O Brasil se consagrou campeão do grupo Zona Norte da Liga Evolución 2022 neste domingo (6). As seleções sub-20 e principal encararam o Equador, anfitriões do torneio realizado em Playa Cautivo, em Santa Elena, e conseguiram duas grandes vitórias, ratificando o favoritismo e garantindo o primeiro lugar para o país. O título garantiu a vaga das nossas seleções na grande decisão, que acontecerá somente em março de 2023, contra o Paraguai, vencedor do grupo Zona Sul.
Os primeiros a entrarem em campo foram os jovens da seleção sub-20. Mostrando muita qualidade e maturidade, os jogadores aplicaram uma goleada por 9 a 2, com três gols de Pedro Lucas, três de Luis Michel, dois de Rian e um de Túlio Silva.
Fechando o dia, foi a vez da seleção principal entrar em campo para encarar a arena lotada de torcedores equatorianos. Mas eles tiveram que assistir a um show do capitão Zé Lucas, que marcou três vezes, e ainda viu Alejandro e Caíque completarem a goleada por 5 a 1.
“Foi uma competição muito complicada por todo o contexto que a cercou. Mas, graças a Deus, os dois elencos entenderam a proposta de jogo que eu e o professor Marco Octavio, que está em Dubai com o outro grupo, pensamos para o Brasil, e foram extremamente disciplinados. Parabéns a todo o grupo que veio para o Equador para honrar esse manto sagrado que é a camisa do Brasil e conquistou esse troféu tão importante”, disse o eterno ídolo Juninho, treinador da seleção sub-20, mas que neste torneio também comandou a seleção principal, já que Marco Octavio está em viagem com outro grupo para a disputa da Copa Intercontinental, em Dubai, que se encerrou neste domingo (6), e da Neom Cup, na Arábia Saudita, que acontece entre os dias 9 e 12 de novembro.
Premiações individuais:
- Artilheiro: Zé Lucas (10 gols)
- Melhor goleiro: Teleco
Confira como foi a campanha brasileira:
Liga Evolución – grupo Zona Norte
2 a 6 de novembro de 2022
Playa Cautivo – Santa Elena – Equador
1ª rodada – quarta, 2/11
Sub-20: Brasil 10 x 3 Peru (Gols: Túlio Silva 3x, Gabriel Zetum 2x, Rian 2x, Breno Xavier, Pedro Lucas e Luis Michel)
Principal: Brasil 4 x 2 Peru (Gols: Zé Lucas 3x e Alejandro)
2ª rodada – quinta, 3/11
Brasil folga
3ª rodada – sexta, 4/11
Sub-20 – 12h30: Colômbia 5 x 3 Brasil (Gols: Gabriel Zetum, Pedro Lucas e Túlio Silva)
Principal – 18h: Colômbia 5 x 9 Brasil (Gols: Bernardo Botelho 3x, Zé Lucas 3x, Paulo Marques 2x e Antonio)
4ª rodada – sábado, 5/11
Sub-20 – 10h30: Brasil 3 x 2 Venezuela (E.T.) (Gols: Túlio Silva, Breno Xavier e Pedro Lucas, no tempo extra)
Principal – 16h: Brasil 4 x 1 Venezuela (Gols: Caíque, Zé Lucas, Alejandro e Caldera – gol contra)
5ª rodada – domingo, 6/11
Sub-20 – 12h30: Equador 2 x 9 Brasil (Gols: Pedro Lucas 3x, Luis Michel 3x, Rian 2x e Túlio Silva)
Principal – 18h: Equador 1 x 5 Brasil (Gols: Zé Lucas 3x, Alejandro e Caíque)