Cerca de 45 crianças do Colégio Estadual Pedro Alvares Cabral, de São João de Meriti, puderam sentir pela primeira vez a sensação de jogar beach soccer em um campo profissional. E melhor, ao lado de atletas e treinadores das melhores seleções da América do Sul. Assim foi a clínica realizada pela Conmebol na arena montada no Parque Olímpico da Barra, onde acontecem as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2019. (crédito foto dos treinadores: Rodrigo Galvão/CBSB)
Quem comandou a atividade na manhã desta sexta-feira (3/5) foi o treinador da seleção peruana, o brasileiro Chicão Castelo Branco. Respeitado no mundo todo por sua trajetória vitoriosa, ele reuniu jogadores e membros da comissão técnica de cada um dos 10 países que disputam o torneio para ajudarem nas atividades com as crianças. Os representantes da seleção brasileira foram o goleiro Teleco e o preparador de goleiros Fabrício Santos.
“Sempre bom reunir crianças para praticar esportes. Ainda mais o beach soccer que, para mim, é um esporte completo. Fico muito feliz em poder realizar mais uma clínica voltada para as crianças conheceram a nossa modalidade e tenho certeza que para elas foi uma manhã muito especial”, afirmou Chicão.
Diretora adjunta da escola, Cleide Lopes fez questão de elogiar e agradecer a iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em promover essa experiência para os meninos e meninas de São João de Meriti. (crédito foto Cleide Lopes: Danyllo Cabral/CBSB)
“Eles ficaram muito animados para virem até a arena de beach soccer no Parque Olímpico da Barra. Todos que estão aqui têm entre 15 e 18 anos e foram selecionados pelo professor de educação física, de acordo com a vontade de cada um deles mostrada durante as aulas em fazer atividade física. Então, quem veio hoje, aproveitou realmente cada segundo”, afirmou.
Em cada partida da seleção nas Eliminatórias, uma escola foi convidada a levar seus alunos. Isso agitou as arquibancadas e gerou uma identificação muito grande entre os alunos e os atletas brasileiros. Pedro Fernandes, secretário de estado de educação, comemorou o sucesso da iniciativa. (crédito foto Pedro Fernandes: site www.rj.gov.br)
“Essa parceria com a CBSB e a CBF vai trazer muitos benefícios, pois além de vivenciar e assistir aos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol de Areia, os alunos poderão associar essa experiência com atividades pedagógicas e desenvolvidas nas escolas, como nas aulas de educação física”, afirmou.
O discurso do secretário foi ao encontro da opinião do jovem Gabriel Morett, de 16 anos, aluno do Colégio Estadual Pedro Alvares Cabral. Ele foi um dos jovens que participou da clínica e saiu de campo muito animado. (crédito foto Gabriel Morett: Danyllo Cabral/CBSB)
“Foi a primeira vez que eu joguei beach soccer. Foi muito maneiro. Isso só deixou a gente ainda mais motivado para torcer pela nossa seleção. Eles vão conquistar essa vaga para a Copa do Mundo e eu estarei torcendo muito”, disse.
Gabriel e seus amigos poderão acompanhar as emoções das semifinais AO VIVO pelo Sportv a partir das 10h30, quando o Paraguai enfrenta o Uruguai. Depois, às 12h, é a vez do Brasil entrar em campo para enfrentar a Argentina. Uma vitória sobre os hermanos coloca nossa seleção na Copa do Mundo.
MAIS FOTOS DO EVENTO DESTA SEXTA-FEIRA (3/5) – CRÉDITO: RODRIGO GALVÃO/CBSB