Por Breno Bandeira (estagiário)
A segunda rodada da Etapa Final do Brasileirão 2021 foi marcada pela alta qualidade dos jogos, com goleada, decisão de pênaltis e duelo nordestino. Se impondo como um destaque nacional, a ARUC-DF manteve o 100% no Grupo B, já no encontro entre equipes do Nordeste, o Corinthians-RN venceu o Sampaio Corrêa-MA. No Grupo A, o Anchieta-ES segue líder isolado e o ABC-RN ganhou a primeira embolando a classificação.
ARUC vence nos pênaltis em jogo de oito gols
Capixaba-ES e ARUC abriram a segunda rodada da Etapa Final do Brasileirão 2021, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. A ARUC, mesmo sem Luís Henrique lesionado, queria uma vitória para manter o 100%, mas o Capixaba não se entregou facilmente.
O período inicial ficou marcado por alta intensidade. O calor carioca não foi problema para as equipes que deram tudo de si, mas somente o Capixaba marcou. Lincoln aproveitou o contra-ataque e fez 1 a 0.
A segunda etapa manteve o nível técnico e físico no topo. O Capixaba com uma base mais jovem impôs velocidade e conseguiu ampliar com Ramon e Wilker em jogadas rápidas. A ARUC viu sair com Rodrigo Souto as melhores chances do time, inclusive o gol que diminuiu em 3 a 1 o marcador.
Os últimos minutos regulamentares foram de emoção do início ao fim. Vindo de um bom momento, os brasilienses seguiram melhor e empataram em quatro minutos com Anderson e Dmais. Mesmo sentindo os gols rápidos, o Capixaba acordou e voltou à frente com Wilker, em jogada de Rui. Já no minuto final, Dmais igualou o placar e levou tudo para a prorrogação.
O tempo extra manteve o empate, levando a partida direto para os pênaltis. Nas cobranças, brilhou Sonaldo, o goleiro da ARUC, que pegou a penalidade decisiva e deu a vitória para o time candango.
CAPIXABA-ES 4 (4) x (5) 4 ARUC-DF
Gols Capixaba: Lincoln (2 min – 1ºT); Ramon (6 min – 2ºT); Wilker (8 min – 2ºT); Wilker (6 min – 3ºT)
Gols ARUC: Rodrigo Souto (11 min – 2ºT); Anderson (2 min – 3ºT); Dmais (4 min – 3ºT); Dmais (11 min – 3ºT)
Pênaltis Capixaba: Juninho Bebê (gol); Ralson (perdeu); Lincoln (gol); João Vitor (gol); Ramon (perdeu); Wilker (gol); Mascote (perdeu)
Pênaltis ARUC: Anderson (gol); Dmais (gol); Rodrigo Souto (gol); Rafa Amaral (perdeu); Brennin (perdeu); Luan (gol); Tiaguinho (gol)
Miguel Junior faz três e comanda vitória do ABC
ABC e Real Sergipe-SE fizeram um jogo de vida ou morte na briga pela primeira vitória na competição.
Com uma importância gigante em jogo, o primeiro período foi mais frio, mesmo com o intenso calor do Rio de Janeiro. Com poucas chances surgindo para ambas equipes, Miguel Júnior foi o único a balançar as redes.
O segundo tempo foi a consagração de Miguel Junior, o ala do alvinegro fez seu terceiro gol, garantindo seu primeiro hat-trick no torneio. O Real Sergipe ameaçou uma reação com Buiu, mas não foi o suficiente no período.
O fim de partida voltou a um ritmo mais lento, o ABC chegou a ampliar com Jeferson Pitimbu, enquanto o Real Sergipe correu atrás marcando com Caíque. Com a vitória o ABC volta a ganhar gás na busca da semifinal, já o Real agora tem poucas chances de classificação.
ABC-RN 4 x 2 REAL SERGIPE-SE
Gols ABC: Miguel Junior (11 min – 1ºT); Miguel Junior (5 min – 2ºT); Miguel Junior (10 min – 2ºT); Jeferson Pitimbu (5 min – 3ºT)
Gols Real Sergipe: Buiu (3 min – 2ºT); Caíque (7 min – 3ºT)
Anchieta dá show e fica perto da semifinal
Em um dos jogos mais esperados da rodada, Joinville/Juventus-SC e Anchieta se enfrentaram. O alvirrubro capixaba controlou o jogo do início ao fim.
O primeiro tempo provou uma melhora crucial do Anchieta. A equipe, desde o início da competição, não conseguia terminar a etapa inicial à frente do placar. Com um forte comprometimento do time inicial, o alvirrubro abriu 4 a 0 sem dificuldades, com dois gols de Raphael Silva.
Na segunda parte de jogo, o time catarinense acordou, principalmente com seus craques da seleção brasileira, Lucão e Alisson, cada um marcando uma vez. O Anchieta ainda trabalhou para manter uma boa vantagem e marcou com Brendo, em um golaço.
Os minutos finais ainda serviram para Raphael Silva ser o segundo do dia a marcar o hat-trick. O camisa 9 de Anchieta foi o destaque da goleada que colocou o Alvirrubro com um pé na semifinal da Etapa Final do Brasileirão 2021. O Joinville/Juventos agora joga a vida na competição contra o Real Sergipe amanhã.
JOINVILLE/JUVENTOS-SC 2 x 6 ANCHIETA-ES
Gols Joinville/Juventos: Alisson (6 min – 2ºT); Lucão (7 min – 2ºT);
Gols Anchieta: Raphael Silva (3 min – 1ºT); Brendo (6 min – 1ºT); Raphael Silva (8 min – 1ºT); Ramon (11 min – 1ºT); Brendo (5 min – 2ºT); Raphael Silva (2 min – 3ºT)
Coríntians bate campeão do Nordeste e segue vivo
Fechando a segunda rodada, um duelo nordestino, Coríntians contra Sampaio Corrêa. Mesmo sem gol do artilheiro Edson Hulk, o alvinegro potiguar venceu o campeão da Etapa Norte/Nordeste do Brasileirão.
O primeiro período era muito esperado por se tratar de duas equipes que tem como característica o começo intenso. Nessa briga, o alvinegro saiu com a melhor. Doidinha com menos de um minuto abriu o marcador, que se manteve assim até o fim da etapa.
No segundo tempo o clássico seguiu muito disputado, no lado corintiano a seca de Edson Hulk incomodava, mas Fabrício resolveu o problema e marcou. Pela Bolívia Querida, Edinho fez o gol dele, o que deixou o placar em 2 a 1.
Conhecido pelo poder ofensivo, o Coríntians se destacou pela força defensiva nos minutos finais. A equipe potiguar segurou a renomada equipe do Sampaio e contou com Gagau e Fabrício para dar números finais ao clássico em 4 a 3.
CORÍNTIANS-RN 4 x 3 SAMPAIO CORRÊA-MA
Gols Coríntians: Doidinha (1 min – 1ºT); Fabricio (10 min – 2ºT); Gagau (1 min – 3ºT); Fabricio (7 min – 3ºT)
Gols Sampaio Corrêa: Edinho (3 min – 2ºT); Billy (10 min – 3ºT); Evandro (GC) (11 min – 3ºT)
CONFIRA AS FOTOS DA COMPETIÇÃO NO FLICKR OFICIAL DA CBSB: https://www.flickr.com/photos/cbsboficial/albums