A Beach Soccer Worldwide (BSWW) atualizou o ranking mundial de seleções masculinas e femininas nesta segunda-feira (28/8). Os resultados recentes de várias competições, incluindo os Jogos Europeus, a Qualificação Europeia para a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA, os Jogos Africanos de Praia, os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, os Jogos Sul-Americanos e a OFC Beach Soccer Nations Cup 2023, bem como amistosos internacionais, foram computados e refletiram diretamente na atualização do ranking BSWW para seleções nacionais.
Entre os homens, o Brasil segue no primeiro lugar após a conquista da Liga Evolución 2022 – disputada em abril deste ano – e dos Jogos Sul-Americanos de Praia. O Paraguai é o outro país sul-americano na lista dos Top 10, ocupando a terceira colocação. As demais posições são ocupadas por europeus, com Portugal em segundo, Rússia em terceiro ao lado dos paraguaios, Espanha em quarto, Suíça em quinto e Itália em nono; asiáticos, tendo o Japão em sexto, Irã em oitavo e Emirados Árabes em décimo; e a seleção do Senegal, que está na sétima posição, como representante afriacana.
O presidente da Rodrigo Royo enaltece a manutenção do Brasil como primeiro do ranking mundial, o que fortalece o trabalho que vem sendo feito pela Confederação de Beach Soccer do Brasil.
“Seguimos com o nosso trabalho árduo de fazer o beach soccer se desenvolver em território brasileiro. O surgimento de novos atletas que seguem mantendo o alto nível de rendimento dentro da modalidade é a prova da importância do apoio que damos às nossas federações afiliadas para realizarem seus campeonatos estaduais. A parceria com empresas privadas e com o setor público contribuem para o desenvolvimento de competições de âmbito nacional. Somado a isso, temos o apoio cada vez maior por parte da CBF, o que vem criando um cenário ainda mais positivo de futuro. Isso tudo gera um cenário positivo e farto de bons atletas para representarem o nosso país. Parabéns aos jogadores e comissão técnica pelo grande trabalho que fazem na Seleção Brasileira”, parabenizou.
Já em relação à seleção feminina, a pontuação se manteve em relação à última atualização, realizada em abril de 2023. É que a competição envolvendo nossas craques acontecerá no último trimestre desse ano, o que possibilitará que o Brasil chegue a Top 3, caso mantenha o grande desempenho da últimas competições, quando foi campeão da NEOM Cup 2022 e Copa Intercontinental 2021, os dois últimos torneios femininos que disputou.
“Seguimos desenvolvendo o beach soccer feminino no nosso país e buscando dar mais atividade para a nossa seleção. Os desafios para isso são muitos, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo. Nossas meninas já são destaques no cenário mundial da modalidade, prova disso é que temos a atual melhor jogadora do mundo, a maranhense Adriele, e tantas outras que têm totais condições de conquistar esse prêmio em um futuro próximo. Toda a direção da CBSB confia muito na nossa comissão técnica e atletas e estamos convictos que teremos ótimos resultados nos torneios que temos pela frente”, afirmou Rodrigo Royo.
A próxima competição programada para nossas seleções masculina e feminina é a segunda edição da NEOM Cup, na Arábia Saudita, de 25 a 28 de outubro. A masculina ainda terá outros torneios até o fim do ano: Mundialito, na Espanha, de 13 a 15 de outubro, Copa Intercontinental, nos Emirados Árabes, de 8 a 12 de novembro, e a da fase de grupos da Liga Evolución 2023, de 15 a 19 de novembro. Todos servirão de preparação para a Copa do Mundo FIFA 2023, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes, de 15 a 25 de fevereiro de 2024.
Confira o ranking das seleções Top 10 do Mundo Masculina clicando aqui.
Confira o ranking das seleções Top 10 do Mundo Feminina clicando aqui.