Evento criado pela CBSB prevê jogos da seleção brasileira em locais paradisíacos ao redor do planeta
Já imaginou os maiores clássicos mundiais do futebol acontecendo em paraísos naturais ao redor do planeta? Essa é a proposta do Paradise Beach Soccer, um evento que levará jogos da seleção brasileira aos locais mais paradisíacos do mundo de maneira sustentável, fomentando o turismo de experiência e promovendo a divulgação desses espaços em conjunto com a prática do esporte.
Sua primeira edição será no próximo sábado, dia 9/11, às 16h (horário de Brasília), com o clássico Brasil x Argentina, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que neste ano foi declarado um Patrimônio Natural da Humanidade pela organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O jogo terá transmissão ao vivo no Youtube pelos canais do iMirante.com e da Cazé TV, e também pelo site BeachsoccerTV.
O projeto foi idealizado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) e nesta estreia conta com a parceria da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) para sua realização. Os presidentes da CBSB e FMBS explicam mais detalhes do projeto.
“A missão da CBSB é difundir e desenvolver a prática do beach soccer por todo o Brasil. E por que não unir a prática esportiva a outras questões tão relevantes como turismo, cuidado com o meio ambiente, valorização da nossa cultura? Nossa modalidade está diretamente ligada à natureza e esse projeto vem para unir isso tudo e jogar uma luz sobre nossas belezas naturais e a importante de cuidarmos de nossas riquezas”, afirmou Rodrigo Royo, presidente da CBSB.
“A Federação Maranhense de Beach Soccer se sente honrada em fazer parte da 1ª edição de um evento tão inédito e com tanta relevância para a modalidade. A concepção da realização do Paradise Beach Soccer foi feita há oito mãos, entre CBSB, FMBS, Governo do Maranhão, através de sua Secretaria de Esporte e Lazer e, principalmente, o Instituto Chico Mendes. Não haverá montagem de uma arena nos Lençóis, apenas de uma quadra, com todos os devidos cuidados ambientais. Até as traves serão de madeira, assim como as bandeirinhas de marcação de campo. Será algo espetacular, voltado para a transmissão pela internet e televisão, afim de ressaltar e valorizar nossa maior beleza natural”, explicou o presidente da FMBS, Eurico Pacífico.
Patrocinadores do projeto, o Governo do Estado do Maranhão e o Porto do Itaqui foram peças fundamentais para que o Paradise Beach Soccer saísse do papel e chegasse de fato às areias dos Lençóis Maranhenses.
“Quando o Porto do Itaqui apoia eventos que valorizam nossa cultura e natureza, como o Beach Soccer nos Lençóis, fortalecemos o orgulho maranhense e nossa conexão com a comunidade. Como porto público, queremos estar cada vez mais próximos da população, seja no esporte, na cultura ou no desenvolvimento econômico”, disse Isa Mary Mendonça, presidente em exercício do Porto do Itaqui.
Responsável pela administração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Instituto Chico Mendes (ICM Bio) também é um grande parceiro do Paradise Beach Soccer, que está em total acordo com as diretrizes impostas pelo instituto para a realização do evento.
“Estamos muito animados em receber o evento de beach soccer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Este evento não só promove a prática esportiva e a integração social, mas também destaca a importância da preservação ambiental. O nosso objetivo é garantir que atividades como essa sejam realizadas de forma sustentável, respeitando a biodiversidade e a beleza natural deste patrimônio”, afirmou Cristiane Figueiredo, chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O Paradise Beach Soccer é uma realização da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) e Federação Maranhense de Beach Soccer, com patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEDEL), e Porto do Itaqui; apoio do Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Instituto Chico Mendes (ICM Bio), United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC), Prefeitura da cidade de Santo Amaro do Maranhão, Recanto das Águas, Rosettur, Compensei e Innovaeco, além do Grupo Mirante, Beach Soccer Worldwide e Cazé TV.
Controle de resíduos sólidos e carbono zero
Como parte de todo o contexto envolvendo o projeto Paradise Beach Soccer, duas empresas terão papeis muito importantes. A Innovaeco será a responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos e a Compensei, uma ClimateTech que ficará responsável pela descarbonização do evento.
“Nosso papel será garantir que todos os resíduos sejam gerenciados e destinados de forma correta, promovendo a inclusão social, a conscientização ambiental e a coleta seletiva, facilitando assim o processo de reciclagem, para que o evento tenha o menor impacto possível”, explicou a responsável pela Innovaeco, Cláudia Martins.
“Estamos felizes em fazer parte do Paradise Beach Soccer promovendo um evento sustentável e carbono neutro por meio do processo de medição, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa. Nossa atuação reflete o compromisso da CBSB (Confederação de beach soccer do Brasil) com a sustentabilidade e os ODS, unindo esporte, turismo e preservação ambiental nos Lençóis Maranhenses”, afirmou Vilena Silva, CEO da Compensei.
Valorização da cultura e profissionais da região
Como forma de valorizar a cultura e os profissionais de destaque na comunidade local que recebe o Paradise Beach Soccer, a CBSB e FMBS convidaram três nomes de grande relevância dentro dos setores de áudio-visual, fotográfico e artístico.
Toda a cobertura de vídeo será feita pelo cineasta Taciano Brito, as fotos ficarão sob a responsabilidade de Meirelles Jr. e o músico e artista plástico Betto Pereira irá produzir um quadro em tempo real da quadra de jogo, posicionado no alto das dunas.
Rota das Emoções
A Rota das Emoções, projeto implementado pelo SEBRAE e Ministério do Turismo, em 2005, envolve unidades de conservação como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, no Piauí, e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.
Toda a Rota das Emoções é envolta em muita aventura e a região bastante conservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo, do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre. O Paradise Beach Soccer se enquadra neste roteiro.
Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural Mundial
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado um Patrimônio Natural da Humanidade em 26 de julho deste ano. A decisão foi tomada pela organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, em sessão de avaliação realizada em Nova Déli, na Índia.
O Brasil possui agora 24 sítios considerados patrimônio mundial, que podem ser tanto culturais como naturais, ou mistos. Os patrimônios naturais anteriormente aprovados são Pantanal, Amazônia, Reservas da Mata Atlântica, Ilhas Atlânticas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, Costa do Descobrimento, complexo da Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas e Parque Nacional.
Seleção se prepara para buscar o tri do NEOM Beach Games
O Paradise Beach Soccer encerrará a programação do Desafio Internacional – Brasil x Argentina, que contempla dois confrontos entre os rivais sul-americanos como preparação do Brasil para a disputa do NEOM Beach Games, na Arábia Saudita, que acontecerá entre os dias 13 e 16/11.
Na primeira partida, realizada na última quarta-feira (6/11), em São Luís, capital do Maranhão, o Brasil venceu a Argentina por 4 a 3. (Link de fotos da partida: Flickr Oficial CBSB – Brasil x Argentina – 1º jogo Desafio Internacional – Maranhão)
O NEOM Beach Games é um evento esportivo que acontece desde 2022 na cidade de NEOM, na Arábia Saudita, reunindo outras modalidades ao ar livre. Neste ano, além do futebol de areia, haverá Triathlon, Basquete 3×3, Escalada, Montain Bike e Natação em Águas Abertas.
No torneio de beach soccer, as seleções masculina e feminina entram na disputa. O Brasil venceu as edições de 2022 e 2023 no masculino e vai buscar o tricampeonato. Já a feminina venceu em 2022 e foi vice-campeã no ano passado. As atletas estão treinando na praia de Copacabana até o dia 10/11, quando embarcam para encontrar a seleção masculina em NEOM.