Por Assessoria de Imprensa da Maranhão International Cup
A primeira edição do Maranhão International Cup, competição que reúne as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Marrocos e Estados Unidos em São Luís, começou na noite desta sexta-feira (12), com duas partidas que lotaram a Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. Na abertura do Maranhão Cup, os Emirados Árabes venceram o Marrocos por 7 a 5 em um jogo emocionante, enquanto o Brasil fez a festa da torcida maranhense no duelo principal da primeira rodada, após derrotar os Estados Unidos por 6 a 3.
Em preparação para a Copa do Mundo de Beach Soccer, os Emirados Árabes foram surpreendidos por Marrocos, que abriu o placar no primeiro tempo, após finalização certeira de Zouhair Jabbary, mas conseguiram uma reação impressionante na segunda etapa e abriram 4 a 1 na Arena Domingos Leal, com gols de Waleed Beshr, Rahed Eid (2) e Abdulla Abbas.
No decorrer do segundo tempo, Marrocos esboçou uma reação e diminuiu o prejuízo para 4 a 3, contando com dois gols de Driss Ghannam. Waleed Beshr marcou o quinto gol dos Emirados Árabes, porém, os marroquinos buscaram o empate: Driss Ghannam fez o quarto gol ainda na segunda etapa, e El Kraichly Badr deixou tudo igual no terceiro tempo. Os Emirados Árabes, no entanto, não se abateram com a valentia marroquina, fecharam o placar em 7 a 5, com gols de Ahmed Beshr e Abdulla Abbas, e somaram seus três primeiros pontos no Maranhão Cup.
Em seguida, o Brasil encarou os Estados Unidos no jogo principal da primeira rodada do Maranhão Cup. Os norte-americanos surpreenderam a torcida na Arena Domingos Leal ao abrir o placar com poucos segundos de partida, após finalização de Albiston, porém, a Seleção Brasileira deixou tudo igual ainda no primeiro tempo, com um chute forte de Edson Hulk em tiro livre direto.
Determinado a buscar a vitória diante de seu torcedor, o Brasil aumentou a pressão sobre os Estados Unidos e chegou ao segundo gol com Rodrigo, aproveitando assistência do maranhense Datinha, porém, os norte-americanos empataram novamente a partida em um contragolpe finalizado por Ricardo Carvalho. O artilheiro Edson Hulk recolocou a Seleção Brasileira em vantagem no placar, mas os Estados Unidos voltaram a balançar as redes e chegaram ao 3 a 3, em chute preciso de Tanner Akol.
Depois de dois tempos marcados pelo equilíbrio, o Brasil conseguiu impor o seu estilo de jogo na terceira e última etapa da partida contra os Estados Unidos. Em noite inspirada, Edson Hulk marcou o seu terceiro gol e o quarto da Seleção Brasileira na partida, aproveitando mais um tiro livre direto. Novamente em vantagem, o Brasil teve tranquilidade para confirmar a vitória: Catarino marcou o quinto gol brasileiro, e Filipe, em cobrança de pênalti, fechou o placar em 6 a 3.
“A gente tem que agradecer ao incentivo do nosso torcedor, esse apoio encheu a gente de energia. Também temos que dar os parabéns aos Estados Unidos, que se portaram muito bem na parte defensiva e nos dificultou bastante. Foi um grande teste, demos o primeiro passo, e agora temos o Marrocos pela frente. Vamos com muita seriedade para buscar essa segunda vitória”, afirma Marco Octávio, treinador da Seleção Brasileira.
Segunda rodada do Maranhão Cup
O Maranhão Cup terá sequência neste sábado (13), com mais duas partidas na Arena Domingos Leal. Embalados pela vitória na estreia, os Emirados Árabes encaram os Estados Unidos a partir das 17h, enquanto o Brasil quer se manter na liderança da competição em duelo diante do Marrocos, que começa às 18h30.
Vale destacar que os ingressos para os jogos do Maranhão Cup serão trocados por 1kg de alimento não perecível. A expectativa é que a Arena Domingos Leal, que foi revitalizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) para a competição, receba grande público em todas as partidas.
Sobre o Maranhão Cup
O Maranhão Cup tem uma importância significativa para Brasil, Emirados Árabes e Estados Unidos, que estão na fase final de preparação para a Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa 2024, que ocorre entre os dias 15 e 25 de fevereiro, em Dubai. Em São Luís, as seleções participantes do torneio internacional vão se enfrentar entre si em turno único até domingo (14), e o campeão será quem somar mais pontos após três rodadas.
O Maranhão International Cup conta com os apoios do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).
TABELA DE JOGOS DO MARANHÃO CUP
#Rodada 1
12/1 – Marrocos 5 x 7 Emirados Árabes (19h)
12/1 – Estados Unidos 3 x 6 Brasil (20h30) (Gols Brasil: Edson Hulk 3x, Rodrigo, Catarino e Filipe Silva)
#Rodada 2
13/1 – Emirados Árabes x Estados Unidos (17h)
13/1 – Brasil x Marrocos (18h30)
#Rodada 3
14/1 – Estados Unidos x Marrocos (8h30)
14/1 – Brasil x Emirados Árabes (10h)