Por Assessoria de Imprensa da FEBESPA
Ontem (5/3), nas areias de Caiobá, terminou o Campeonato Paranaense de Beach Soccer com uma final de arrepiar. O público que compareceu em grande número para prestigiar o jogo não imaginava que seria uma grande disputa. A equipe do Vera Cruz desfalcada de alguns jogadores, foi guerreira até o final, só sucumbindo nos pênaltis para o grande campeão, Espartanos.
O jogo começou logo aos 5 segundos, Edimar, do Espartanos, abriu o placar. Todos pensaram que seria um jogo mais fácil do que foi a semifinal contra a equipe de Foz o Vila Miranda, mas não foi o que aconteceu. O Vera Cruz se agigantou e virou o placar para 2 a 1, com dois gols de Eduardo Costa, o melhor jogador da final. No 2º período o Espartanos foi com tudo para cima, acertou bolas na trave, e contou com Guiomar fazendo grandes defesas e usando a experiência de muitos anos no beach soccer para amarrar o jogo. Porém, de novo Edimar empatou o jogo. No 3º período o jogo continuou tenso, muito calor, o desgaste foi grande, mas Pequeno colocou o Vera Cruz à frente de novo. No entanto, Edimar, o melhor jogador do campeonato, empatou e colocou números finais à partida: 3 a 3.
No seach soccer quando o jogo acaba empatado, tem uma prorrogação de 3 minutos e se continuar empatado cobrança de 3 pênaltis . Na prorrogação, as equipes se pouparam devido ao grande calor e desgaste físico e acabou empatado. Aí vieram as temidas penalidades onde definiria o Campeão Paranaense.
Vado converteu para o Espartanos e Eduardo Costa empatou. Silvano colocou o Espartanos à frente, e Jota desperdiçou para o Vera Cruz. Caberia a Edimar, mais conhecido como Gordo no litoral, dar o título tão esperado à sua equipe, mas Guiomar fez excelente defesa e deixou tudo igual. Aí Pequeno desperdiçou para o Vera Cruz, e foi aquela explosão de alegria do Espartanos, que sagrou-se pela 1ª vez campeão paranaense, além de ter sido também campeão do Circuito Paranaense, que lhe rendeu a vaga para representar o Estado na Seletiva da Copa do Brasil em 2019.
“Nestes anos todos que estou no beach soccer, esta competição foi a melhor que tivemos. A semifinal entre Espartanos e Vila Miranda e a final foram jogos de um nível muito alto, o que demonstra a seriedade com que as equipes encararam o campeonato. Quero agradecer o apoio da Secretária de Esportes em nome de seu diretor Marco Felisberto, pela estrutura que nos proporcionaram, à Esporte Paraná em nome do Sr. Hélio Wierbinski, e a grande colaboração do Sr. Milton do Ó por podermos ter um parceiro importante na nossa caminhada neste ano. Além, é claro, à Prefeitura de Matinhos, Restaurante Praia Brava e Beach Sports, e a todas as equipes participantes que nos proporcionaram quatro dias de pura emoção”, falou Paulo Roberto, presidente da FEBESPA – Federação de Beach Soccer do Paraná.
“Este título veio coroar nosso empenho e esforço nos treinamentos durante todo este tempo. Quero parabenizar a
equipe do Vera Cruz, que valorizou muito esta nossa conquista e esperamos que a Federação possa continuar a organizar grandes eventos como estes aqui em nosso litoral”, disse Edimar, capitão do Espartanos.
TABELA DE JOGOS – 02/03 – Sábado
Jg 01 – 15:30 hs – Vila Miranda 5 X 4 Mengão
Jg 02 – a seguir – Juventude 4 X 6 Crg 14
Jg 03 – a seguir – Refinox 1 X 8 Barrancos
TABELA DE JOGOS – 03/03 – Domingo
Jg 04 – 08:30 hs – Vera Cruz 5 X 2 Mengão
Jg 05 – a seguir – Espartanos 4 X 0 Crg 14
Jg 06 – a seguir – Matinhos 2 X 4 Barrancos
TABELA DE JOGOS – 03/03 – Domingo
Jg 07 – 15:30 hs – Vera Cruz 1 X 4 Vila Miranda
Jg 08 – a seguir – Espartanos 4 X 2 Juventude
Jg 09 – a seguir – Refinox 2 X 4 Matinhos
TABELA DE JOGOS – 04/03 – Segunda – SEMIFINAIS
Jg 10 – 16:00 hs – Vila Miranda 2 X 3 Espartanos
Jg 11 – a seguir – Barrancos 6 X 7 Vera Cruz
TABELA DE JOGOS – 05/03 – Terça – FINAL
Jg 12 – 10:00 hs – Vila Miranda 5 X 4 Barrancos
Jg 13 – FINAL – Espartanos 3 X 3 Vera Cruz (pênaltis 2 x 1)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Campeão: Espartanos
Vice: Vera Cruz
3º Lugar: Vila Miranda
4º Lugar: Barrancos
BEACH SOCCER FEMININO TAMBÉM TEM CAMPEÃ
A Taça Litoral feminina também teve sua final. A equipe do Resto do Mundo (foto abaixo) venceu As Feras de Guaratuba por 6 a 0, gols de Juliana (3), Fernanda (2) e Pliciane. A equipe das Guerreiras ficou com a 3ª colocação ao vencer o Balneário Currais por 4 a 3.
A Febespa tem o apoio da CBSB – Confederação de Beach Soccer Brasil, Prefeitura e Secretária de Esportes de Matinhos, Esporte Paraná e Beach Sports.