Além do torneio sul-americano, capitão e camisa 10 da Amarelinha é bicampeão da Copa do Mundo (2017 e 2024)
A Seleção Brasileira de Beach Soccer e o fixo Datinha conquistaram neste domingo (2) o quarto título da Conmebol Copa América, na vitória sobre o Paraguai por 5 a 4, em Iquique, no Chile. O jogador maranhense fez parte dos elencos vitoriosos em 2016, 2018, 2023 e, agora, em 2025.
Pouco antes de levantar a taça ao lado dos companheiros e da comissão técnica, o capitão e camisa 10 comemorou a conquista da competição.
“Agradeço a Deus pela vitória, aos meus familiares e à minha esposa, que estão torcendo por mim, e a uma pessoa muito importante, até me emociono, que é minha mãe, que está me vendo lá de cima e tenho certeza de que ela está muito feliz, assim como meus familiares e todos os brasileiros que acompanharam”, disse.
“Quero dedicar essa vitória a todos os brasileiros, à minha família, que está torcendo por mim, e aos meus pais. Estou muito feliz de estar aqui mais uma vez”, acrescentou
Na campanha, a Amarelinha foi derrotada pela Paraguai na quarta rodada da fase de grupos por 5 a 3 e, neste domingo, conseguiu superar os rivais. Segundo Datinha, “força, vontade e garra” foram determinantes para o triunfo brasileiro.
“Perdemos a primeira para o Paraguai, mas hoje nós viemos com força, vontade e garra e vamos conseguir levar esse troféu para o Brasil, que era o mais importante”, destacou.
Antes da conquista, o Brasil já havia carimbado o passaporte para a próxima Copa do Mundo de Beach Soccer, que será realizada em Seychelles, de 1º a 11 de maio. No país insular localizado na África Oriental, a equipe comandada pelo treinador Marco Octávio buscará ganhar o Mundial pela sétima vez e defender o Hexa obtido em fevereiro do ano passado, em Dubai.
“Agora é descansar, ver o que o professor (Marco Octávio) terá a nos dizer e ir para o Mundial. Nós vamos fortes”, ressaltou.
O atleta do Sampaio Corrêa-MA é natural de Tutóia, cidade no Maranhão a mais de 320km de distância da capital São Luís e com pouco mais de 50 mil pessoas, e marcou dois gols na Conmebol Copa América. Além de tetracampeão do torneio sul-americano, foi bicampeão mundial em 2017 e 2024.