Por Breno Bandeira (estagiário)
O Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife, sediou a rodada inicial do Brasileirão. Desde a estreia já podemos ver destaques como Bruno Xavier, Alisson e Calmon brilhando. Internacional e São Domingos venceram no grupo A, enquanto os capixabas Anchieta e Colatina dividem a liderança do grupo B, fechando a classificação, Sport e Sampaio comandam o grupo C.
Colatina desperta no fim e sai com vitória na estreia
Colatina e Brusque abriram o Brasileirão. Em um ritmo intenso, os capixabas tiveram dificuldade, mas venceram na estreia.
A primeira etapa foi de equilíbrio, comandados por Calmon, o Colatina abriu o placar, a valente equipe do Brusque até lutou mas parou no sistema defensivo capixaba.
A sequência do jogo seguiu apertada, Calmon chegou a fazer o segundo mas no fim do período Benjamin Jr diminuiu e manteve os catarinenses vivos para o último tempo.
Os minutos finais mostraram emoção. Ryan foi o responsável por igualar o duelo, porém o Colatina voltou a comandar a se impor e com PH e Gabiru, assim garantindo os três pontos e o placar de 4 a 3, mesmo com a expulsão de Joab no fim.
CTE COLATINA/SEG-ES 4 x 3 BRUSQUE/ENSEADA-SC
Gols Colatina: Calmon (3 min – 1ºT); Calmon (1 min – 2ºT); PH (4 min – 3ºT); Gabiru (7 min – 3ºT)
Gols Brusque: Benjamin Jr (10 min – 2ºT); Ryan (2 min – 3ºT); Leandrinho (7 min – 3ºT)
São Domingos estréia com pé direito
Abrindo o grupo A, São Domingos e São José se encontraram no Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife.
O começo do jogo foi morno, somente aos nove minutos que Rafinha aproveitou para abrir o placar. Mesmo melhor na partida, os alagoanos não conseguiram ampliar no período inicial.
A segunda etapa demonstrou toda a força dos nordestinos. Mesmo sofrendo pressão, o São Domingos se organizou e garantiu o resultado, Hector Fumaça e Miguel Jr se destacaram com gols. O segundo tempo finalizou com 3 a 0 no marcador.
No período final, o São José ainda ameaçou uma reação, mas tarde demais quando diminuiu com Maiquinho, assim os alagoanos honram a tradição do estado e vencem na estreia.
SÃO DOMINGOS-AL 3 x 1 SÃO JOSÉ/LEÕES DA PRAIA-RS
Gols São Domingos: Rafinha (9 min – 1ºT); Héctor Fumaça (5 min – 2ºT); Miguel Jr (10 min – 2ºT)
Gols São José: Maiquinho (11 min – 3ºT)
Anchieta deslancha no fim e goleia
Anchieta e Confiança protagonizaram o jogo de mais gols da rodada. Os atuais campeões saíram com a melhor no fim.
O início foi como de costume, com alta pressão do alvirrubro, abrindo 2 a 0. O Confiança não abaixou a cabeça e conseguiu o empate no fim do período.
No segundo tempo roteiro similar, o Anchieta esteve duas vezes à frente do placar, marcando com Bruno Xavier e Lucão, os sergipanos não se abateram e buscaram com Emerson Silva e Caique.
Nos minutos finais o Anchieta fez o dever de casa para não deixar dúvidas. Marcando mais quatro vezes, não deu chance para o azar e liquidou o jogo, destaque para a pintura de Bruno Xavier no fim.
CONFIANÇA-SE 4 x 8 ANCHIETA-ES
Gols Confiança: Caíque (10 min – 1ºT); Jefferson Pitimbu (11 min – 1ºT); Emerson Silva (4 min – 2ºT); Caíque (11 min – 2ºT)
Gols Anchieta: Raphael Silva (6 min – 1ºT); Lucão (9 min – 1ºT); Bruno Xavier (1 min – 2ºT); Lucão (8 min – 2ºT); Camilo (4 min – 3ºT); Jordan (7 min – 3ºT); Raphael Silva (8 min – 3ºT); Bruno Xavier (9 min – 3ºT)
Inter bate ARUC nos pênaltis
Internacional e ARUC entregaram um grande jogo de estreia no Brasileirão. Depois do empate persistir por quase 40 minutos, nos pênaltis os Paraibanos saíram vitoriosos.
O começo foi intenso, logo com quatro minutos, Felipinho abriu para o Inter. O restante do período reservou o já esperado equilíbrio, mas perto do fim Pedrinho igualou tudo.
A intensidade só aumentou na segunda etapa, o Inter abria vantagem mas o ARUC sempre buscava, assim levando o jogo em 3 a 3 para o terceiro tempo.
No que podia ser a etapa decisiva, os brasilienses tomaram a frente do placar quando Xexéu marcou a três minutos do fim, mas Jojó no apagar das luzes levou o confronto para a prorrogação. O tempo extra seguiu sem alterações e nos pênaltis Jó brilhou com duas defesas e decretou a vitória do Internacional.
INTERNACIONAL/BEIRA MAR-PB 4 (3) x (1) 4 ARUC-DF
Gols Internacional: Felipinho (4 min – 1ºT); Manoel Cabedelo (1 min – 2ºT); Lincoln (8 min – 2ºT); Jojó (11 min – 3ºT)
Pênaltis Internacional: Anderson (gol); Marretinha (gol) e Felipinho (gol).
Gols ARUC: Pedrinho (10 min – 1ºT); Tulio (5 min – 2ºT); Xexéu (11 min – 2ºT); Xexéu (9 min – 3ºT)
Pênaltis ARUC: Xexéu (perdeu); Pedrinho (gol); Túlio (perdeu) e Netinho (perdeu).
Sampaio Corrêa sofre mas vence no fim
Um dos mais esperados jogos do dia, botou frente a frente um dos times da casa contra o atual campeão da Copa do Nordeste. Melhor para os maranhenses ao apito final.
Com a força de estar jogando em casa, o Náutico começou bem e em um minuto marcou com o capitão Danilo, no restante do período ainda segurou o elenco estrelado da Bolívia Querida.
O Sampaio acordou na segunda etapa e buscou o marcador por duas vezes, primeiro com Paulinho e na sequência com um dos craques da seleção brasileira, Alisson, levando o 2 a 2 para os minutos finais do duelo.
No fim brilhou a força do campeão da Copa do Nordeste, com Gerlan tomou a frente do confronto e venceu uma estreia muito dura no grupo C.
NAUTICO/BT-PE 2 x 3 SAMPAIO CORRÊA-MA
Gols Náutico: Danilo (1 min – 1ºT); Danilo (8 min – 2ºT)
Gols Sampaio Corrêa: Paulinho (3 min – 2ºT); Alisson (11 min – 2ºT); Gerlan (9 min – 3ºT)
Sport vence no fechamento da rodada
Sport e Atlético Potengi fecharam a rodada inicial do Brasileirão 2022. Melhor para os pernambucanos que venceram em casa.
Em um duelo de geracoes diferentes, craques como Fernando DDI e Edson Hulk, foram ofuscados pelo bom inicio de Andrey do lado rubro negro e Boni Gol para os alagoanos. Assim, com um gol de cada a primeira etapa terminou igualada.
No segundo tempo surgiu o craque do jogo, Matheus Fernando deixou o primeiro dele no confronto, assim encaminhando a vantagem do Leão da ilha para os minutos finais.
Como de costume, o início da última etapa foi com gol do artilheiro Edson Hulk, mas já no fim Matheus Fernando voltou a marcar e garantir a vitória pernambucana contra uma das favoritas da competição.
SPORT-PE 3 x 2 ATLÉTICO POTENGI-AL
Gols Sport: Andrey Alves (4 min – 1ºT); Matheus Fernando (3 min – 2ºT); Matheus Fernando (10 min – 3ºT)
Gols Atlético Potengi: Boni Gol (3 min – 1ºT); Edson Hulk (3 min – 3ºT)