A CBSB definiu suas próximas ações até o final do ano de 2020. Após a paralisação geral das competições devido à pandemia da Covid-19, os eventos esportivos começam a ser liberados, mesmo com algumas restrições. Diante disso, a diretoria planejou um calendário que conta, entre outras atividades, com a realização da Copa do Brasil feminina e a continuação do Brasileirão 2020, que teve apenas a 1ª etapa realizada.
Todas as atividades estão previstas para os meses de outubro e novembro, e sempre relacionadas a clubes. As programações das nossas seleções ainda estão sendo montadas junto às comissões técnicas.
“Desde o início da pandemia buscamos manter contato com todos os presidentes de federações e representantes de clubes para alinharmos as expectativas. O desenrolar das ações relativas à pandemia foi acompanhado de perto por todos nós da diretoria, sempre alinhados com a CBF, órgão máximo do futebol no país. A construção deste calendário até o final do ano foi feita com muita cautela e responsabilidade. Esperamos que tudo possa ser realizado como o planejado”, disse Rodrigo Royo, presidente da CBSB.
A conclusão do Brasileirão 2020 é o destaque do calendário. Antes previsto com duas etapas para cada grupo – turno e returno – agora ele será realizado apenas em uma fase em cada chave, além da etapa final com os quatro primeiros colocados de cada grupo. A primeira etapa já foi realizada, com a participação das equipes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em março, no Espírito Santo. Os quatro primeiros foram Vasco da Gama, Flamengo, Anchieta-ES e Luziânia-DF. A etapa única das equipes do Norte e Nordeste acontecerá em Maceió, em outubro, e a fase final será em novembro, no Rio de Janeiro.
“Foi uma decisão difícil de ser tomada, mas não tivemos outra alternativa. Conversamos com os times envolvidos, que compreenderam o caso especial que vivemos. Os esforços para concluirmos o ano com competições foram muito grandes, visto que temos diversas outras modalidades, até olímpicas, que não terão condições de realizar eventos até o fim do ano. Isso mostra como a CBSB vem tratando com muita seriedade a modalidade, mas acima de tudo, como existe uma grande união entre a confederação, suas federações e os clubes. Estamos trilhando o caminho certo para o desenvolvimento do nosso esporte”, ressaltou Royo.
Confira a programação:
OUTUBRO
Dia 12 – Ação Social de Dia das Crianças
Dia 14 a 18 – Brasileirão 2020 – Etapa Norte e Nordeste – Cidade: Macéio-AL
Dia 17 – Fórum Curso Técnicos e Arbitragem
De 21 a 25 – Copa do Brasil Feminina – Cidade: Macéio-AL
NOVEMBRO
De 18 a 22 – Brasileirão 2020 – Etapa Final – Cidade: Rio de Janeiro