Por Breno Bandeira (estagiário)
A rodada final da fase de classificação do Brasileirão Feminino 2021 foi emocionante até os segundos finais do último jogo da noite. No grupo A, o Geração 4-PE manteve a boa campanha e consolidou a liderança. A segunda vaga ficou com o Boavista/Zico10-RJ, que venceu o confronto decisivo contra o Marisol-PB de forma épica. No grupo B, o São Pedro-ES ganhou novamente e teve o primeiro lugar na classificação geral do grupo B, enquanto o UDA ficou com a outra vaga restante ao bater o Vila Show-PE.
São Pedro goleia Ceilândia-DF e avança em primeiro da chave
Abrindo a última rodada da fase de grupos do Brasileirão Feminino 2021, Ceilândia e São Pedro entregaram uma chuva de gols aos seus torcedores.
Com a vaga bem encaminhada, o time capixaba começou melhor, dominando a etapa inicial e fazendo 2 a 0. O Ceilândia foi valente durante os 12 minutos, mas não furou o bloqueio adversário.
No segundo período a superioridade do São Pedro seguiu. Mesmo em ritmo mais lento, a equipe da técnica Rose Andrade se manteve melhor e não deixou o Ceilândia grudar no placar, ampliando a vantagem com Milene e Sil.
No período final, o Ceilândia reagiu, chegando a colar no marcador com 4 a 3, porém a artilheira capixaba, Tai, resolveu o jogo com três gols. Com a vitória, o São Pedro garantiu a primeira colocação do grupo B, enquanto o Ceilândia se despediu do Brasileirão.
CEILÂNDIA-DF 3 x 8 SÃO PEDRO-ES
Gols Ceilândia: Kaká (7 min – 2ºT); Yrla (1 min – 3ºT); Nonato (3 min – 3ºT)
Gols São Pedro: Mayara (8 min – 1ºT); Flavinha (3 min – 1ºT); Milene (7 min – 2ºT); Sil (11 min – 2ºT); Tai (3 min – 3ºT); Tai (3 min – 3ºT); Tai (5 min – 3ºT); Flavinha (8 min – 3ºT)
UDA se classifica rumo ao bicampeonato
UDA e Vila Show fecharam o grupo B, com as últimas campeãs brasileiras levando a melhor e se classificando.
Sabendo do que precisava para rumar às semifinais, o UDA começou intenso. As alagoanas rapidamente marcaram três vezes com Polly e a camisa 9, Isabelly.
Com a vantagem de 3 a 1, o UDA não amoleceu e manteve a pressão alta. Já abatido, o Vila Show viu as alagoanas ampliarem em 6 a 1 e carimbarem no segundo período a vaga entre as quatro melhores do Brasil.
No último tempo, Bebê se despediu com hat trick. A jovem de 17 anos da equipe pernambucana se destacou no jogo e marcou mais duas vez. Com a vitória, o UDA garantiu vaga nas semis, enquanto o Vila Show deu adeus à competição.
UDA-AL 6 x 3 VILA SHOW-PE
Gols UDA: Polly (1 min – 1ºT); Isabelly (8 min – 1ºT); Isabelly (10 min – 1ºT); Amanda (5 min – 2ºT); Amanda (6 min – 2ºT); Jessica Potiguar (10 min – 2ºT)
Gols Vila Show: Bebê (6 min – 1ºT); Bebê (5 min – 3ºT); Bebê (6 min – 3ºT)
Jovem de 15 anos decide para a Geração 4
Geração 4 e Sergipe se enfrentaram em um jogo onde ambas equipes já tinham rumo definido na competição. As pernambucanas conquistaram mais uma boa vitória.
Já classificado, o Geração 4 rodou o elenco na partida. Sem Pintinho, cumprindo suspensão, as pernambucanas abriram o placar com Adrielly, fechando a etapa com 1 a 0.
Em jogo pouco movimentado, o Geração 4 ainda ampliou na segunda etapa. Com o time bem mesclado entre reservas e titulares, Duda surgiu como craque do jogo. A camisa 9 marcou uma vez no período.
No período final, o destaque seguiu sendo Duda. O Geração 4 aumentou e fechou o placar com 4 a 1, a jovem de 15 anos fez três gols. Com a liderança do grupo A, as pernambucanas enfrentam agora as campeãs nacionais do UDA, já o Sergipe voltou para Aracaju.
GERAÇÃO 4-PE 4 x 1 SERGIPE/RMO-SE
Gols Geração 4: Adrielly (2 min – 1ºT); Duda (8 min – 2ºT); Duda (6 min – 3ºT); Duda (6 min – 3ºT)
Gols Sergipe/RMO: Dai (7 min – 3ºT)
Boavista marca no fim e elimina o Marisol
No principal jogo da noite, a vice-campeã carioca Boavista/Zico10 enfrentou o estrelado elenco do Marisol, com diversas atletas da seleção brasileira.
Cientes do peso do confronto, as craques apareceram. Em um primeiro período de muito equilíbrio, Tathi e Lelê Villar, foram responsáveis por tirar o zero de suas equipes e igualar tudo na decisão.
Na segunda etapa, a tensão seguiu alta. Os gols foram marcados rápidos e em sequência. Primeiro a jovem Letícia Gabrielle colocou o Marisol na frente, mas, logo na saída de bola, o Boavista empatou, levando a luta pela vaga para os doze minutos finais.
A partida só foi decidida no minuto final. No começo do período, Ana Bê, goleira da selecao brasileira, contou com a sorte e a falha da goleira adversária para fazer 3 a 2 Marisol. O Boavista, de forma aguerrida, empatou com Naty, de pênalti, e virou o jogo quando o cronômetro marcava apenas 41 segundos para o fim da partida. A camisa 11 Dai se consagrou como heroína ao acertar um belo chute de meia distância, botando a equipe carioca na semifinal do Brasileirão Feminino 2021.
BOAVISTA ZICO 10-RJ 4 x 3 MARISOL-PB
Gols Boavista/Zico 10: Thati (9 min – 1ºT); Barbara (GC) (2 min – 2ºT); Nath (7 min – 3ºT); Dai (11 min – 3ºT)
Gols Marisol: Lelê Villar (11 min – 1ºT); Leticia Gabrielle (2 min – 2ºT); Ana Bê (1 min – 3ºT)
CONFIRA AS FOTOS DA COMPETIÇÃO NO FLICKR OFICIAL DA CBSB: https://www.flickr.com/photos/cbsboficial/albums