Recife recebe a
Por Breno Bandeira (estagiário)
A 2ª etapa do Brasileirão 2021 de beach soccer reunirá as melhores equipes do Nordeste, que prometem entregar entregar um grande espetáculo em Recife. Times de seis estados entram em campo de 17 a 21/11 para disputarem as quatro vagas da região para a Etapa Final, no Rio de Janeiro, em dezembro. A competição que acontecerá no Centro Esportivo Santos Dumont conta com ABC-RN, Campinense-PB, Coríntians-RN, CSA-AL, Real Sergipe-SE, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE e Sport-PE.
Lembrando que os quatro classificados se juntam a Anchieta-ES, ARUC-DF, Joinville-SC e Capixaba-ES, que se classificaram na 1ª etapa, realizada em outubro, em Anchieta.
ABC-RN
A tradicional equipe potiguar tem junto ao seu elenco um dos principais destaques da seleção brasileira na última Copa do Mundo: Zé Lucas. Ele é a esperança do ABC para buscar a sonhada vaga inédita na fase final. A equipe ainda conta com Willamy, ala com passagem pela seleção sub 20. O técnico Wilker William projetou a campanha no torneio:
“A expectativa é enorme, temos total apoio da prefeitura de Galinhos e de toda nossa população que vem acompanhando os treinos na nossa arena.”
CAMPINENSE-PB
Único representante paraibano na competição, o Campinense conta com renomados atletas como Dino Tambaú e Dieguinho. Assim a equipe busca repetir o sucesso da seleção paraibana que em 2007 foi vice campeã nacional. O técnico Eduardo “Rádio” prevê um bom desempenho de seus comandados.
“Estamos treinando forte para a competição e tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho, ainda mais com a volta de Dino e Dieguinho que já fizeram história no esporte.”
CORÍNTIANS-RN
Mais uma equipe potiguar, o Coríntians vem com Edson Hulk, pivô com destaque internacional devido a temporada pela seleção brasileira em 2021. Leonardo Teixeira é o treinador do time e falou sobre a preparação:
“Fizemos um bom trabalho focado por dois meses na competição, essa equipe é entrosada e trabalha junto a muito tempo. A expectativa é a melhor e vamos forte na busca da vaga.”
CSA-AL
Com um elenco formado em sua maioria por jogadores da capital alagoana, o CSA conseguiu a vaga sendo campeão invicto da seletiva em Porto de Pedra. Daniel Fernandes é o técnico do Azulão e promete muita entrega.
“A expectativa é a melhor possível, conseguimos a vaga com muito esforço e vamos para essa competição com o mesmo apetite e vontade, para assim sair classificados rumo ao Rio de Janeiro. Vale lembrar que nosso escudo carrega união e força, com esse ideal entraremos em quadra.”
REAL SERGIPE-SE
Representante sergipano na 2ª etapa do Brasileirão 2021, o Real busca fazer bonito e carimbar uma vaga histórica na fase final. O representante da equipe, Nadson de Menezes, apresentou um pouco das pretensões do time.
“Temos um elenco modesto, mas feito para brilhar no Brasileirão. Mesmo sem algum destaque reconhecido nacionalmente a expectativa é de fazer uma boa na competição e se classificar para a Etapa Final.”
SAMPAIO CORRÊA-MA
Na 33ª colocação do ranking mundial de Beach Soccer Worldwide, o Sampaio quer provar sua força a nível nacional e ganhar seu título brasileiro, depois de parar na vice-colocação em 2017 e 2020. A equipe conta com um forte elenco, onde tem além do capitão e craque Datinha, o defensor Igor Ricardo, campeão das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia, e Billy Velezmoro, o capitão da seleção peruana. Gilberto Nogueira, representante da Bolívia Querida, explicou a preparação da equipe.
“A expectativa é a melhor possível, estamos há 15 dias trabalhando em uma cidade aqui do interior, chamada Santo Amaro, que no ano passado nos trouxe até a final do Brasileiro. Esse ano vamos com um degrau de cada vez, aqui temos um bom treinamento devido as areias do lençol maranhense.”
SANTA CRUZ-PE
O tricolor de Pernambuco vem com um elenco renovado e busca com a força da sua torcida e jogando em casa, garantir a vaga na Etapa Final do Brasileirão. Para isso conta com craques como o fixo Andrey e o pivô Leleco, ambos com passagem pela seleção brasileira. O representante da cobra coral, Luciano Almeida, está focado na classificação mas não descarta o título.
“O principal objetivo é a vaga na etapa final, mas vamos tentar ser campeões.”
SPORT-PE
Uma das equipes da casa, o Leão da Ilha montou um elenco com boa mescla de experiência e juventude e com atletas como Du Alves, Juninho e Lucas Xavier, com algumas passagens na seleção. O técnico Ricardo Xavier espera bastante equilíbrio na competição.
“A expectativa é boa, temos um grupo forte e uma etapa muito disputada com grandes clubes, mas também valorizamos nosso elenco, estamos mais fortes e focados na Etapa Final. Resgatamos jogadores como Juninho, Du e Cojak, o que já eleva nosso padrão.”
O torneio é uma realização da CBSB (Confederação de Beach Soccer do Brasil) e do IDS (Instituto do Desenvolvimento Social), com apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e patrocínio da TIM através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de Pernambuco.
Confira a tabela completa da competição:
FASE DE GRUPOS
Quarta, 17/11
– 17h: Campinense-PB x ABC-RN
– 18h10: CSA-AL x Real Sergipe-SE
– 19h20: Santa Cruz x Coríntians-RN
– 20h30: Sport x Sampaio Corrêa-MA
Quinta, 18/11
– 17h: Coríntians-RN x Real Sergipe-SE
– 18h10: Sampaio Corrêa-MA x Campinense-PB
– 19h20: Sport x ABC-RN
– 20h30: Santa Cruz x CSA-AL
Sexta, 19/11
– 17h: ABC-RN x Sampaio Corrêa-MA
– 18h10: CSA-AL x Coríntians-RN
– 19h20: Santa Cruz x Real Sergipe-SE
– 20h30: Sport x Campinense-PB
SEMIFINAIS
Sábado, 20/11
– 15h: 1º Grupo A x 2º Grupo B
– 16h20: 1º Grupo B x 2º Grupo A
DISPUTA DE 3º LUGAR E FINAL
Domingo, 21/11
– 8h30: disputa do 3º lugar
– 10h: FINAL