Seleções adulta e sub-20 viajam juntas para a disputa da fase de grupos da Liga Sul-Americana 2018
De 17 a 21 de outubro, na Colômbia, será realizada a etapa Zona Norte da segunda edição da Liga Sul-Americana Conmebol de Beach Soccer. O Brasil, campeão da primeira, embarca nesta terça-feira (16/10) para encarar Peru, Equador, Venezuela, além dos donos da casa. O vencedor dessa chave encara o campeão da Zona Sul, composta por Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia e Uruguai.
Técnico da equipe adulta, Gilberto Costa fará mudanças no elenco em relação ao que conquistou o título da edição passada. No entanto, ele garante o alto desempenho da equipe.
“Vamos aproveitar essa competição para dar mais rodagem a alguns atletas que vêm de uma grande temporada europeia, como o Eudin, campeão italiano, e o Igor, vice-campeão russo. Eles, assim como Antônio, Zé Lucas e Luquinhas, já estão treinando conosco desde setembro, mas agora terão a chance de jogarem mais. Todos estão trabalhando em alto nível, o que me deixa tranquilo em relação à competitividade da seleção. Vamos para a Colômbia respeitando todos os adversários, mas focados em vencer o grupo para nos credenciar a mais uma final”, afirmou o comandante que, do elenco campeão da edição de 2017, vai poupar os atacantes Mauricinho, Bokinha, Lucão e Datinha. Nenhum deles viaja.
Os adversários também foram analisados por Gilberto.
“A Colômbia vai jogar em casa e tem potencial pra crescer. O Equador é um time bom, rápido. Por ter um treinador do nível do Chicão, o Peru também é uma equipe muito complicada de jogar, enquanto que a Venezuela vem evoluindo. Competições como essa são importante para o desenvolvimento do beach soccer em todo o continente”, disse o técnico.
Mudanças também na Sub-20
A delegação da equipe sub-20 também terá alterações em relação àquela que conquistou o título da Liga Sul-Americana 2017. O técnico Fábio Costa trocou o goleiro Gean Pietro por Daniel Lira, além dos jogadores de linha Thales por Vitor Hugo, e Ryan por Iandley.
“O objetivo é dar rodagem a outros atletas com a camisa da Seleção Brasileira. Precisamos observar esses jovens em ambiente de competição. Faz parte do processo deles para pegarem mais experiência. Nosso time está quase todo estourando a idade de 20 anos. Então, todos terão oportunidade de mostrar em competição que estão prontos para servirem a seleção principal”, disse Fábio.
Sobre as dificuldades que enfrentará no campeonato, Fábio ressalta sua expectativa positiva após o bom período de treinos.
“Viajamos muito confiantes. Os meninos vêm treinando muito bem. Tiveram um ótimo desempenho no jogo treino contra o adulto que realizamos nesta semana. Vamos lá para conquistar a etapa e seguirmos nessa trajetória de vitórias”, afirmou.
Lista completa da delegação adulta:
Goleiros: Mão e Rafa Padilha
Defensores: Bruno Xavier, Eudin, Filipe, Antônio e Luquinhas
Atacantes: Igor, José Lucas e Rodrigo.
Lista completa da delegação sub-20
Goleiros: Teleco e Daniel
Defensores: Josep, Digão, Iandley e Alejandro
Atacantes: Lucas Xavier, Paulinho, Sávio e Thales