As medalhas de ouro no masculino e de bronze no feminino, nos Jogos Mundiais de Praia (World Beach Games), confirmaram o grande momento do beach soccer brasileiro. Nossas equipes encantaram os torcedores presentes na praia da Katara, em Doha, no Catar, sede da competição. O grande desempenho dentro de campo acompanha um momento inédito fora dele. Com muita dedicação e transparência, a Confederação de Beach Soccer do Brasil vem conseguindo expandir a prática do esporte como nunca antes foi visto.
O trabalho contínuo da diretoria da CBSB visa oferecer a federações, clubes e atletas toda o apoio para gerar cada vez mais competições.
O presidente Rodrigo Royo analisou de forma muito positiva o desempenho brasileiro no Catar.
“Saímos dos Jogos Mundiais de Praia com uma satisfação enorme. A seleção masculina provou mais uma vez o porquê é a melhor do mundo atualmente. Não é fácil para esses atletas e comissão técnica enfrentarem essa pressão para se manterem no topo por tanto tempo, mas o resultado acontece porque é um grupo que trabalha muito forte. Todos têm uma consciência profissional muito grande e não deixam cair o ritmo”, disse Rodrigo, que ainda destacou nossa seleção feminina.
”Iniciamos o projeto da melhor maneira possível. A medalha de bronze conquistada pelas nossas meninas foi espetacular. Coroou um desempenho excelente, onde enfrentamos equipes europeias com muito mais tempo de preparação e experiência em competições. Nossas atletas já se destacam individualmente em nível mundial, mas agora provaram que formam uma equipe que também vai brilhar internacionalmente”, concluiu.
Um dos responsáveis pelo projeto da seleção feminina ter saído do papel foi o experiente e multicampeão como treinador, Marcelo Mendes. Agora na função de diretor de futebol feminino da CBSB, ele fez questão de agradecer a todos que foram importantes nessa conquista.
“Esse é um momento histórico, não só para o beach soccer, mas para o esporte brasileiro e feminino. Foi um trabalho construído com muito amor ao esporte e vontade de fazer algo diferente por essas meninas supertalentosas que temos nos quatro cantos do país. Não posso deixar de agradecer ao presidente da CBSB Rodrigo Royo, ao vice-presidente Gustavo Sampaio e ao diretor executivo Eurico Pacífico, que sempre deram total apoio na construção desse projeto. Outra pessoa fundamental nesse processo é Pablo Moraes, o supervisor de seleções da CBSB, que esteve lado a lado comigo todo esse tempo fazendo o impossível para viabilizarmos o projeto. Fora todas as mulheres incríveis que são as precursoras disso tudo, que começaram o esporte lá na década de 90. Esse bronze tem a participação de cada uma dessas pessoas. Pra finalizar, faço um agradecimento especial às atletas e à comissão técnica, que conseguiram essa medalha histórica para o Brasil. Felicidade enorme”, disse Marcelo, emocionado.
O próximo desafio para a seleção masculina é, nada mais nada menos, que a Copa do Mundo FIFA, no Paraguai, de 21/11 a 1/12. Já a feminina, ainda aguarda a confirmação da segunda competição de sua história.