Na terceira e última rodada do Mundialito – Andaluzia 2023, neste domingo (15), Brasil e Espanha se enfrentaram em uma arena lotada pela torcida espanhola na Ilha Canela, em Ayamonte, na Espanha, para definir quem seria o campeão da 25º edição do torneio. Na base da garra e do talento, a seleção brasileira, que esteve atrás do placar por duas vezes com diferença de dois gols, contou com o talento do craque Rodrigo para virar nos segundos finais e vencer os donos da casa por 7 a 6. Foi o 15º título do Brasil, que não disputava a competição desde 2017, quanto também levantou o caneco.
“Foi mais um grande momento na minha vida vestindo o manto da seleção brasileira. Sabíamos que em um torneio tão curto, de apenas três jogos, o nível de concentração teria que ser o máximo possível. Foi assim que me preparei e graças a Deus pude contribuir com gols e assistências importantes. Estou muito feliz com meu desempenho pessoal, mas, acima de tudo, com o desempenho coletivo. Parabéns a todo o grupo por essa grande conquista”, disse Rodrigo, que levou os prêmios individuais de MVP e artilheiro do torneio (7 gols).
Jogo emocionante do início ao fim
Os torcedores que lotaram a arena na Ilha Canela não se arrependeram de terem ido. Logo no início da partida, o time da casa marcou duas vezes, fazendo os torcedores espanhois acreditarem no tricampeonato – a Espanha foi a campeã em 2013 e na última edição, em 2022. No entanto, Catarino e Edson Hulk trataram de empatar o jogo antes da buzina soar.
Na volta para o segundo período, a história se repetiu. Logo na saída de bola, a Espanha fez seu terceiro gol em um chutaço de Oliver. Momentos depois, mais dois gols ampliaram a vantagem espanhola. No entanto, o Brasil contava com um dia iluminado do craque Rodrigo, que marcou duas vezes e viu Mauricinho marcar mais um para empatar o placar em 5 a 5.
O clima de tensão tomou conta das arquibancadas para a disputa do último período, mas o torcedor espanhol explodiu de emoção quando David marcou 6 a 5. Experientes, os jogadores brasileiros se mantiveram calmos e atentos ao que o técnico Marco Octavio orientava do banco de reservas. Na base da garra e da qualidade técnica e tática, a seleção empatou com Catarino e, restando 40 segundos para o término da partida, Rodrigo marcou seu terceiro no jogo e sacramentou o título.
“Não há emoção maior na vida do que conquistar um título pelo seu país. E sendo da forma emocionante como foi esse diante da Espanha, com toda a torcida a favor deles, fico sem palavras. Estou muito orgulhoso dos meus atletas. Desde que retornei à seleção brasileira eu bato na tecla de que precisamos retomar o verdadeiro beach soccer brasileiro e a cada competição sinto que isso vem acontecendo. Temos um grande objetivo pela frente, que é a Copa do Mundo, e hoje subimos mais um importante degrau em direção ao nosso potencial máximo como equipe”, afirmou Marco Octavio.
A Seleção Brasileira de Beach Soccer tem patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro para o Mundialito de Beach Soccer – Andaluzia 2023, incluindo o período de preparação na cidade de Torrox, na província de Málaga.
FICHA TÉCNICA
Espanha 6 x 7 Brasil
3ª rodada do Mundialito 2023
Ilha Canela, em Ayamonte, na Andaluzia-ESP
Domingo, 15/10 – 13h (horário de Brasília)
Gols Espanha: David e Pedro (1º p); Oliver, Arias, Domingo (2ºp); David (3º p)
Gols Brasil: Catarino e Edson Hulk (1º p); Rodrigo (2), Mauricinho (2º p); Catarino e Rodrigo (3º p)