Por Breno Bandeira (estagiário)
A última rodada da fase de grupos da Copa Nordeste foi de emoção até o último segundo. Abrindo o dia, o Sampaio Corrêa-MA garantiu a liderança do Grupo B ao bater o ABC-RN. Na sequência, foi definido o Grupo A, com o Corintians-RN em primeiro com 100% de aproveitamento, e o Real Sergipe-SE vencendo o Santa Cruz-PE para voar rumo ao Rio de Janeiro. Fechando a noite, o Sport-PE se despediu com vitória na prorrogação sobre o Campinense-PB.
Sampaio vence sem dificuldades e garante liderança do Grupo B
Na partida que definiu o líder do Grupo B, ABC e Sampaio Corrêa abriram a última rodada da fase de grupos da Copa Nordeste. Com alguns atletas poupados, o jogo iniciou em ritmo morno, mas tudo mudou quando o atacante Dener aproveitou duas chances seguidas e botou 2 a 0 no placar ainda na primeira etapa. O segundo período ficou marcado por poucas chances para ambos os lados e uma postura mais defensiva, talvez já pensando na semifinal de sábado.
O ABC buscou sair para o jogo nos doze minutos finais, mas foi surpreendido com os contra ataques mortais do Sampaio que transformou em goleada o duelo pela liderança do grupo, com destaque para Dener que marcou três vezes na partida.
ABC-RN 0 x 5 Sampaio Corrêa-MA
Gols ABC: não houve.
Gols Sampaio Corrêa: Dener (2 min – 1ºT); Dener (2 min – 1ºT); Paulinho (4 min – 3ºT); Dener (6 min – 3ºT); Pimentinha (7 min – 3ºT)
Coríntians goleia novamente e encaminha clássico na semifinal
A sensação do grupo A, Coríntians, enfrentou e eliminou o CSA na rodada final. A equipe potiguar começou com seu característico primeiro período intenso. Comandados pela dupla Fabrício e Edson Hulk, fizeram 4 a 1, com destaque também para o golaço de Doidinha.
A segunda etapa foi de maior equilíbrio. Com uma vantagem mais tranquila, o Coríntians alternou ações com o CSA, assim o placar de 5 a 2 ficou de bom tamanho ao fim do período.
Nos últimos doze minutos o Alvinegro controlou e ampliou uma vantagem, assim eliminando o Azulão da Etapa Final e se garantindo de vez no Rio de Janeiro. Como líder do grupo A, o Coríntians agora se prepara para um clássico potiguar na semifinal contra o ABC-RN.
CSA-AL 2 x 8 Coríntians-RN
Gols CSA: Cibiti (11 min – 1ºT); Léo (8 min – 2ºT)
Gols Coríntians: Fabrício (1 min – 1ºT); Edson Hulk (4 min – 1ºT); Juninho (9 min – 1ºT): Doidinha (11 min – 1ºT); Edson Hulk (5 min – 2ºT); Fabrício (6 min – 3ºT); Edson Hulk (6 min – 3ºT): Juninho (10 min – 3ºT)
Real Sergipe conquista vaga marcante para a Etapa Final
No jogo que definiu o último classificado para a Etapa Final, o Santa Cruz recebeu o Real Sergipe, que foi um visitante indigesto. Precisando de uma goleada para se classificar, o tricolor pernambucano se lançou de ataque e até abriu o placar, mas o Real teve tranquilidade para virar e sair com a vantagem para o intervalo.
Destaque da primeira etapa de jogo, Caique brilhou também na segunda, marcou seu hat-trick e levou o time sergipano com vantagem para os minutos finais.
No período final, Charles, que se mostrou um craque durante a competição, e Coloral carimbaram de vez o Real Sergipe na Etapa Final do Rio de Janeiro. Com a vitória por 6 a 4 o Real, agora, enfrenta o Sampaio Corrêa na semifinal, enquanto o Santa Cruz se despede da Copa Nordeste.
Santa Cruz-PE 4 x 6 Real Sergipe-SE
Gols Santa Cruz: Xepa (3 min – 1ºT); Xepa (9 min – 1ºT); Andrey (6 min – 2ºT); Neguinho (8 min – 3ºT)
Gols Real Sergipe: Leno (7 min – 1ºT); Caique (11 min – 1ºT); Caique (11 min – 1ºT): Caique (2 min – 2ºT); Charles (1 min – 3ºT); Coloral (11 min – 3ºT)
Sport se despede com vitória emocionante
Na despedida da fase de grupos, Sport e Campinense também encerraram suas participações na Copa Nordeste. Mesmo com ambas equipes eliminadas, entregaram o máximo nos 36 minutos, uma prova disso é o placar apertado de 1 a 0 para o Campinense que perdurou até metade da segunda etapa, quando Maumau deixou tudo igual e em seguida Pablo virou o marcador para o Leão da Ilha.
No terceiro período, o rubro-negro paraibano logo tratou de empatar com Dino Tambaú de cabeça, assim levando o confronto para o primeiro tempo extra do campeonato.
A prorrogação serviu para o goleiro David aparecer como herói, fazendo três incríveis defesas em sequência e sendo recompensado quando Jhonner, a 15 segundos do fim, deu a vitória ao Sport.
Sport-PE 3 x 2 Campinense-PB
Gols Sport: Maumau (7 min – 2ºT); Pablo (11 min – 2ºT); Jhonner (2 min – ET)
Gols Campinense: Jefferson (11 min – 1ºT); Dino Tambaú (1 min – 3ºT)
VEJA FOTOS DA 2ª ETAPA DO BRASILEIRÃO 2021 EM NOSSA PÁGINA NO FLICKR: https://www.flickr.com/photos/cbsboficial/albums