Por Breno Bandeira (estagiário)
As semifinais da Copa Sul/Sudeste/Centro-Oeste foram de alto nível. O tempo ajudou e entregou um lindo sol na Vila Olímpica Ádelia Marchezi Petri, em Anchieta-ES, onde vem sendo realizada a 1ª etapa do Brasileirão 2021. Abrindo o dia, ARUC e Capixaba se enfrentaram e os brasilienses saíram com a vitória e a vaga na final depois de um jogo muito equilibrado. No outro confronto, Anchieta e Joinville protagonizaram uma das melhores partidas da competição até o momento. Durante 29 dos 36 minutos o JEC teve a vantagem, mas no fim brilhou a força do time da casa, que contou com o apoio dos torcedores, que compareceram em bom número.
ARUC cresce no fim e avança para a final
A primeira semifinal já colocava frente a frente Capixaba e ARUC, times que surpreenderam na fase de grupos.
A equipe do Espírito Santo venceu Joinville e Boavista para conseguir a vaga, já os candangos venceram o River e contaram com tropeços dos outros times do grupo para avançar ao mata-mata.
O começo do Capixaba foi de alta intensidade, chegando a abrir o placar com João Vitor, mas não conseguiu ampliar. Assim, aproveitando o contra ataque, o ARUC empatou e segurou o resultado até a segunda etapa. O período seguinte foi de alternância entre o controle da partida. No início, o ARUC acordou e marcou duas vezes de forma rápida. A experiência do elenco Capixaba entrou em campo e reanimou o time na busca do empate, que veio com Juninho Bebê e Rui antes do fim do segundo tempo.
O equilíbrio terminou na etapa final, os brasilienses souberam ler bem a partida e passaram a dominar as ações, Rafa Amaral e Betinho deixaram suas marcas e os candangos ainda contaram com boa atuação do goleiro Fabrício para se garantir na final da Copa Sul/Sudeste/Centro-Oeste.
Capixaba-ES 3 X 5 ARUC-DF
Gols Capixaba: Joao Vitor (1 min – 1ºT); Juninho Bebê (6 min – 2ºT); Rui (10 min – 2ºT)
Gols ARUC: Renan (2 min – 1ºT); Ramon (1 min – 2ºT); Luís Henrique (4 min – 2ºT); Rafa Amaral (1 min – 3ºT); Betinho (4 min – 3ºT)
Anchieta busca virada no último período e se garante na final
Anchieta e Joinville se enfrentaram em uma semifinal que opôs os dois cabeças de chave da competição. Os catarinenses estudaram o time da casa e aproveitaram o começo frio, que vem sendo rotineiro na equipe alvirrubra. Sabendo disso Alisson e Lucão foram eficientes para deixar 2 a 0 na etapa inicial. O segundo período destacou um dos principais goleiros desta etapa, o português Pedro Mano. Ele parou quase tudo que foi para o gol de Joinville, só o artilheiro Filipe Silva conseguiu furar esse bloqueio e diminuir o placar. Com somente doze minutos restantes, o Anchieta se lançou por completo ao ataque e foi recompensado. Primeiro Marquinhos na raça empatou, já perto do fim Filipe Silva sofreu e converteu um pênalti. Para completar a festa capixaba, Bruno Xavier e Brendo ainda deram números finais ao jogo e decretaram a virada por 5 a 2, garantindo o Anchieta na final.
Anchieta-ES 5 X 2 Joinville-SC
Gols Anchieta: Filipe Silva (10 min – 2ºT); Marquinhos (5 min – 3ºT); Filipe Silva (9 min – 3ºT); Bruno Xavier (10 min – 3ºT); Brendo (12 min – 3ºT)
Gols Joinville: Alisson (6 min – 1ºT); Lucão (7 min – 1ºT)