2019 e 2022 (título dividido com o Paraguai), e o Paraguai foi o campeão da última edição, em 2024.
Veja a tabela completa das seleções brasileiras na competição (horários de Brasília):
1ª rodada – Quarta-feira, 16/10
Brasil x Colômbia
Sub-20: 11h
Principal: 13h
2ª rodada – Quinta-feira, 17/10
Brasil x Equador
Sub-20: 11h
Principal: 13h
3ª rodada – Sexta-feira, 18/10
Venezuela x Brasil
Sub-20: 15h
Principal: 17h
4ª rodada – Sábado, 19/10
Brasil folga
5ª rodada – Domingo, 20/10
Peru x Brasil
Sub-20: 15h
Principal: 17h