Por Breno Bandeira (estagiário)
As quartas de final do Brasileirão 2022 foram marcadas por partidas de alto nível. No primeiro jogo do dia, o São Domingos se vingou da derrota para o ARUC na fase de grupos. Na sequência, os atuais campeões nacionais do Anchieta eliminaram o Atlético Potengi, do artilheiro Edson Hulk. Nos últimos jogos do dia, a dupla nordestina Sampaio Corrêa e Sport avançaram para as semifinais com vitórias sobre Internacional/Beira Mar-PB e CTE Colatina/SEG, respectivamente.
São Domingos elimina ARUC
O primeiro mata-mata do dia marcou o reencontro de ARUC e São Domingos, que ontem se enfrentaram pelo Grupo A com vitória dos brasilienses. No entanto, hoje o roteiro mudou.
Se o jogo de ontem marcou o menor placar da competição até o momento – vitória candanga por apenas 2 a 0 -, o desta sexta-feira (23/9) teve o dobro. O jogo começou mais movimentado, porém sem gols na primeira etapa, com maior destaque para os goleiros de ambos os lados. A segunda etapa aí sim teve gols; e muitos. O ARUC abriu o placar com Túlio, que já havia marcado no duelo anterior. Os alagoanos mostraram muita raça e qualidade, e tratou de virar o jogo com seus destaques, o jovem Miguel Jr e o experiente Reyder.
O período final parecia indicar uma classificação apertada do São Domingos, mas só parecia. Isso porque no minuto final Diego, de pênalti, igualou tudo e levou para o tempo extra. A prorrogação seguiu empatada e nos pênaltis os alagoanos vingaram a derrota de ontem e avançaram com 4 a 3.
ARUC-DF 2 (3) x (4) 2 SÃO DOMINGOS-AL
Gols ARUC: Túlio (2 min – 2ºT); Diego (11 min – 3ºT)
Gols São Domingos: Miguel Jr (5 min – 2ºT); Reyder (10 min – 2ºT)
Pênaltis ARUC: Xexéu (perdeu); Pedrinho (gol); Netinho (gol); Túlio (perdeu); Dieguinho (gol); Ivo (perdeu).
Pênaltis São Domingos: Juninho Alagoano (gol); Miguel Jr (perdeu); Charles (gol); Léo (perdeu); Reyder (gol); Rafa Amaral (gol).
Elenco faz diferença e Anchieta se classifica
Em um dos melhores jogos da competição, o atual campeão Brasileiro, Anchieta, eliminou o time do artilheiro, Edson Hulk, Atlético Potengi.
Os capixabas foram surpreendidos com um forte começo potiguar. Os selecionáveis Edson Hulk e Fabricio botaram o Atlético em vantagem com 2 a 0, mas ainda na etapa inicial, Luquinhas diminuiu.
Não só no Potengi tem artilheiro e Lucão provou isso ao diminuir na segunda etapa. Claro que sobrou tempo para mais gols, sendo um deles, mais um de Edson Hulk. A vantagem seguiu sendo potiguar com um 4 a 3 encaminhado para a etapa final.
Nos minutos finais todos estavam de olho nos artilheiros da competição, o líder Edson Hulk e o vice Lucão. Mas quem brilhou e decidiu o duelo foi um outro craque, Bruno Xavier, o capitão do Anchieta e referência do beach soccer mundial. Ele deu o passe para o gol de Josep empatar o jogo em 5 a 5, marcou o da virada e já nos segundo finais, viu Eudin marcar pela sgunda vez na partida e sacramentar a vaga dos capixabas para semifinal.
ANCHIETA-ES 7 x 5 ATLÉTICO POTENGI-RN
Gols Anchieta: Luquinhas (7 min – 1ºT): Lucão (3 min – 2ºT); Eudin (11 min – 2ºT); Jordan (3 min – 3ºT); Josep (7 min – 3ºT); Bruno Xavier (10 min – 3ºT); Eudin (11 min – 3ºT
Gols Atlético Potengi: Fabricio (5 min – 1ºT); Edson Hulk (5 min – 1ºT); Magnilson (4 min – 2ºT); Edson Hulk (9 min – 2ºT); Edson Hulk (4 min – 3ºT)
Em duelo de invictos, Sampaio vence
No único jogo que colocou invictos frente a frente nas quartas de final, o Sampaio Correa eliminou o Internacional/Beira Mar, da Paraíba.
O duelo nordestino começou tenso, mas como na maioria das eliminatórias do dia, sem gols na etapa inicial, mesmo com leve superioridade maranhense.
No segundo período, a Bolívia Querida, que já estava melhor no jogo, conseguiu transformar suas ações em finalizações certeiras. Em dois golaços, Tony e Gerlan deram a vantagem para o Sampaio, enquanto Felipinho diminuiu para os paraibanos.
No período final, a jovem revelação da seleção brasileira, Alisson, tranquilizou de vez a torcida maranhense e carimbou a vaga do Tubarão novamente entre os quatro melhores times do país.
SAMPAIO CORRÊA-MA 3 x 2 INTERNACIONAL/BEIRA-MAR-PB
Gols Sampaio Corrêa: Tony (5 min – 2ºT); Gerlan (10 min – 2ºT); Alisson (1 min – 3ºT)
Gols Internacional: Felipinho (6 min – 2ºT); Dino Tambaú (3 min – 3ºT)
Com a força da torcida, Sport segue vivo
O único representante de Pernambuco ainda na competição, o Sport fez bonito em Recife e avançou para a semifinal ao bater o CTE Colatina.
O placar do último jogo do dia só foi aberto na segunda etapa. O carioca PH, que fez ótima competição pelo CTE Colatina, abriu o marcador. No entanto, nem deu para comemorar. Logo na saída de bola, o craque Fernando DDI, em noite inspirada, empatou e depois virou para o Sport.
No terceiro tempo, Andrey Alves fez o terceiro do Sport que encaminhava uma vitória tranquila, porém PH marcou duas vezes perto do fim e empatou a eliminatória. Quando tudo parecia encaminhar para a prorrogação, Neguinho explodiu a torcida da casa e levou o Sport para a semifinal do Brasileirão 2022.
CTE COLATINA/SEG-ES 3 x 4 SPORT-PE
Gols Colatina: PH (3 min – 2ºT); PH (10 min – 3ºT); PH (11 min – 3ºT)
Gols Sport: Fernando DDI (3 min – 2ºT); Fernando DDI (10 min – 2ºT); Andrey Alves (6 min – 3ºT); Neguinho (11 min – 3ºT)