O beach soccer capixaba já tem um calendário definido para os clubes e equipes de praia que quiserem se manter ativos durante o ano de 2017! Seguindo o modelo por etapas, as competições adultas iniciarão no mês de março e estarão divididas em quatro etapas durante o ano, ampliando o trabalho iniciado em 2016. E pelo sucesso que foi esta primeira versão da competição por etapas, outras equipes já procuram formas de participação no evento, tendo já demonstrado interesse representantes dos municípios de Serra, Vitória, Aracruz, Anchieta, João Neiva e Vila Velha. A prioridade de participação, no entanto, será das equipes que melhor estiveram ranqueadas este ano e já se fizeram presentes na competição.
E a garotada vai continuar tendo a versão Kids do projeto, que entra no seu terceiro ano e, agora, terá duas edições locais em 2017 e uma nacional. Segundo a coordenadora do evento, Vanessa Machado, a ideia é fomentar a modalidade de maneira regular e visando continuidade. “Uma das justificativas da competição infantil existir, em paralelo com a adulta, é justamente reabastecer a modalidade, alimentando o sonho de crianças e adolescentes através do jogo. E este processo faz sentido para todos, tanto gestores de projetos, quanto atletas, assim como patrocinadores. Porque tudo que o esporte precisa é de regularidade e de continuidade”.
Quem também deve ser contemplado no ano novo é o naipe feminino, tanto no adulto quanto na base. “As meninas continuarão sendo atendidas na base, integrando equipes mistas até os 11 anos. No adulto estamos em processo de organização das equipes e provavelmente teremos uma versão feminina da competição no mês de junho”, diz Vanessa.
E quem já teve os principais jogadores capixabas em ação em 2016, pode ver jogadores de fora do Estado atuando no novo ano. “Pela regularidade, chamamos atenção de projetos esportivos de fora do Estado. Ainda não definimos como pode ser esta participação, mas já soubemos que algumas equipes pretendem contratar jogadores de fora pra reforçar seus elencos em 2017. Pode ser um atrativo a mais”, finaliza.
E a novidade para 2017 será a existência de uma edição nacional para a garotada, que deve enfrentar equipes do Rio de Janeiro nesta primeira versão do desafio.
Confira o calendário e diretrizes do projeto
Adulto Masculino
– Competições entre até 12 equipes
– Local: Praça dos Namorados
– Quatro Etapas interligadas
– Três etapas classificam para a Super Etapa
– A Super Etapa será disputada em chave única
– Primeira Etapa: 10 de março a 21 de abril
– Segunda Etapa: 7 de julho a 18 de agosto
– Terceira Etapa: 6 de outubro a 17 de novembro
– Super Etapa: 19, 20 e 21 de dezembro
– Critérios, formato, regras e regulamento de cada competição serão definidas em arbitral
Categorias de Base
– Competições entre até 12 equipes
– Local: Praia de Camburi
– Quatro categorias: sub 9 ao sub 15
– Duas Edições (que não estão interligadas)
– Primeiro semestre: 29 de abril a 3 de junho
– Segundo Semestre: 26 de agosto a 30 de setembro
– Edição Nacional: 21, 22 e 23 de julho
– Critérios, Formato, regras e regulamento de cada competição serão definidas em arbitral
Adulto Feminino
– Competições entre até 8 equipes
– Local: Praça dos Namorados
– Edição única: Junho
– Critérios, Formato, regras e regulamento de cada competição serão definidas em arbitral