Quando o telefone de João Marcos e Willian tocou para receberem a notícia da convocação para a seleção brasileira, que disputará o V Jogos Sul-Americanos de Praia, entre os dias 18 e 21 de julho, em Santa Marta, na Colômbia, foi difícil de acreditar. Ambos vêm se destacando pelo Sampaio Corrêa desde o título do Brasileirão 2022, passando pela conquista do Circuito Brasil 2023 e também pelo vice-campeonato da Libertadores 2022 (que só foi disputada no mês de junho de 2023), no entanto, a oportunidade de vestir a Amarelinha veio de forma surpreendente. Ainda mais sabendo que atuarão ao lado de dois grandes amigos, exemplos e ídolos: os também maranhenses Bobô, que vem se solidificando cada vez mais na seleção, e o já consagrado e pentacampeão do mundo, Datinha.
“A minha reação quando soube da convocação foi a melhor possível. Creio que para todo atleta, independente da modalidade, é um sonho defender seu país. Comigo não é diferente”, disse João Marcos, de 25 anos, natural de Paulino Neves, no Maranhão.
Seu conterrâneo, Willian, compartilha do mesmo pensamento.
“Recebi uma chamada de vídeo da diretoria do Sampaio Corrêa junto com o treinador e eles me avisaram da convocação. Na hora fiquei bastante emocionado e feliz com a notícia, já que é um sonho sendo realizado. Só tenho a agradecer a Deus por tá tendo essa oportunidade”, afirmou o jogador de 30 anos.
O técnico Marco Octavio teve que fazer uma convocação sem poder contar com todas as estrelas do beach soccer brasileiro por conta do calendário europeu de competições. Neste meio de ano, as maiores ligas no Velho Continente estão a todo vapor, e os principais atletas do mundo todo atuam por lá. No entanto, são nessas horas que as oportunidades aparecem para quem tanto almeja um espaço ao sol. E os dois jogadores sabem que não podem deixar passar a chance de ouro que receberam de defender o país ao lado dos seus ídolos.
“É bastante gratificante estar vestindo a camisa da seleção pela primeira vez e poder está ao lado desses dois caras que são referências na modalidade, o Datinha e o Bobô. Aprendi muito e me motivei demais com eles nesse tempo que temos juntos no Sampaio Corrêa. Representam respeito, humildade e qualidade ao extremo dentro e fora de quadra. Respeito máximo pelos dois”, disse João Marcos.
“Pra mim é uma grande honra estar com os dois aqui na seleção, poder aprender a cada dia com a experiência que eles têm. São jogadores multicampeões por onde passam. Tenho os dois como ídolos dentro da modalidade por tudo que já fizeram e continuam fazendo a cada temporada disputada e pela humildade que os dois têm, tanto como profissional, quanto como pessoa”, agradeceu Willian.
O craque Datinha não esconde a felicidade pela valorização do trabalho realizado no beach soccer maranhense com a chegada de mais atletas na seleção.
“Para nós maranhenses é muito bom ter jogadores do nosso Estado chegando à seleção. Willian e João Marcos são jogadores de muita qualidade e tenho certeza que eles ajudarão muito o nosso grupo. São destaques no Sampaio e tenho certeza que serão peças importantes na nossa briga pelo título da competição”, elogiou o ídolo.
Bobô também não poupou elogios aos companheiros de Bolívia Querida e, agora, de Amarelinha.
“Willian e João Marcos são dois atletas que vêm fazendo um excelente trabalho no Sampaio Corrêa e nos clubes por onde passam. São duas pessoas que se dedicam muito nos treinos e fiquei muito feliz com a convocação deles para a seleção brasileira. Não tenho dúvidas que a chegada deles na seleção vai servir de espelho para outros atletas que sonham em chegar no topo da profissão também”, disse o goleirão.
O quarteto maranhense do Sampaio Corrêa ainda conta no grupo que disputará os Jogos Sul-Americanos de Praia com mais dois atletas que foram muito bem recentemente com a camisa da Bolívia Querida, o artilheiro Edson “Hulk”, fundamental na conquista do Circuito Brasil 2023, e o defensor Lucas, destaque na campanha do vice-campeonato da Libertadores 2022, disputada no mês passado, no Chile.
A seleção brasileira treinou nesta quinta-feira (13) em dois períodos na praia de Copacabana. Nesta sexta (14), realiza mais dois treinos e, na madrugada de sábado, embarca para a Colômbia.