Por Breno Bandeira (estagiário)
A última rodada da fase de grupos ficou marcada por partidas decididas nos pequenos detalhes. Abrindo a noite, o Joinville contou com seu astro Lucão para garantir a vaga na semifinal, eliminando o único carioca da competição. No segundo jogo do dia, o Anchieta provou o favoritismo e bateu o ARUC. Apesar da derrota, os candangos ainda se classificaram, pois o River venceu o Rio Branco, no jogo mais emocionante da rodada. Cumprindo tabela, o São José garantiu a primeira vitória, nos pênaltis, contra o até então invicto Capixaba.
Lucão retorna para garantir o JEC pela primeira vez na Etapa Final
Joinville e Boavista entraram para a última rodada com a certeza de que faziam o jogo da vida. Ambos tinham o mesmo número de pontos, então o vencedor carimbava a vaga na Etapa Final, enquanto o perdedor se despedia do Brasileirão. Cientes da missão, as duas equipes se lançaram ao ataque logo no período inicial e foram recompensados. Os cariocas abriram com Lucas Calmon, mas logo os catarinenses empataram com Lucão, que voltava de suspensão. A segunda etapa começou com total comando do JEC. Eles souberam anular bem o principal armador alviverde, Lucas Ponzetti, e ainda marcaram com um gol da promessa da seleção, Alisson. Fora a vantagem no placar, o Joinville ainda obrigou Mão a provar porque é um dos melhores goleiros do mundo. Já nos minutos finais do período, o argentino artilheiro, Lucas Ponzetti, se desgrudou da forte marcação para igualar o marcador, levando toda emoção para a etapa final. Faltando somente alguns minutos no relógio os dois Lucas do time catarinense que decidiram a vaga para a Etapa Final. Primeiro Luquinhas em uma bicicleta improvável. Na sequência, o craque Lucão ampliou. O fim foi de muita emoção, Maxi Ponzetti diminuiu de pênalti, mas não passou disso e assim o JEC carimbou a vaga na Etapa do Rio de Janeiro.
Joinville-SC 4 x 3 Boavista-RJ
Gols Joinville: Lucão (9 min – 1ºT); Alisson (1 min – 2ºT); Luquinhas (1 min – 3ºT); Lucão (3 min – 3ºT)
Gols Boavista: Lucas Calmon (5 min – 1ºT); Lucas Ponzetti (11 min – 2ºT); Max Ponzetti (9 min – 3ºT)
Anchieta poupa elenco, mas vence o ARUC
O Anchieta já classificado poupou algumas peças contra o ARUC, mas mesmo assim venceu e contou com o apoio da torcida capixaba presente na Vila Olímpica Adélia Marchezi Petri. O primeiro período, igualmente aos dois últimos jogos do alvirrubro, terminou empatado, dessa vez em 2 a 2. O Anchieta só conseguiu desgrudar no segundo período e marcar mais duas vezes. Mesmo sem o ritmo dos jogos iniciais, a equipe capixaba foi superior na partida. A etapa final foi muito equilibrada, mas sem gols, assim o alvirrubro fechou com 100% a fase de grupos.
Anchieta-ES 4 x 2 ARUC-DF
Gols Anchieta: Filipe Silva (7 min – 1ºT); Marquinhos (10 min – 1ºT); Rafael Amaral (contra) (5 min – 2ºT); Filipe Silva (11 min – 2ºT)
Gols ARUC: Renan (7 min – 1ºT); Reyder (7 min – 1ºT)
River vence de forma heróica e elimina o Rio Branco
O jogo que definia o último classificado do grupo B foi de total equilíbrio até o fim. O Rio Branco, que precisava vencer para se classificar, foi surpreendido por um River mais solto que comandava os ataques da etapa inicial, mas o gol teimou em não sair. O placar zerado não durou nem cinco segundos no segundo período. Rossi na saída acertou belo chute e no lance seguinte Ruivo sofreu e empatou de pênalti. Ainda na mesma etapa, as equipes voltaram a alternar gols subsequentes, o Rio Branco virou com Ruivo e o River na saída igualou novamente. Os minutos finais entregaram muita emoção, os capixabas chegaram a ter um expulso e mesmo assim fizeram o terceiro. O Rio Branco, que precisava vencer parava na trave e no goleiro Sonaldo, assim a vitória heróica do River beneficiou o ARUC, que se classificou para a Etapa Final.
Rio Branco-PR 2 x 3 River-ES
Gols Rio Branco: Ruivo (1 min – 2ºT); Ruivo (1 min – 2ºT)
Gols River: Rossi (1 min – 2ºT); Pedro (1 min – 2ºT); Breno (8 min – 3ºT)
São José se despede com vitória nos pênaltis
O jogo que encerrava a noite de beach soccer já não tinha peso para a tabela. A tranquilidade das duas equipes quanto à importância da partida entregou uma primeira etapa morna, sem grandes chances. O primeiro gol só foi sair no segundo final do tempo inicial, Mascote aproveitou o goleiro fora da baliza e fez um golaço. Com os times agora mais soltos, o segundo período teve boa movimentação. O São José chegou a virar, mas Mascote deixou tudo igual novamente. A terceira etapa manteve o equilíbrio do restante da partida, assim John marcou de pênalti para os gaúchos, mas no fim Wilker igualou para o Capixaba. Assim caminhou-se para a prorrogação, o empate persistiu e tivemos a primeira disputa de pênaltis do Brasileirão 2021. Na decisão brilhou a dupla de goleiros gaúcha, Bryan e Jonathan pegaram um pênalti cada e deram a vitória para o São José.
São José-RS 3 (4) x (2) 3 Capixaba-ES
Gols São José: Jesiel (5 min – 2ºT); Clezar (10 min – 2ºT); John (7 min – 3ºT)
Gols Capixaba: Mascote (12 min – 2ºT); Mascote (10 min – 2ºT); Wilker (10 min – 3ºT)
Pênaltis São José: John (perdeu); Nuno (gol); Beleco (gol); Édipo (gol); Jesiel (gol)
Pênaltis Capixaba: Wilker (perdeu); Élito (gol); Braza (gol); Ramon (perdeu)