O Campeonato Brasileiro de Beach Soccer 2020 teve um momento muito emocionante ao seu final. E não é do título vascaíno que estou falando. Trata-se da despedida de Renato de Carlos do quadro da FIFA.
Renato, que foi o árbitro 1 na grande final entre Vasco da Gama e Sampaio Corrêa, abriu mão de se auto-indicar para dar espaço a outros novos talentos da arbitragem brasileira no beach soccer. Tal gesto permitiu, inclusive, a realização de algo histórico: a indicação da primeira mulher das Américas para o quadro da FIFA no beach soccer, a carioca Paula Madeira Liberto. Os outros três indicados por Renato de Carlos foram Luciano Andrade, do Espírito Santo, Mayron Novaes, do Maranhão, e Lucas Estevão, também do Rio de Janeiro.
Renato de Carlos está no quadro da FIFA desde 2005 e representou o nosso país em seis Mundiais, sendo três antes da FIFA assumir o beach soccer e mais três após. Além de ter arbitrado em outras tantas importantes competições como Copa América, Copa Intercontinental e a final das Eliminatórias da Concacaf de 2007.
A partir de 2021, Renato ainda está estudando se segue exercendo sua profissão, mas somente como árbitro do quadro da CBSB, instituição na qual é o Diretor de Arbitragem, ou se vai se dedicar integralmente a esta função extra-campo, que vem desempenhando muito bem, tendo um papel de fundamental importância para o quadro de árbitros nacional e na formação de novos profissionais.