Vasco da Gama (RJ), Sampaio Corrêa (MA), Espírito Santo (ES), Santos (SP), Flamengo (RJ), Rio Branco (ES), Palmas (TO) e Sport Recife (PE) lutam na Arena Domingos Leal (Lagoa da Jansen) pelo título da competição. SporTV transmite as semifinais e a final ao vivo para todo o país. Entrada franca.
Atenção para correção na programação da quarta-feira, dia 4
São Luís (MA) – Tradição e rivalidade vão entrar em campo na primeira etapa da Copa do Brasil de Beach Soccer 2016. A bola rola a partir desta quarta-feira, dia 4, até o próximo domingo, dia 8, na competição que será disputada na Arena Domingos Leal (Lagoa da Jansen), em São Luís (MA) – entrada franca. Oito ‘clubes de camisa’ do futebol brasileiro estarão em areias maranhenses em busca do título, com a promessa de grandes confrontos e a certeza de muita emoção – o canal SporTV transmite ao vivo as semifinais e final para todo o país. A expectativa não poderia ser maior.
– Todos estamos muito ansiosos, esperando que a bola role logo, que comece o campeonato – disse o atacante Datinha, craque da Seleção Brasileira e do Sampaio Corrêa. – Grandes jogadores, grandes times, vai ser um campeonato de altíssimo nível e bastante equilibrado.
Além do anfitrião Sampaio Corrêa, Vasco da Gama (RJ), Espírito Santo (ES), Santos (SP), Flamengo (RJ), Rio Branco (ES), Palmas (TO) e Sport Recife (PE) estarão em quadra.
As outras etapas da Copa do Brasil 2016 serão disputadas em Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), ainda com datas a confirmar pela organização.
Tricampeão da Copa do Mundo FIFA (2007/2008/2009) e bicampeão do Mundialito de Clubes (2013/2012), Daniel Zidane será um dos líderes do Flamengo na competição e aponta a experiência como um dos trunfos do Rubro-Negro na caminhada rumo ao título.
– Treinamos forte, fizemos uma boa preparação e temos um grupo experiente, uma base que já jogou pela Seleção Brasileira e está acostumada a grandes jogos. Teremos grandes jogos em São Luís, são equipes de massa e tenho certeza de que a ‘Nação’ vai estar nas arquibancadas nos apoiando e jogando junto com a gente – frisou o defensor.
Já pelo lado do Vasco da Gama, a palavra-chave é mental. Para o capitão vascaíno, Jorginho, atacante com 300 jogos e mais de 300 gols pelo Brasil, a força do time, que tem sete ‘selecionáveis’, está na concentração.
– Apesar de jovem, temos um time muito maduro, de jogadores que são jovens mas já fazem parte da realidade do beach soccer. É bom ver como o comportamento e a postura dessa garotada, a maneira como se entregam e como conseguem manter o controle emocional. Somos fortes mentalmente e isso é fundamental para enfrentar um torneio tão nivelado.
Do Espírito Santo, celeiro de craques, dois representantes: o Espírito Santo Futebol Clube, de Mão, Betinho e Rodrigo, e o Rio Branco, de Bruno Malias. Duelo particular entre os capixabas.
– Acho que, além da disputa da etapa, essa rivalidade entre Espírito Santo e Rio Branco vira uma competição à parte – comentou Mão, ‘Luva de Ouro’ da Copa do Mundo FIFA 2009.
– Todos nos conhecemos muito bem, por isso sabemos o quanto será forte o torneio e existe um respeito enorme entre os times. É bom ver que o beach soccer capixaba está bem representado e todos queremos que o título vá para o nosso estado. Mas que seja pelas mãos do Rio Branco – brincou o atacante, tetracampeão da Copa do Mundo FIFA.
Único representante do Nordeste, o Sport Recife investiu pesado e trouxe do Chile o carrasco do Brasil na Copa Latina de 2010. Mena comandou os chilenos na vitória por 11 a 8 na segunda rodada do torneio, em Rio Quente (GO), que rendeu o único título do país até hoje nas areias.
– Mena é um jogador de muita habilidade, criativo, tem visão de jogo, chuta bem e vai nos ajudar bastante nesse campeonato – falou o técnico Ricardinho.
O Santos volta a disputar um campeonato depois de quatro anos. Na última vez que participou de um torneio, fez bonito, ficando com o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro, sendo superado pelo Corinthians na final, na Arena Guarapiranga, em 2012. Já o Palmas aposta no entrosamento da equipe campeã do Qualifier Norte / Nordeste / Centro-Oeste para tentar surpreender.
CAMPEÕES DO MUNDO
Entre os craques presentes ao campeonato, oito nomes ficaram na história pelos títulos mundiais com a camisa da Seleção Brasileira: Mão e Betinho (Espírito Santo), Sidney, Daniel Zidane e Bueno (Flamengo), André Bigode (Sampaio Corrêa) e Bruno Malias (Rio Branco), foram campeões da Copa do Mundo FIFA. O outro campeão mundial que estará em São Luís é Jorginho (Vasco da Gama), oito vezes vencedor do extinto Campeonato Mundial e eleito três vezes o ‘Melhor Jogador’ da competição.
PALAVRA DO PRESIDENTE
Rodrigo Royo, presidente da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), agradeceu o empenho dos clubes participantes e fez questão também de enaltecer o trabalho feito pelas equipes que não conseguiram classificação por meio das Seletivas e Qualifiers regionais.
– Estamos vivendo um momento de reestruturação, de organização do beach soccer no país e o que mais me deixa feliz é ver que todos estamos no mesmo caminho, CBSB, federações, clubes, atletas… Isso é fundamental para que o esporte seja fortalecido, para que possamos sonhar e buscar coisas maiores – afirmou.
TÉCNICO DO BRASIL PRESENTE
Gilberto Costa, técnico da Seleção Brasileira, estará em São Luís para assistir à etapa. A missão é fazer observações, com foco imediato nas Eliminatórias Conmebol (fevereiro, no Paraguai), e na Copa do Mundo FIFA Bahamas 2017.
– Será uma ótima oportunidade para ver muitos jogadores que ainda não conheço bem. Há pouco mais de quatro meses, começamos um trabalho com a Seleção Brasileira e temos dois objetivos mais próximos: Eliminatórias e, claro, Copa do Mundo em Bahamas. Mas a ideia é ter também um olhar de longo prazo, fazer uma avaliação bem ampla, observando os atletas mais experientes e também os garotos.
TABELA DA COMPETIÇÃO
Arena Domingos Leal (Lagoa da Jansen / Entrada Franca)
* horários locais
1ª rodada (04/05)
17h (Grupo A) – Flamengo x Rio Branco
18h15 (Grupo B) – Espírito Santo x Santos
19h30 – Solenidade de Abertura
20h15 (Grupo A) – Vasco da Gama x Sport Recife
21h30 (Grupo B) – Sampaio Corrêa x Palmas
2ª rodada (05/05)
17h45 (Grupo A) – Rio Branco x Vasco da Gama
19h (Grupo B) – Palmas x Espírito Santo
20h15 (Grupo A) – Sport Recife x Flamengo
21h30 (Grupo B) – Sampaio Corrêa x Santos
3ª rodada (06/05)
17h45 (Grupo A) – Sport Recife x Rio Branco
19h (Grupo B) – Santos x Palmas
20h15 (Grupo A) – Vasco da Gama x Flamengo
21h30 (Grupo B) – Sampaio Corrêa x Espírito Santo
Semifinais (07/05)
8h15 (jogo 13) – 3º Grupo A x 4º Grupo B
9h30 (jogo 14) – 3º Grupo B x 4º Grupo A
11h30 (jogo 15) – 1º Grupo A x 2º Grupo B (SporTV)
12h30 (jogo 16) – 1º Grupo B x 2º Grupo A (SporTV)
Finais (08/05)
8h30 – perdedor jogo 13 x perdedor jogo 14
9h45 – vencedor jogo 13 x vencedor jogo 14
11h – perdedor jogo 15 x perdedor jogo 16
13h – vencedor jogo 15 x vencedor jogo 16 (SporTV)
A Copa do Brasil de Beach Soccer 2016 é uma competição realizada pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), com patrocínio da TIM e apoio de Marinha do Brasil, Ministério do Esporte, Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e Água Mineral You Happy. a TV Mirante e o canal SporTV são os parceiros de mídia oficiais do evento.