A CONMEBOL Liga Evolución Fútbol Playa 2022 se encerrou neste domingo (30) de forma inesperada. Devido a fortes ventos no local de jogo, na província de Santa Fe, na Argentina, a última partida do confronto entre Brasil e Paraguai, que colocaria frente a frente as seleções principais dos dois países, não pode ser realizada. Mesmo o Brasil tendo duas vitórias, ambas conquistadas no sábado (29), nos jogos de ida, e apenas uma derrota, pois a equipe sub-20 foi derrotada pelos jovens paraguaios no jogo de volta, no domingo, a Conmebol optou por dividir o título. Sendo assim, o Brasil chegou ao seu tetracampeonato e o Paraguai obteve se primeiro título, em quatro edições já realizadas.
No jogo que abriu o segundo e último dia de duelos entre os dois países sul-americanos mais bem rankiados mundialmente – Brasil é o 1º e Paraguai o 5º -, o grande destaque foi a ventania que espalhava areia para todos os lados e fez o início da partida atrasar em 30 minutos. Mesmo com condições climáticas ruins, ambos os países entraram em acordo com a organização da competição e optaram por realizar a partida. Dentro de campo, o Paraguai conseguiu seus primeiros 3 pontos com a sua seleção sub-20, que venceu por 4 a 2 o esquadrão brasileiro. O artilheiro canarinho da partida foi o maranhense Sikinha, autor dos dois gols.
Mesmo com a vitória paraguaia, o Brasil seguiu na frente no quadro de pontos, com os 6 conquistados no sábado, contra apenas 3 do adversário. Portanto, no último confronto do duelo, que reuniria as seleções principais, bastava uma vitória canarinho, mesmo que nos pênaltis, para o título ser brasileiro pela quarta vez, em quatro edições já realizadas.
Como as condições climáticas não melhoraram, pelo contrário, os fortes ventos aumentaram, não foi possível realizar o confronto entre as seleções principais. Por determinação da Conmebol, a partida não foi remarcada, mas sim cancelada, e, com isso, o título foi dividido entre p Brasil, que se tornou tetracampeão do torneio, e o Paraguai, campeão inédito.
FICHA TÉCNICA
Brasil 2 x 4 Paraguai (Sub-20)
Gols Brasil: Sikinha (2)
Gols Paraguai: Medina, González, Rodas e Cáceres
Brasil x Paraguai (Principal)
Cancelado!