Por Breno Bandeira (estagiário)
Em um dia de emoção, saíram os classificados para o mata-matal do Brasileirão 2022. No grupo A, o ARUC, Internacional e São Domingos seguem vivos. No grupo B, a dupla capixaba foi para as quartas de final. No último grupo, Sampaio, Sport e Atlético Potengi fecham a lista de oito classificados.
Sampaio garante 100% rumo as quartas
Atlético Potengi e Sampaio Corrêa abriram o último dia da fase de grupos do Brasileirão 2022, no Centro Esportivo Santos Dumont, localizado em Recife.
O primeiro período foi o único com gols no jogo. As equipes estavam motivadas para garantir a melhor classificação possível para as quartas, assim o artilheiro Edson Hulk abriu o placar. O craque da partida Gerlan surgiria e em duas ótimas jogadas virou o jogo com uma assistência e um gol.
O placar de 2 a 1 prosseguiu por mais 25 minutos em um jogo de muito equilíbrio, com ambas equipes recheadas de atletas com passagem na seleção brasileira. Mesmo com a derrota os potiguares avançam juntamente com Sampaio Corrêa e Sport no grupo C.
ATLÉTICO POTENGI-RN 1 X 2 SAMPAIO CORREA-MA
Gol Atlético Potengi: Edson Hulk (6 min – 1ºT)
Gols Sampaio Corrêa: Igor (9 min – 1ºT) ; Gerlan (10 min – 1ºT)
Colatina garante dupla capixaba nas quartas
Confiança e Colatina fizeram um bom jogo, na briga pela vaga nas quartas de final. Os capixabas saíram com a melhor, em jogo de doze gols.
Precisando vencer para avançar, o Colatina não perdeu tempo e chegou a abrir 3 a 0, com direito a gol de goleiro, ainda na primeira etapa, já no fim os sergipanos diminuíram com Mateus.
O segundo período teve maior equilíbrio mas ainda dominado pelos Capixabas. O Confiança chegou a reagir, mas recebeu um balde de água fria quando Dario voltou a tranquilizar o Colatina com 5 a 3.
O período final reservou o show de PH. Na busca pelo empate o Confiança se lançou ao ataque com todas as forças e sofreu com o objetivo time capixaba que marcou com PH duas vezes e Gabiru para se classificar com um imponente 8 a 4 na rodada final.
CONFIANÇA-SE 4 x 8 CTE COLATINA/SEG-ES
Gols Confiança: Mateus (11 min – 1ºT); Jefferson Pitimbu (1 min – 2ºT); Mateus (3 min – 2ºT); Rodrigo (7 min – 3ºT)
Gols Colatina: Calmon (7 min – 1ºT); Gustavo (7 min – 1ºT); Digão (8 min – 1ºT); Calmon (1 min – 2ºT); Dário (8 min – 2ºT); PH (1 min – 3ºT); Gabiru (4 min – 3ºT); PH (7 min – 3ºT)
Internacional avança com muita emoção
Em um mata-mata antecipado, São José e Internacional se enfrentaram, o perdedor do confronto dava adeus ao Brasileirão 2022. Os paraibanos brilharam no fim e ficaram com a vaga.
Como todo jogo decisivo, o começo foi tenso. Passado o nervosismo inicial, o São José impôs seu jogo e saiu com a vantagem com Maiquinho. Perto do fim, Jojó igualou tudo, explodindo a torcida paraibana.
Na segunda etapa o roteiro seguiu parecido. Os gaúchos voltaram a frente com Júlio, porém ainda no início, logo após o gol, Marretinha empatou o jogo que ficou assim durante o restante do período.
Os minutos finais entregaram muita emoção. A decisão foi tomada por faltas no período final, com isso os gaúchos tiveram dois expulsos e viram Dino Tambaú botar o Inter na frente. Retomada a igualdade numérica, o São José empatou a dois minutos do fim, mas Lincoln no minuto seguinte carimbou a vaga e fez a festa da torcida do Internacional.
SÃO JOSÉ/LEÕES DA PRAIA-RS 3 x 4 INTERNACIONAL/BEIRA-MAR-PB
Gols São José: Maiquinho (6 min – 1ºT); Julio (1 min – 2ºT); Julio (10 min – 3ºT)
Gols Internacional: Jojó (11 min – 1ºT); Marretinha (2 min – 3ºT); Dino Tambaú (7 min – 3ºT); Lincoln (11 min – 3ºT)
ARUC vence em confronto morno
Em jogo de menos gols na fase de grupos, ARUC e São Domingos fecharam o Grupo A do Brasileirão 2022
Cientes do resultado anterior, a partida começou mais estudada e até respeitada, por isso o número tão baixo de gols e a primeira parte zerada.
O segundo período entregou maior movimentação dos ataques. Os candangos foram superiores e liquidaram a vitória com Netinho, fazendo um belo gol, e Túlio de pênalti para colocar o ARUC na liderança do grupo A. Mesmo com a derrota os alagoanos avançaram na competição.
ARUC-DF 2 X 0 SÃO DOMINGOS-AL
Gols ARUC: Netinho (6 min – 2ºT); Tulio (9 min – 2ºT)
Gols São Domingos: Não Houve
Lucão faz três e Anchieta elimina Brusque
O Brusque necessitava da vitória para avançar, o Anchieta já classificado poupou muitos e ainda sim venceu.
Com seu time misto em campo, os capixabas viram Lucão comandar a equipe e abrir o placar logo cedo. A sequência do período foi intensa, terminando com 3 a 2 para os atuais campeões nacionais.
A segunda etapa marcou o hat trick de Lucão, além disso 17 segundos de altíssima intensidade, onde saíram três gols rápidos. O Brusque reagiu e encostou após estar perdendo de 5 a 2, mas os gols da dupla Ryan e Alejandro não foram suficientes para empatar e dar chance de classificação para os catarinenses.
ANCHIETA-ES 5 x 4 BRUSQUE-ENSEADA-SC
Gols Anchieta: Lucão (1 min – 1ºT); Josep (7 min – 1ºT); Raphael Silva (10 min – 1ºT); Lucão (2 min – 2ºT); Lucão (8 min – 2ºT)
Gols Brusque: Alejandro (2 min – 1ºT); Ryan (4 min – 1ºT); Ryan (8 min – 2ºT); Alejandro (8 min – 2ºT)
Sport se vinga e elimina rival
Em reedição da final do pernambucano, Sport e Náutico se enfrentaram e dessa vez o Leão saiu com melhor, eliminando o rival.
O começo avassalador do Rubro Negro fez a torcida do Sport comemorar muito em Recife. A referência desse elenco, Fernando DDI abriu o marcador e daí pra frente Neguinho, Rambinho e Andrey sacramentam o clássico logo na etapa inicial.
Com a vantagem já alta, o jogo criou um protagonista de 17 anos, o jovem Darlan parou o ataque do Náutico e só foi superado no terceiro período, mas nada suficiente para alterar o rumo do jogo. O Sport avançou em segundo no grupo C, enquanto o Timbu ficou pelo caminho já na fase de grupos
SPORT-PE 5 x 2 NÁUTICO BT-PE
Gols Sport: Fernando DDI (2 min – 1ºT); Neguinho (4 min – 1ºT); Rambinho (8 min – 1ºT); Andrey Alves (10 min – 1ºT); João Lima (7 min – 3ºT)
Gols Náutico BT: Leleco (7 min – 3ºT); Bananinha (10 min – 3ºT)