Seleção Brasileira derrotou asiáticos por 6 a 2 no primeiro de dois amistosos internacionais no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira, dia 25. Equipes medem forças neste sábado, dia 26, a partir das 12h, na Arena Central, na Região dos Lagos. Brasileiros seguem invictos após 15 confrontos.
Rio de Janeiro (RJ) – O saldo foi mais do que positivo. O Brasil venceu o Japão por 6 a 2 (gols de Catarino (2), Bokinha (2), Fernando DDI e Datinha, para os brasileiros, Osmar e Tabata, para os japoneses), há pouco, em amistoso internacional disputado na manhã desta sexta-feira, dia 25, na quadra de treinamentos da CBSB (Confederação de Beach Soccer do Brasil), na praia de Copacabana. Mais do que o resultado, que manteve a invencibilidade verde-amarela diante dos nipônicos em 15 confrontos, o balanço foi positivo na avaliação de Gilberto Costa.
– Foi uma excelente oportunidade para fazer observações. Não apenas para o Brasil, mas produtivo também para o Japão. Precisamos jogar contra boas seleções, fazer uma boa preparação, e gostei da postura da equipe, do comportamento em quadra, da maneira como trabalhamos a bola e buscamos o ataque. Temos muito ainda a evoluir, a crescer, mas o grupo está assimilando bem, ganhando conjunto e confiança, e isso vai ser muito importante para alcançarmos os nossos objetivos – afirmou o técnico.
As duas equipes voltam a se enfrentar neste sábado, dia 26, a partir das 12h, na Arena Central, em São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos do Rio de Janeiro). Rodrigo espera por mais um jogo difícil, mas sabe que o Brasil estará ainda mais forte: terá o reforço do ‘sexto jogador’.
– O Japão é uma grande equipe, hoje fizeram um ótimo jogo e amanhã não vai ser diferente. Vamos estar ainda mais fortes em São Pedro da Aldeia, com arquibancadas cheias, com a torcida nos empurrando, jogando com a gente, e vamos lutar por mais uma vitória – frisou o atacante.
Era o primeiro jogo oficial do ano para o Japão – a equipe se prepara para os Jogos Asiáticos de Praia (em outubro) e para as Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo FIFA Bahamas 2017. Já o Brasil, que também segue seu planejamento visando o Qualifier Conmebol (em janeiro, no Paraguai) para o Mundial, vinha do título invicto conquistado em Vitória, em janeiro, no Sul-Americano. E a Seleção Brasileira fez 1 a 0 com Catarino, aos 7’30″ do primeiro tempo. No segundo período, Bokinha aumentou (5’12″) e Osmar diminuiu para os nipônicos (3’30″): 2 a 1, placar parcial.
Veio o último período e a Seleção Brasileira soube abrir e aproveitar melhor os espaços. Mostrando bom ritmo de jogo, Fernando DDI aumentou (3’40″), Datinha fez o quarto para os brasileiros (6’45″) e Catarino marcou mais um (8’20″). Tabata, após um choque com Mão dentro da área, diminuiu, em cobrança de pênalti, para os japoneses (9’10″) e Bokinha, aos 10’14″, deu número finais: 6 a 2. Este foi o quarto jogo em 2016 e a quarta vitória.
O amistoso internacional de beach soccer Brasil x Japão é uma realização da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) em parceria com InterTV, Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia e Associação Japonesa de Futebol (JFA).
RETROSPECTO
Em São Pedro da Aldeia, o Brasil defende uma invencibilidade de 15 jogos contra o Japão. Até hoje, foram 15 vitórias verde-amarelas, com 126 gols marcados e apenas 37 sofridos. A maior goleada no duelo foi no primeiro encontro, por 15 a 2, no Circuito Mundial, em Okinawa (Japão), em julho de 1996. Em Copa do Mundo FIFA, são cinco confrontos: 2013, 2011, 2008, 2006 e 2005.
CURIOSIDADE
Brasil e Japão estão entre as três seleções que disputaram todas as oito edições da Copa do Mundo FIFA. O outro país que nunca ficou fora de um Mundial foi a Argentina.
CONVOCADOS
Goleiros – Mão (Espírito Santo-ES), Wesley (Sampaio Corrêa-MA) e Rafael (Santa Cruz-PE)
Defensores – Daniel (Lokomotiv Moscou-RUS), Catarino (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Lokomotiv Moscou-RUS) e Bruno Xavier (Kristall-RUS)
Atacantes – Lucão (Vasco da Gama-RJ), Nelito (Vitória-BA), Igor (Vasco da Gama-RJ), Bokinha (Vasco da Gama-RJ), Mauricinho (Flamengo-RJ), Filipe (Sport Recife-PE), Rodrigo (Botafogo-RJ) e Datinha (Sampaio Corrêa-MA)
COMISSÃO TÉCNICA
Coordenador Técnico: Júnior Negão
Técnico: Gilberto Costa
Assistente Técnico: Francisco ‘Chicão’ Castello Branco
Preparador Físico: Fábio Costa
Preparador de Goleiros: Fabrício Santos
Fisioterapeuta: Murilo Dias
Médico: Dr. Renato Kuntz
Acompanhe a CBSB pelas redes sociais: Facebook – FB.com/BrBeachSoccer / Twitter – @BrBeachSoccer / Instagram – brasilbeachsoccer
A Seleção Brasileira de beach soccer é patrocinada por Chevrolet e Nike, e a CBSB tem apoios de Marinha do Brasil, Donna Natureza e Confederação Brasileira de Futebol (CBF)