A seleção brasileira feminina de beach soccer conquistou um resultado histórico na modalidade. Neste domingo, 15/8, ela pode finalmente levantar o troféu de campeã da Copa Intercontinental, o primeiro dentro dos seus poucos anos de existência. Criada apenas em 2019, nossas meninas já haviam disputado apenas dois torneios até então, os Jogos Mundiais de Praia, no Catar, onde ganharam a medalha de bronze, e o Sul-Americano, quando ficaram com o vice-campeonato.
O título brasileiro foi construído nos dois primeiros jogos do quadrangular que contava ainda com EUA e Espanha, além da Rússia, as donas da casa. Na partida de estreia, as adversárias foram as espanholas, que atualmente ocupam a 1ª colocação no ranking mundial. Mostrando muita garra, as jogadoras brasileiras abriram 2 a 0, com dois gols de Dani Barboza, levaram o empate e lutaram pela vitória até o gol de Bárbara Colodetti, capitã do time. Placar final: 3 a 2 para o Brasil.
Na segunda rodada foi a vez de enfrentar a boa seleção dos EUA, que mostrou muita força física e soubre netralizar as principais armas da seleção comandada por Fabrício Santos. As americanas abriram 3 a 0 nos dois primeiros períodos. Quando tudo parecia perdido, a seleção brasileira mostrou porque foi a Moscou para fazer história. Lelê Villar marcou dois gols em poucos minutos e Bárbara Colodetti empatou na sequência. Já dominante no jogo, Dani Barboza virou de pênalti e Adriele, em bela cobrança de falta, sacramentou a vitória espetacular por 5 a 3.
A grande vitória brasileira foi coroada com o título, pois no jogo seguinte, a Espanha derrotou a Rússia, e tirou das anfitriões a chance de passarem o Brasil em pontos. Sendo assim, o Brasil sagrou-se campeão com uma rodada de antecedência, para a festa das nossas jogadoras, que assistiam tudo das cadeiras da linda arena montada no completo do Luzhniki Stadium.
A despedida da competição foi neste domingo, 15/8, contra a Rússia, com um bom público presente. As donas da casa venceram por 4 a 1, com um golaço de Lelê Villar para o Brasil. Festa da torcida que viu sua seleção conseguir os três pontos, mas não foi suficiente para tirar o brilho das meninas brasileiras, que fizeram a festa no pódio com a sua conquista inédita e histórica para o beach soccer brasileiro.
“Um momento muito especial para todos nós envolvidos com o beach soccer, especialmente o feminino. É uma luta muito grande, de anos, com muita gente envolvida, que certamente tem um pedaço desse título também. Hoje é dia de muita comemoração, mas também de reflexão. Está mais do que na hora de fincarmos a bandeira do beach soccer feminino no mundo. São muitas atletas e seleções de alto nível. Estamos muito felizes pelo nosso primeiro título, mas parabenizamos também nossas adversárias, que fizeram um excelente trabalho.”, disse Fabrício Santos.
Além do título coletivo, o Brasil também teve uma conquista individual. A defensora Bárbara Colodetti, que dividiu a faixa de capitã com Jasna durante o torneio, levou o prêmio de MVP (Melhor Jogadora da competição).
“É claro que ficou feliz pelo prêmio individual, mas o mais importante foi a conquista desse título histórico para o beach soccer feminino. Nossa primeira conquista, justamente na primeira edição da Copa Intercontinental. É muita felicidade”, disse Bárbara.
Confira a campanha brasileira:
1ª rodada: Espanha 2 x 3 Brasil – Gols: Dani Barboza (2) e Bárbara Colodetti
2ª rodada: Brasil 5 x 3 EUA – Gols: Lelê Villar (2), Bárbara Colodetti, Dani Barboza e Adriele
3ª rodada: Rússia 4 x 1 Brasil – Gol: Lelê Villar
CRÉDITO DAS FOTOS: Beach Soccer Worldwide