A seleção brasileira feminina de beach soccer vai fazer seu primeiro jogo no Brasil, desde que foi criada em novembro de 2019. O jogo histórico acontecerá no Desafio Internacional – Brasil x Paraguai, evento que vai fechar o Projeto Praia de Paulista, que acontece durante todo o mês de janeiro no Parque Praia do Sol, na represa de Guarapiranga, em São Paulo. O desafio terá ainda as seleções masculinas dos dois países.
O técnico Fabricio Santos convocou 12 atletas para tentarem a revanche contra as paraguaias, que derrotou as brasileiras na final da Liga Evolución de 2019, por 3 a 1, em Assunção-PAR, na segunda competição da história da seleção. Foi o único confronto entre Brasil e Paraguai no beach soccer feminino até hoje.
Das 12 jogadoras, quatro farão sua estreia com a Amarelinha: a fixa Cecília, do São Paedro-ES, a ala Jéssica Potiguar, do Sampaio Corrêa-MA, e as alas Ester, do Sampaio Corrêa-MA, e Suelen, do Brusque/Enseada-SC. As duas últimas foram chamadas para os lugares da fixa Bábara Colodetti e da ala Flavinha, ambas do São Pedro-ES, que estavam na lista inicial, mas se lesionaram na decisão da 2ª temporada do Circuito Brasil de Beach Soccer, neste domingo (21), e não se recuperariam a tempo do desafio contra o Paraguai.
“Será um momento inesquecível poder comandar a seleção feminina diante da torcida brasileira pela primeira vez. É algo que nós sempre pensamos e agora chegou a hora. Queremos ver a arena no Parque Praia do Sol lotada para assistir as seleções feminina e masculina do Brasil nesse Desafio Internacional. Nosso primeiro jogo no Brasil e a despedida da seleção masculina antes de lutar pelo hexa na Copa do Mundo de Dubai. Será espetacular”, disse o técnico Fabrício Santos.
Modo de disputa
A competição terá dois duelos entre as equipes masculinas e femininas dos dois países, um confronto em cada categoria no sábado (27) e o mesmo se repetindo no domingo (28). O país que somar mais pontos ao final dos quadro jogos será o campeão.
Confira as convocadas:
GOLEIRAS
Laíne (São Pedro-ES)
Lelê Lopes (São Pedro-ES)
FIXAS
Cecília (São Pedro-ES)
Jasna (Flamengo-RJ)
ALAS
Adriele (Sampaio Corrêa-MA)
Ester (Sampaio Corrêa-MA)
Jéssica Potiguar (Sampaio Corrêa-MA)
Suelen (Brusque/Enseada-SC)
Taii (São Pedro-ES)
PIVÔS
Dani Barboza (Botafogo-RJ)
Lindy (Sport-PE)
Sil (São Pedro-ES)
Números da seleção feminina (de 2019 a 2023):
5 competições:
World Beach Games, em 2019 – Qatar (3º lugar)
Conmebol Liga Evolución, em 2019 – Paraguai (2º lugar)
Copa Intercontinental, em 2021 – Rússia (Campeão!)
Neom Beach Games, em 2022 – Arábia Saudita (Campeão!)
Neom Beach Games, em 2023 – Arábia Saudita (2º lugar)
Jogos
18 jogos
13 vitórias
5 derrotas
77 gols pró
50 gols contra
Artilharia
1ª) Dani Barboza – 16 gols/18 jogos
2ª) Lorena – 12 gols/12 jogos
3ª) Taii – 10 gols/7 jogos
4ª) Bárbara Colodetti – 9 gols/18 jogos
5ª) Nayara – 7 gols/14 jogos
6ª) Adriele – 6 gols/18 jogos
7ª) Jasna – 6 gols/18 jogos
8ª) Lelê Villar – 4 gols/8 jogos
9ª) Lindy – 4 gols/10 jogos
10ª) Sil – 2 gols/3 jogos